Tema da redação do ITA 2021

“Que liberdade nos resta no século XXI?”. Esse foi o tema da redação do ITA 2021. Os candidatos participantes precisaram dissertar acerca da temática e defender um ponto de vista com base nos itens da proposta e seguindo os critérios de avaliação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é conhecida como uma das mais concorridas e complexas do Brasil. Embora grande parte da pontuação avaliada venha do campo das exatas (em química, física e matemática), também é importante considerar a redação como um item necessário para alcançar a sonhada aprovação.

O candidato que deseja se destacar na redação precisa não apenas de conhecimento sobre o conteúdo, mas também de estratégias práticas para administrar o tempo e, ainda assim, elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo e potencializar a defesa do seu ponto de vista. 

Sendo assim, se você deseja está estudando para os próximos vestibulares e quer ter um bom desempenho na escrita, é importante avaliar as provas anteriores, incluindo a redação do ITA 2021. Continue conferindo o artigo e saiba mais! 

Entenda mais sobre o tema da redação do ITA 2021

O tema da redação do ITA 2021 foi: “Que liberdade nos resta no século XXI?” Trata-se de uma temática ampla, mas bem direcionada. Os candidatos precisaram discorrer a partir dos seus conhecimentos e vivências pessoais, seguindo um ou mais itens dispostos na coletânea. 

O item 1 demonstrava uma pesquisa acerca da influência que as bactérias possuem no comportamento humano. O estudo foi retirado da Revista Eletrônica de Jornalismo Científico ComCiência. 

Já no que se refere ao Item 2, a banca inseriu um artigo de opinião publicado pelo jornal The Guardian e escrito através de uma máquina de inteligência artificial, defendendo a ideia de que humanos não precisam “ter medo” de máquinas.

Por fim, o Item 3, trazia uma declaração de Jane Goodall, antropóloga e mensageira da ONU, falando sobre a pandemia como consequência de atos humanos. 

Diante dessa conjuntura, caberia ao candidato possuir:

  • Uma visão ampla acerca do cenário de liberdade no século atual;
  • Capacidade crítica para interpretar os itens e o que eles podem afirmar;
  • A defesa de um ponto de vista a partir de uma argumentação relevante;
  • Análise do contexto presente e, então, uma estimativa futura. 

A partir disso, o desenvolvimento da escrita se tornaria mais fluido. Por isso, um bom repertório sociocultural é essencial para que os candidatos tenham um bom desempenho, seja na redação do ITA 2021, ou em outros anos e demais vestibulares.

Os critérios de avaliação da redação do ITA 

REDAÇÃO DO ITA

Como foi dito anteriormente, a redação do ITA 2021 e dos demais anos, segue o padrão do modelo dissertativo-argumentativo. Sendo assim, além de apresentar a tese, é preciso utilizar argumentos que a comprovem. Além disso, em cada competência, o candidato pode receber uma nota que varia de zero a dois. A pontuação máxima é de 10 pontos e o mínimo para não haver a desclassificação do candidato são quatro pontos. No mais, veja alguns dos critérios avaliados pela banca examinadora: 

Critérios de avaliação Itens analisados
Tema  Neste item, a banca examinadora avalia a capacidade de interpretação do participante no que se refere ao tema. Sendo assim, os textos motivadores inclusos na proposta – sendo eles verbais ou não – devem ser analisados com cautela pelos candidatos, a fim de seguir as instruções e escrever um texto que condiz com o que é proposto.
Tipo de texto Já neste ponto, o candidato deve apresentar domínio acerca do tipo textual solicitado pela banca, isto é, do modelo dissertativo-argumentativo. Sendo assim, é preciso defender um ponto de vista e  prosseguir com uma linha argumentativa.
Coerência No tópico de coerência, os corretores avaliam a dominância do participante em relação à seleção, uso e organização dos argumentos dentro do texto. Desse modo, aspectos como articulação entre o que está sendo dito são analisados.
Coesão Na coesão, o aluno precisa ter conhecimento acerca dos mecanismos linguísticos e usá-los de forma adequada. Esse é o momento de demonstrar propriedade sobre a aplicação de conjunções e tempos verbais, por exemplo.
Modalidade A última competência se refere ao modo como os argumentos são expostos. Deve haver clareza, objetividade, e a escrita deve seguir a norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, esse é o momento de aplicar na prática todo o conhecimento gramatical, morfológico e sintático. Use-os com sabedoria!

Saiba porque é importante se preparar a redação da banca

Ainda que muitos candidatos enfatizem a preocupação com a prova objetiva, também é fundamental dar atenção a redação no ITA. Isso porque essa área também faz parte do processo de avaliação e ela pode ser um diferencial. 

Vale ressaltar também que, quem zerar ou tirar menos que quatro na redação do ITA, está automaticamente desclassificado da prova. No mais, o vestibular do ITA é conhecido por profissionais altamente renomados em sua equipe, e isso inclui a área de redação. Por isso, é muito importante considerar que a correção também terá um nível elevado, inclusive porque em um vestibular em que o campo das exatas é valorizado, quem também tem domínio sobre as linguagens, possui um diferencial.

Aulas ao vivo de redação

Obtenha a nota desejada na redação do ITA com apoio da Corrija-me

Por fim, esperamos que, ao longo do artigo, você tenha entendido mais sobre o tema da redação do ITA 2021 e os critérios de avaliação cobrados pela banca examinadora. Vale lembrar que a chave para se destacar na produção textual é o treino. 

Nós da plataforma Corrija-me, acreditamos que sim, a prática pode levar à perfeição. Soma-se a isso a busca incessante por conhecimento. Se, portanto, o aluno possui dedicação e está treinando bastante, o processo de execução será o mais simples e ele estará preparado para dissertar sobre qualquer tema.

Pensando nisso, elaboramos, em nossos planos, uma série de aulas produzidas por professores de referência em língua portuguesa. Além disso, os nossos alunos também têm direito a cursos, dicas exclusivas, correções e revisões semanais e muito mais. 

Conheça nossos planos e caminhe rumo à aprovação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.