Tipos de conclusão para usar na redação

A conclusão da redação nada mais é do que o fechamento do texto. Esse é um espaço em que o autor deve concluir suas ideias e finalizar seus pensamentos e argumentos, retomando o tema da redação de uma forma coerente. Por esse motivo, é muito importante entender os diferentes tipos de conclusão para usar na redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Conhecer os tipos de conclusão para usar na redação é muito importante, pois é nela que o autor do texto encerra as suas ideias. Além disso, a conclusão fornece um fechamento dos argumentos e também retoma a tese que foi defendida.

Dentro de uma redação dissertativa, a conclusão é muito importante. Por isso os candidatos devem saber como redigir um bom parágrafo de encerramento para o seu texto.

Sendo assim, confira agora quais são os principais tipos de conclusão para usar na redação. Aprenda como utilizar essa ferramenta para encerrar o seu texto de uma maneira coerente e amarrar as suas ideias da forma correta.

Os principais tipos de conclusão para usar na redação

A conclusão é o parágrafo que encerra o texto! Sendo assim, é importante que ela apresente um apanhado das ideias centrais do texto, retome a tese apresentada na introdução e finalize a argumentação do autor.

Correção de redação

Isso pode ser feito de algumas maneiras. Confira agora os principais tipos de conclusão para usar na redação:

1 – Conclusão por síntese

Como o próprio nome já indica, uma conclusão por síntese é aquela que fornece um resumo, uma redução do que foi apresentado anteriormente. Portanto, nesse tipo de conclusão o autor retoma as ideias que foram citadas ao longo do texto, apresentadas na introdução e explicadas ao longo do desenvolvimento.

Dessa maneira, uma conclusão por síntese visa relembrar o ponto de vista do autor, e fortalecer a sua opinião. Assim, ela também age de uma maneira persuasiva, contribuindo para convencer o leitor a respeito da tese inicialmente apresentada na introdução.

2 – Conclusão com solução

Uma conclusão com solução é aquela que traz uma ideia de resolução para o problema apresentado ao longo da redação. Dessa forma, o autor precisa trazer ao final do texto uma sugestão de resolução.

Esse tipo de conclusão se popularizou com o Enem, afinal, nesta prova de redação em específico é obrigatório apresentar uma proposta de intervenção. Isso significa que o candidato que não trouxer na conclusão uma ideia de solução do problema, estará faltando com uma das competência principais exigidas pela banca.

Nesses casos, é necessário que a redação apresente um problema que demande uma solução.

Como estudar os tipos de conclusão para usar na redação

tipos de conclusão para redação

Para se preparar bem para as provas de redação e estar realmente apto para desenvolver uma boa conclusão, independente do tipo, é necessário praticar!

Por esse motivo, especialistas indicam a produção de, pelo menos, uma redação por semana! Com isso você pode praticar os tipos diferentes de conclusão e se tornar cada vez mais apto a escrever um fechamento ideal para o seu texto.

Sendo assim, se você deseja treinar suas habilidades de conclusão e de produção textual em geral, confira essa lista de temas de redação preparada pela Corrija-me:

  1. Desafios para educar a geração alfa diante das novas tecnologias;
  2. Valorização de personalidades negras para a cultura brasileira;
  3. Imposições de convenções sociais sobre a individualidade;
  4. Limites entre liberdade artística e intolerância religiosa;
  5. Embranquecimento de personalidades e difusão de ideias etnocêntricas;
  6. Imoralidade na Igreja Católica como reflexo da sociedade;
  7. Funk: afirmação da cultura do gueto ou perpetuação do machismo?
  8. A sexualidade dos pais adotivos influencia nas escolhas dos filhos?
  9. Paradoxo brasileiro: Entre o dilema de ser uma das maiores economias com um dos piores IDHs;
  10. Diante da perversidade da ambição humana, ainda há espaço para o altruísmo?

Também é indicado criar um bom repertório, e isso pode ser feito através de leituras diversas, filmes, séries, entre outras coisas. Confira aqui um post especial sobre como criar um bom repertório sociocultural para a redação!

Além disso, você também pode contar com a Corrija-me para aprimorar suas habilidades em redação. Essa é uma plataforma online com diversos cursos focados nas principais bancas do país.

Por exemplo, veja nesse vídeo dicas exclusivas sobre como escrever uma boa redação na prova do Enem e da Fuvest:

Dessa forma, se você deseja investir no seu futuro, clique aqui para fazer o seu cadastro gratuito, sem compromisso, e entender um pouco mais sobre essa plataforma que já ajudou milhares de alunos a conquistarem a sua vaga!

Não deixe também de conferir o blog da Corrija-me, que está repleto de conteúdos especiais e informativos para você elevar cada vez mais suas habilidades em produção de redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.