Como usar os conectivos de conclusão em sua redação

Os conectivos de conclusão são termos essenciais para interligar e retomar o assunto desenvolvido na sua redação. Esses recursos darão sentido ao seu texto e encaminharão o leitor para o final do texto, facilitando assim, o processo de argumentação

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Está sentindo dificuldade na hora de usar os conectivos de conclusão em sua redação? Acompanhe este artigo e saiba como usá-los da melhor forma.

Uma das premissas para garantir nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em outros vestibulares, é uma boa conclusão. De fato, não adianta se preocupar apenas com a introdução, construir uma excelente argumentação no desenvolvimento e pecar no último momento: a conclusão do texto.

O uso de alusões históricas, citações, aplicação de bom referencial e da norma culta da língua portuguesa são cobrados nas competências. Não devemos, no entanto, esquecer de que os conectivos de conclusão serão essenciais para fundamentar o texto produzido de forma coesa. Por isso, selecionamos algumas dicas de quando e como usar os conectivos de conclusão em sua redação. Confira a seguir:

O que são conectivos de conclusão?

De maneira geral, os conectivos têm a função de interligar frases, parágrafos e até mesmo, orações. Eles podem ser formados por conjunções e preposições que vão articular as informações expostas no texto e as tornarão mais coesas, dando sentido à mensagem que você deseja passar.

O objetivo dos conectivos, portanto, é comportar todas as ideias sem que as mesmas fiquem “soltas” ao longo do texto. Afinal, a ideia não é apenas “jogar” uma série de informações, mas defender um ponto de vista, sob a perspectiva do texto dissertativo-argumentativo de modo progressivo e consistente.

Assim, esse será o intuito dos conectivos de conclusão em sua redação: estruturar a finalização do texto de forma adequada, a fim de que o leitor e, principalmente, o corretor, compreendam o que está sendo dito. Além disso, esses conectivos também são importantes para sinalizar que a redação está chegando ao fim.

O que deve conter em uma boa conclusão?

Como vimos acima, o uso dos conectivos de conclusão em sua redação será indispensável para alcançar a nota dos sonhos. Vale ressaltar, contudo, que esse uso deve ser feito de forma moderada e adequada. Afinal, tudo em excesso pode ser perigoso. Quando se trata dos conectores, não é diferente.

É preciso estar ciente também, do porquê você dever usar esses conectivos. Dentre as diversas competências e critérios de avaliação no Enem, estão:

  • A habilidade do estudante para estruturar e argumentar através dos mecanismos linguísticos (competência IV);
  • A elaboração de uma proposta de intervenção para o assunto em questão, aplicando-a de acordo com os Direitos Humanos (competência V).

Embora sejam diferentes, ambas devem estar presentes na conclusão. A primeira será bem conduzida justamente através do uso de conectivos. Já a segunda, tem a ver com a solução que será proposta para o problema e/ou temática em questão. Enquanto a introdução merece um bom impulso para que o leitor seja instigado a ler o texto, o desenvolvimento deve prendê-lo através de uma boa argumentação. Já a conclusão, portanto, torna-se a cereja do bolo. O momento em que você finaliza com sucesso.

conectivos de conclusão para a sua redação

Quais são os conectivos de conclusão?

Afinal, quais são os conectivos de conclusão? Para ajudá-lo a produzir uma excelente redação, selecionamos os principais conectores utilizados. Vale ressaltar, contudo, que não é preciso se prender apenas a esses. Existe uma infinidade de termos que podem ser utilizados e, quanto mais você aprendê-los, mais preparado estará para o dia do exame. Veja a seguir:

Conectivos de conclusão:

  • Por isso
  • Portanto
  • Destarte
  • Por fim
  • Assim sendo
  • Logo
  • Diante do exposto
  • Destarte
  • Diante disso
  • Dessa maneira
  • Desse modo
  • Em suma
  • Enfim
  • Então

Agora que você já os conhece em grande parte, chegou a hora de usá-los com todo o carinho e produzir uma redação nota 1000!

Como usar os conectivos de conclusão em sua redação?

Para entender como usar os conectivos de conclusão em sua redação, elaboramos alguns exemplos. Confira:

Destarte

A aplicação de conectivos mais rebuscados é válida para gerar um impacto no seu texto e demonstrar conhecimento de mecanismos da língua. Por isso, vale apostar nesses termos, afinal, seu uso pode garantir um ponto a mais com o corretor!

Tema: Acessibilidade para as novas tecnologias nas escolas públicas

Exemplo: “Destarte, para que haja maior acessibilidade para os alunos de escolas públicas no que se refere aos novos meios tecnológicos de comunicação, o Governo deve reforçar o apoio financeiro e a promoção de cursos e treinamentos para os alunos e professores. Essas políticas públicas devem ser realizadas a partir de ações do Ministério da Educação, a fim de construir novas políticas de disponibilização desses materiais para uso em sala de aula. [..]”

Portanto

Se você deseja aprender na prática como usar os conectivos de conclusão em sua redação de maneira eficaz, lembre-se do termo “Portanto”! Vamos ver um exemplo da sua aplicação?

Tema: Combate à intolerância das religiões no território brasileiro

Exemplo: “Portanto, o combate à intolerância das religiões no território brasileiro deve se iniciar dentro das escolas, a partir do ensino religioso apresentado por meio da diversidade de cultos religiosos e políticas públicas organizadas pelo Ministério da Educação, a fim de que os jovens aprendam, desde cedo a necessidade de respeitar as crenças uns dos outros. […].”

Aulas ao vivo de redação

Finalize o texto com chave de ouro!

Por fim, lembre-se de que a conclusão precisa retomar o assunto anteriormente desenvolvido. A ideia é demonstrar uma possível solução a partir do que foi apresentado ao longo do texto.

Criar uma tese é uma boa dica para fundamentar a conclusão e apresentar um ponto de vista do que pode ser feito para resolver determinado conflito, seja social, político ou até mesmo, econômico. Usar os conectivos de conclusão em sua redação será muito importante para dar sentido ao que foi dito e esse será um grande aliado na sua redação.

Deseja ampliar seu conhecimento sobre os conectivos de conclusão? A Corrija-me é a mais completa plataforma de ensino e correção de redação e possui uma série de profissionais à sua disposição para corrigir e revisar redações. Além disso, temos dicas infalíveis e estratégias eficientes para aperfeiçoar a escrita da sua redação.

Acesse nosso site e conheça os planos disponíveis!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.