Como funciona a competência 5 da redação Enem

A competência 5 da redação Enem avalia a intervenção da redação, portanto, precisa obrigatoriamente apresentar uma proposta coerente com o problema abordado.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A competência 5 da redação Enem é responsável por avaliar a proposta de intervenção do texto, a qual deve apresentar uma medida efetiva para a resolução do problema.

Sendo assim, é importante elaborar uma proposta de intervenção colocando os elementos obrigatórios para obter uma boa nota. Afinal, essa é uma competência importante, pois vai mostrar se o candidato consegue ou não fazer uma análise crítica dos impactos do problema levantado pela banca.

Para você conhecer melhor como funciona a competência 5 da redação Enem, continue acompanhando o texto. Vamos explicar detalhadamente essa etapa da correção. Boa leitura!

Por que você precisa apresentar uma boa proposta de intervenção?

A competência 5 para sua redação

O Enem é uma prova que pode carimbar o seu passaporte de entrada para a faculdade. Além disso, avalia o desempenho dos estudantes brasileiros que concluíram o ensino médio. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, apresenta como uma de suas metas a formação estudantil de desenvolvimento do educando para o preparo e exercício da cidadania.

Sendo assim, quando o Enem solicita uma proposta de intervenção em sua redação, visa a analisar se o estudante construiu, ao longo de sua formação, conhecimentos para argumentar no texto. Tudo isso de forma crítica, sabendo se posicionar corretamente a favor da defesa de seu ponto de vista. Além disso, verifica se o candidato sabe propor uma intervenção com o objetivo de solucionar o problema abordado por um tema, seja ele de ordem social, científica, cultural ou política.

Entretanto, é preciso ressaltar que a intervenção é uma especificidade do Enem. Portanto, outras provas de vestibular podem não pedir uma proposta de intervenção. Por isso, caso você for fazer outra prova, leia atentamente as orientações do manual do candidato.

O que é avaliado na competência 5 da redação Enem?

O que é avaliado na competência cinco

Na hora de corrigir a prova, dentro da competência 5 da redação Enem, o avaliador segue determinações específicas da banca para lançar a nota. Portanto, nessa etapa, o candidato deve elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

No entanto, é preciso salientar que, desde 2017, a redação não é mais zerada pelo desrespeito aos direitos humanos. Porém, como essa é uma exigência da proposta, ainda é um critério que pode zerar a competência 5 da redação Enem. Portanto, muito cuidado! 

Aulas ao vivo de redação

Os elementos obrigatórios para a proposta da redação

Prova de redação

Para ser considerada completa, a proposta de intervenção precisa conter cinco elementos básicos:

  • Ação: essa é prática apontada como sendo fundamental para a resolução do problema apresentado no tema. Porém, não importa a quantidade de ações que o candidato apresente, o que importa é que ela seja completa! Por isso, antes de propor uma ação pergunte-se: o que realmente deve ser feito?
  • Agente: esse é o ator social apontando para executar a ação que se propõe. Portanto, é necessário considerar o problema abordado, justamente para averiguar melhor quem será o responsável por ações efetivas na resolução do dilema.
  • Meio ou modo: é como os recursos pelos quais a ação é realizada ou a sua maneira. Para que você pense melhor nesse elemento, se pergunte: “como se executa e por meio do quê?” É essencial que o meio ou modo apresentado seja plausível. Resumindo, verifique se é possível realizar por meio daquilo que foi colocado em seus procedimentos de execução da ação.
  • Efeito: esse corresponde aos resultados pretendidos e alcançados pela ação proposta. A pergunta para isso é: “para quê?” Afinal, o efeito deve ser expressado por meio de uma estrutura indicativa de finalidade;
  • Detalhamento: acrescente informações à ação, ao agente, ao modo e ao efeito. Portanto, acrescente as informações que sejam necessárias para que o a intervenção não apresente lacunas. Uma boa dica é procurar responder à pergunta: “O que mais pode ser acrescentado a esse elemento e que contribua na especificação do mesmo?”

Correção de redação

Não use elementos nulos

Além de falar sobre o tema e deixar muito claro que é preciso realizar uma ação, ou seja, dar uma proposta de intervenção, é importante que o candidato ofereça soluções que gerem impacto na sociedade. Portanto, quando as ideias expostas não são capazes de oferecer isso, elas são chamadas de elementos nulos.

Por exemplo, quando você propõe que a população do Brasil mude o seu comportamento para que ocorra algum tipo de transformação, isso é um elemento nulo. Afinal, o nosso país é imenso e esperar que a sociedade mude o seu comportamento soa como algo vago. Pense em algo que seja possível de ser feito através dos mecanismos exigidos pela banca!

Prepare-se para a redação Enem com o Corrija-me

competência 5 enem

Mais do que compreender como funciona a competência 5 da redação Enem, é preciso estudar e se preparar para essa etapa da prova. Sim, estudar redação é necessário! É importante treinar, ou seja, escrever muitos textos!

Para isso, conte com o Corrija-me! Nossa plataforma de estudos de redação vai ajudá-lo a treinar corretamente para tirar nota máxima não só na competência 5, mas em toda a redação.

Nossa equipe de corretores é especialista, possuindo uma bagagem de conhecimento imensa para ajudar você a fazer uma excelente produção de texto. Por meio da nossa plataforma, você envia quantas redações quiser, de acordo com o seu plano, para treinar e obter uma excelente nota na prova. Os corretores irão avaliar e devolver o seu texto corrigido, apontando os acertos e os pontos em que precisam de melhoria.

Toda correção é detalhada para que você compreenda exatamente o que deve ser feito. Dessa forma, ao reescrever a sua redação, você pode ver quais os pontos precisam de melhoria e escrever de acordo com a orientação da nossa equipe.

Além disso, você tem aulas ao vivo para tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem. Que tal conhecer a melhor e mais completa plataforma de estudos de redação do Brasil? Clique aqui e confira!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.