Como fazer uma redação nota máxima na Fuvest?

Para fazer uma redação nota máxima na Fuvest, é preciso prestar atenção no enunciado e na estrutura do texto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Muitos alunos querem saber como fazer uma redação nota máxima na Fuvest. Afinal, de acordo com a maioria dos estudantes, esse é o vestibular mais difícil do Brasil. Porém, não é bem assim. Ele pode ser um dos mais concorridos do país, no entanto, não é impossível de ser realizado.

A Fuvest se divide em 2 fases. A primeira é composta por 90 questões objetivas, abarcando todas as disciplinas, somadas às leituras obrigatórias (cerca de 9 obras). Na segunda fase, essa prova cobra a resolução de questões dissertativas e da redação. Esta acompanha a estruturação tradicional da dissertação-argumentativa e vale 12,5% da nota total da prova.

fuvest

Estudar para fazer uma redação nota máxima na Fuvest é essencial. Continue acompanhando que vamos mostrar como ter uma nota máxima na redação do vestibular Fuvest.

Dicas para fazer uma redação nota máxima na Fuvest

Se você vai fazer o vestibular da Fuvest, com certeza, está preocupado com a redação. Afinal, essa etapa deixa muitos candidatos ansiosos. Mas, calma! Reunimos abaixo algumas dicas importantes para você fazer uma redação nota máxima na Fuvest. Veja:

Preste atenção no título

Normalmente, a Fuvest cobra um título na sua redação. Diferentemente da redação do Enem, que tem o mesmo gênero. Portanto, fique atento ao enunciado da prova, pois pode ser que o título seja opcional.

Correção de redação

Treine com os amigos

Se você tem amigos que também vão fazer a prova da Fuvest, marque para estudar redação com eles. Em cada encontro, por exemplo, vocês podem fazer uma redação de um tema antigo da prova. Depois troquem os textos entre si e façam a correção.

Essa é uma boa forma de ter várias referências sobre um mesmo tema. Além de observar os possíveis erros que você pode cometer. Fique atento quanto a isso.

Mente leve

prova de redação

Faça a redação com a mente leve! Isso parece uma dica boba, mas não é! Muitos candidatos estão vindo de uma trajetória de fazer provas uma atrás da outras. Com certeza, a mente cansa.

Entretanto, um dos segredos para você fazer uma redação nota máxima na Fuvest é manter o equilíbrio emocional. Ou seja, sem muitas  preocupações.

 Faça um texto autoral

Nada de plágio, ok? A Fuvest pede um texto que fuja do senso comum. Portanto, evite reproduzir opiniões alheias que todos dizem serem adequadas.

A redação Fuvest possui temas mais complexos que exigem que o aluno pense bastante. Porém, ainda assim é possível escrever um texto digno de nota máxima! Sendo assim, já que o tipo de texto é uma dissertação-argumentativa, é preciso que você se posicione sobre o tema abordado.

Demonstre conhecimento sobre o assunto, usando citações que estejam de acordo com o que você defende. Pode ser um trecho de um livro, uma frase de uma música ou falas de pensadores importantes.

Uma redação nota máxima na Fuvest é aquela em que o candidato consegue estruturar as suas ideias de forma clara. Além disso, fazer uma argumentação, própria, que esteja com boas referências e expondo o seu ponto de vista.

Citações para redação

Estrutura

Inicie a sua redação indo direto ao ponto. A banca da Fuvest, assim como outras, não vê com bons olhos os textos que enrolam para abordar o tema. Uma boa introdução fala sobre o problema logo, sem “rodeios”.

Após a introdução, bem no primeiro parágrafo, é recomendado que o candidato já mostre o seu posicionamento. Aqui, você pode usar referências dos textos de apoio. Mas, lembre-se: não copie! Nos próximos parágrafos, desenvolva a sua argumentação.

A conclusão é um ponto importante da redação. Preste muita atenção, pois a maioria dos candidatos pensa que nessa parte é preciso terminar falando uma proposta social. Mas não é isso! Você também não precisa propor uma intervenção, como o Enem. Portanto, para finalizar o texto, use poucas linhas, refletindo sobre todo o conteúdo de forma generalizada.

Como funciona a redação Fuvest?

fuvest redação

A pontuação máxima da redação Fuvest é de 50 pontos, os quais são divididos em três critérios muito importantes. A adequação e a argumentação e estrutura textual.

Veja o que é avaliado em cada critério

  • Abordagem do tema: aqui o avaliador verifica se o texto está falando sobre o tema proposto. Portanto, o candidato deve compreender exatamente a proposta para fazer a análise social dela;
  • Estrutura do texto: nessa parte é avaliada a coesão e a coerência, a progressão de ideias e a validação de seus argumentos na defesa de um ponto de vista. Por isso, o estudante deve demonstrar habilidade de planejar e escrever uma boa redação, de modo que o leitor compreenda corretamente a mensagem;
  • Linguagem: por último, é analisado se o candidato possui o domínio da norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, a morfologia, sintaxe e ortografia são verificados com muito rigor pelos avaliadores.

Por isso, o candidato precisa prestar muita atenção em como estrutura o seu texto, a abordagem do tema e a linguagem usada. É necessário não fugir do que se pede no enunciado e ter condições para fazer uma redação nota máxima na Fuvest.

Conte com a Corrija-me para tirar nota máxima na redação Fuvest

prova de redação fuvest

Sabemos que escrever é algo que assusta muitas pessoas. Afinal, colocar no papel todas as ideias que estão em nossa mente, de forma organizada e dentro de uma determinada linguagem, com certeza, dá um pouco de trabalho. Mas é algo totalmente possível de ser feito e com total excelência!

A prática leva a perfeição, já dizia o velho ditado. Portanto, estudar é o melhor caminho para quem deseja fazer uma redação nota máxima na Fuvest. Além de escrever diariamente textos de acordo com o tema solicitado, é necessário estudar a gramática e outros pontos de uma produção textual.

A Corrija-me lhe dá todo o suporte para aprender a fazer uma redação nota máxima na Fuvest. Nós conhecemos todos os critérios de correção da banca e, portanto, ensinamos você a produzir um texto dentro dos padrões exigidos pelos avaliadores.

Em nossa plataforma de correção de redação você vai encontrar tudo o que precisa:

  • Aulas ao vivo;
  • Correções dos seus textos, com feedback personalizado, orientando você sobre quais os pontos precisam de melhoria;
  • Correção comentada das provas da Fuvest;
  • Acesso ao nosso YouTube, em que você tem muito conteúdo para ver e aprender como construir uma redação.

Se interessou? Então, clique aqui e conheça a nossa plataforma de redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.