Tema da redação do ITA 2022

São muitas as apostas para o tema da redação do ITA 2023. É preciso ressaltar, portanto, que o candidato deve estar alinhado e conhecer as principais regras e critérios de avaliação, bem como planejar-se e estudar com antecedência. Essa é a chave para garantir uma boa nota.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Vai prestar vestibular para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica este ano? Então, é bem provável que você esteja na ansiedade para saber o tema da redação do ITA 2022! Embora seja uma prova concorrida e sua aprovação seja almejada por muitos, a redação não é o bicho de sete cabeças que muitos acreditam ser. 

É preciso, contudo, ter o conhecimento necessário para redigir seu texto com sucesso. Afinal, o segredo é estar bem preparado e não deixar o nervosismo tomar conta. 

Sendo assim, se você deseja realizar uma excelente redação do ITA 2022, é preciso, antes de tudo, de um bom planejamento. Uma boa estratégia é saber como funciona o processo, desde a proposta até a forma de cobrança e critérios de avaliação da produção textual pela banca examinadora. Continue conferindo o artigo para saber mais: 

Quais são os critérios avaliados na escrita da redação?

A redação do ITA 2022 possui cinco critérios de análise, que juntos vêm a somar 10 pontos. Lembre-se de que, ainda que a maioria das disciplinas esteja no campo das exatas, a redação também é um instrumento importante e deve ser considerada por quem almeja a aprovação. No mais, veja a seguir quais são esses critérios avaliados:

Tema

Um dos principais itens cobrados é o tema da redação do ITA 2022. Esse fator avalia a capacidade do participante de fazer a leitura e usar, de forma adequada, os textos motivadores apresentados na redação. A ideia aqui é manter a atenção ao que é solicitado no enunciado pela banca e seguir as instruções para escrever a redação. 

Lembre-se, contudo, de que paráfrases e cópias da redação podem levar à perda de pontuação, pois são vistas pela banca a partir de uma avaliação negativa. Esse item vale entre zero a dois pontos. 

Correção de redação

Tipo textual 

Outro critério avaliado na redação do ITA 2022, assim como nas provas anteriores, é o tipo textual, que também pode ter a pontuação entre zero e dois pontos. Aqui há uma análise acerca da capacidade argumentativa do participante. É preciso, portanto, elaborar um texto-dissertativo argumentativo e usar informações relevantes para embasar o tema, bem como é necessário haver criticidade, isto é, demonstrar um ponto de vista sobre o que é abordado. Lembre-se de progredir com uma mesma ideia ao longo do texto. Seguir uma linha de raciocínio é visto de forma positiva pelo corretor. 

Coerência

Neste tópico é importante realizar uma boa seleção e articulação do tema, fornecendo assim, coerência a sua redação. Evite muitas contradições ou o uso de argumentos soltos, pois isso pode levar à perda de pontuação, que também varia entre zero a dois neste item. 

Coesão

A coesão equivale aos mecanismos linguísticos dispostos para uso de interligação das frases e orações. Desse modo, o candidato deve se atentar à inserção adequada de conjunções, pontuações, pronomes, entre outros. Além disso, manter os parágrafos bem estruturados e organizados pode garantir uma excelente pontuação neste item. 

Modalidade

Por fim, o aluno também deve seguir, de forma adequada, a modalidade de redação do ITA 2022. Nesse caso, é preciso ser claro, objetivo e preciso ao expor suas ideias, mas também é importante atentar-se aos padrões da norma culta da língua portuguesa. Aqui, os recursos gramaticais e ortográficos são avaliados detalhadamente e de modo minucioso.

Como funciona a proposta de redação?

A nota mínima de aprovação na redação é quatro. Por isso, qualquer candidato que obtiver nota inferior a essa exigência mínima, estará fora do processo de seleção. Ademais, a proposta da redação do ITA 2022 tem uma particularidade: os textos motivadores podem ser verbais ou não verbais. 

Desse modo, é comum que charges, tirinhas e outros recursos também sirvam como base para orientar os participantes acerca do tema proposto. 

O modelo é o dissertativo-argumentativo de forma coerente, precisa e de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, o texto precisa ter uma boa argumentação sob defesa de um ponto de vista, mas que siga uma linha de raciocínio com a estruturação dos parágrafos bem articulada entre si.

Temas cobrados na redação da ITA de 2006 até 2021

REDAÇÃO ita

Uma das principais dicas para obter uma boa nota na redação do ITA 2022, é estudar bastante as redações antigas de alunos que tiveram bons resultados e selecionar pontos em comum. Confira a lista de tema cobrados na redação do ITA de 2006 até 2021: 

Ano               Tema da redação
2006 Tecnologia e privacidade
2007 Consumismo
2008 Violência 
2009 Paradoxo da noção de segurança
2010 Transferência dos pais – para a escola da educação moral
2011 Mobilidade urbana
2012 Cidadania, preconceito e consciência social 
2013 Tecnologia, publicidade e manipulação
2014 O cinema
2015 Trabalho, imigração e diversidade no Brasil
2016 A formação nas universidades e o mercado trabalhista
2017 O poder das mídias e da comunicação
2018 O envelhecimento
2019 O incêndio no museu nacional
2020 Em quais medidas o conhecimento tecnocientífico segue princípios éticos e morais? 
2021 Que liberdade nos resta no século XXI?
2022 A influência do medo nas ações humanas

Conclusão

Por fim, após entender os principais critérios e avaliação da redação do ITA 2022, chegou a hora de colocar todas essas dicas em prática! Embora o desejo de muitos seja, de fato, saber o tema da redação, acredite: quando o candidato tem conhecimento sobre a prova e está bem preparado, o tema definido pela banca é o mínimo!

Nesse caso, uma boa dica é estipular um planejamento de estudos e treinar com dedicação. O segredo é o preparo. Pensando nisso, nós da plataforma Corrija-me ensinamos as melhores estratégias para você escrever sua redação do ITA 2023. Tudo isso a partir de planos que garantem aulas exclusivas, temas semanais e correção por professores de referência em redação. 

O melhor de tudo é que, se você está em dúvidas sobre a escolha do plano ideal, podemos ajudá-lo com uma consultoria inicial! Basta enviar uma mensagem para o nosso Whatsapp e iniciar uma conversa conosco que sanaremos todas suas dúvidas.

Assine agora mesmo e venha para o lado dos aprovados!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.