A diferença entre a redação Enem e Fuvest 

Há alguns vestibulandos que se questionam sobre qual a diferença entre a redação Enem e Fuvest. Afinal, um é o principal exame do Brasil, a porta de entrada para muitas universidades, especialmente as federais. Já o outro é o vestibular de uma das instituições brasileiras mais desejadas. Ambos os exames têm o seu grau de […]

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Há alguns vestibulandos que se questionam sobre qual a diferença entre a redação Enem e Fuvest. Afinal, um é o principal exame do Brasil, a porta de entrada para muitas universidades, especialmente as federais. Já o outro é o vestibular de uma das instituições brasileiras mais desejadas.

Ambos os exames têm o seu grau de dificuldade. Portanto, cabe ao aluno estudar bastante, especialmente para a redação, que tem um bom peso na nota final. Por isso, é essencial conhecer as diferenças, mas também as semelhanças desses exames.

Redação Enem e Fuvest

Se você quer conhecer a diferença entre a redação Enem e Fuvest, continue acompanhando este texto. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Principais características da redação Enem

Enem e Fuvest

Famosa no Brasil por trazer temas polêmicos, afinal, são ligados a questões sociais, a prova do Enem é bastante visada por muitos vestibulandos. De alguns anos para cá, as questões internacionais têm aparecido com menos frequência, porém, se essas situações impactam o Brasil, há grandes chances de elas serem o próximo tema da redação Enem. Além disso, a banca pede ao aluno uma solução para uma problemática. Sendo assim, não basta defender o seu ponto de vida, é preciso dar uma boa intervenção para o problema.

Fuvest

Essa obrigatoriedade de solucionar o problema é a principal diferença do Enem para outras provas, inclusive a da Fuvest. 

O que chama a atenção na redação Fuvest?

Tradicionalmente, a Fuvest prefere abordar temas mais reflexivos. Podemos dizer que, em muitos casos, são até filosóficos. Portanto, na maioria das vezes, os assuntos são relacionados à sociedade, comportamento e tendências no geral, sempre no contexto atual.

Redação

Sendo assim, quanto mais conhecimento o aluno tiver, melhor será para desenvolver o seu texto. Afinal, ele pode aproveitar toda a sua bagagem cultural para criar uma excelente redação.

Principais diferenças entre a redação Enem e Fuvest

Para você visualizar melhor quais são as diferenças entre a redação Enem e Fuvest, listamos cada uma delas. Veja:

Enem:

  •  Precisa ter entre 8 a 30 linhas;
  •  Não precisa de título;
  •  Obrigatoriedade de uma intervenção;
  •  Temas relacionados às questões da sociedade brasileira e Direitos Humanos;
  •  Valeo 1.000 pontos.

Fuvest

  •  Mínimo de 20 linhas e máximo de 30;
  •  Geralmente o título é obrigatório;
  •  Não tem proposta de intervenção;
  •  Temas mais reflexivos e filosóficos, sendo algo menos óbvio, normalmente abordando temas sobre comportamento, sociedade e cultura;
  •  Ela vale 50 pontos.

Preparando para a redação Enem

Redação Enem e Fuvest

O seu treino de redação deve ser de acordo com a prova que você vai fazer. Portanto, se você vai fazer o texto para o Enem, veja algumas dicas de como se preparar:

  •  Escreva bastante e construa bons argumentos;
  •  Tenha conhecimento sobre os Direitos Humanos;
  •  Aprenda mais sobre as competências dos entes públicos, de toda as esferas, para assim detalhar melhor a sua proposta de intervenção;
  •  Não precisa ser tão original com a redação, mas saiba que é preciso se atentar ao tema, deixando claro o seu ponto de vista e a possível intervenção para o problema.

Preparando para a redação Fuvest

Se você for fazer a redação Fuvest, veja como se preparar:

  •  Dê sempre um título para a sua redação;
  •  Treine para escrever pelo menos 20 linhas;
  •  Faça reflexões, saia da bolha, fuja do óbvio. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor será para construir o seu texto, embasado em citações e argumentos de autoridade;
  •  Tenha um repertório próprio de argumentos;
  •  Ser original não quer dizer sair do tema, então, cuidado com isso.

redação vestibular

Itens importantes para a redação Enem e Fuvest

Agora que você conhece as diferenças entre a redação Enem e Fuvest, existem itens importantes para fazer qualquer texto. Portanto, independente do exame que for fazer, inclua em seus estudos as práticas abaixo:

  • Acompanhe as atualidades, assim vai conseguir entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo;
  • Tenha um amplo vocabulário, adquirido por meio da leitura e da prática da redação;
  • Estude sobre o texto dissertativo-argumentativo e como organizar seus parágrafos;
  • Treine a redação à mão para aproveitar melhor o tempo e conseguir fazer o seu texto dentro do prazo estimado pela prova;
  • Observe as normas gramaticais e tenha domínio da norma culta.

Com base na experiência que temos em ambas as provas, normalmente, a redação Fuvest costuma ser um pouco mais difícil. Afinal, os temas são mais complexos e demandam maior criatividade do candidato, além de ter um foco mais reflexivo. Portanto, exige treino, muito treino!


Por isso, entender as diferenças entre a redação Enem e Fuvest é um excelente começo para iniciar a jornada dos estudos. Somente assim você poderá tirar boas notas!

Estude junto com a Corrija-me

Fuvest

Independente se você vai fazer a redação do Enem ou da Fuvest, conte com a equipe da Corrija-me para te ajudar a estudar. A nossa plataforma de correção de redação é a mais completa do Brasil, possibilitando aos nossos alunos mandar suas redações e receber as correções personalizadas. Portanto, os feedbacks não são generalizados, mas de acordo com cada texto recebido e dentro dos padrões da prova que o aluno irá fazer.

Vamos te ajudar a tirar a nota máxima na redação Enem e Fuvest, explicando tudo o que você precisa saber para ter um bom desempenho.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para ter mais dicas como essas.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.