7 alusões históricas para a redação

Uma alusão histórica nada mais é do que uma referência histórica colocada dentro do texto. Elas servem como um apoio para a argumentação, auxiliam a validar as ideias do autor e constroem o encadeamento das informações na redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

As referências históricas são um ótimo recurso para incrementar o seu texto, e por isso é muito interessante conhecer essas 7 alusões históricas para a redação! Elas podem ajudar muito na sua argumentação e deixar o texto mais rico e interessante. 

Uma alusão histórica serve para enriquecer os argumentos e validar a opinião do autor. De acordo com a temática de redação, acontecimentos de diversos campos podem ser explorados e utilizados para tal fim. 

Por esse motivo, confira agora 7 alusões históricas para a redação que podem servir de coringas para complementar o seu texto! Aprenda o que é e como utilizar uma alusão histórica e crie um repertório com opções que podem se encaixar na sua redação! 

O que é alusão histórica? 

7 alusões históricas para a redação

Uma alusão histórica nada mais é do que uma referência a determinado acontecimento. Dentro de uma redação, pode ser utilizada para enriquecer a argumentação. 

Sendo assim, você pode citar um período ou acontecimento histórico que se relacione com o tema em questão. 

O uso de uma alusão histórica conta muitos pontos, em especial na redação do Enem que possui competências cuja avaliação recai sobre a capacidade de o autor demonstrar seu repertório sociocultural e senso crítico. 

Para entender um pouco mais sobre esses critérios de avaliação, assista a esse vídeo especial da Corrija-me explicando sobre as competência 2 e 3 da prova do Enem:

Para ajudar você com isso, separamos aqui 7 alusões históricas para a redação, que você pode utilizar de maneira a auxiliar a sua argumentação dentro do texto! Confira! 

7 alusões históricas para a redação

Selecionamos aqui 7 alusões históricas que podem ser usadas na redação! Dessa forma, você vai construir um repertório e terá opções de referências históricas para utilizar conforme o tema da redação. Confira:

1- Ditadura Militar no Brasil 

Esse é um período da história do Brasil que durou 21 anos, a contar do golpe militar ocorrido em 1964. Foi um período em que a censura afetou a sociedade de uma maneira cultural e também política. 

Sendo assim, referenciar esse acontecimento histórico pode ajudar você a refletir e argumentar em relação a liberdade de expressão,  a manifestações culturais, e também à tortura e crimes políticos, democracia e respeito aos direitos humanos. 

2- Revolução Industrial

As mudanças ocorridas no século XVIII transformaram a sociedade e foram a base para a estrutura econômica que conhecemos e vivenciamos nos dias atuais. 

Dessa forma, essa revolução que se iniciou na Inglaterra e foi se espalhando aos poucos por outros países, pode ser uma excelente referência para discutir questões sobre  condições de trabalho, baixa remuneração, criação de sindicatos e greves por parte dos trabalhadores, luta de classes, segregação e capitalismo.

3- Crise econômica de 1929

Se você procura algum acontecimento para citar em redações cujos temas se relacionem com economia, instabilidade econômica, inflação, ou até mesmo sobre consumismo e saúde mental ligadas ao dinheiro, essa pode ser uma boa opção! 

A crise econômica de 1929, conhecida como a “grande depressão”, é considerada a pior crise do século XX, e aconteceu devido à paralisação do comércio e a queda da bolsa de valores por consequência.

4- Colonização 

Diversos países no mundo foram colonizados por pessoas de diferentes culturas. Isso pode ser levado tanto para o lado positivo, quanto para o negativo. Você pode discutir sobre genocídio indígena, miscigenação, desigualdade social, a até mesmo sobre a escravidão. 

Da mesma maneira, vale a reflexão sobre preconceito racial, inferiorização de culturas, intolerância religiosa, doutrinação e a violência por parte dos colonizadores.  

5- Escravidão

A escravidão é um período muito triste na história do Brasil e do mundo. Ainda hoje, é perpetuado em nossa sociedade o preconceito decorrente dessa época. 

Por isso, uma alusão histórica sobre a escravidão pode servir muito bem em um texto que discute sobre racismo e preconceito de uma forma geral, visto que esse ainda é um assunto presente em nosso dia a dia.  

6- Nazismo

Ainda falando sobre intolerância, o nazismo, movimento político que dizimou a vida de muitas pessoas na segunda guerra mundial, é uma excelente referência para tratar de extremismo político, fascismo e preconceito. 

A intolerância, a tortura e os crimes políticos também podem ser discutidos com esse plano de fundo. 

7- A filosofia na Grécia e Roma Antiga

Reflexões que conectam o corpo e a alma, o nascimento da democracia e de conceitos como cidadania, filosofia e estética: tudo isso está relacionado com a vida na Grécia e na Roma Antiga. 

Sendo assim, essa alusão histórica pode caber muito bem em redações que tratam desses temas. 

Prepare-se com essas 7 alusões históricas para a redação!

Essas referências históricas apresentadas podem ser coringas no seu texto,mas atenção: certifique-se de que não está fugindo do tema ao citar um acontecimento desses.

Além disso, se você deseja se preparar bem, entender como inserir uma alusão histórica na sua redação, juntamente com todos os outros elementos que constroem um bom texto: conheça a Corrija-me!

7 alusões históricas para redação

Clique aqui para realizar o cadastro nesta plataforma totalmente online, que conta com aulas de redação e correção, junto aos melhores profissionais em redação do país! 

Dessa forma, você vai estar inteiramente preparado para ter uma excelente nota na redação e então, conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade! 

Não deixe também de visitar o blog da Corrija-me, um espaço especial repleto de conteúdos e conhecimentos sobre redação para você! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *