Aprenda a diferença entre tema e assunto e não acabe com sua redação

Enquanto o assunto seria um termo mais amplo, o tema seria um recorte do assunto. Aprender a diferença entre esses dois conceitos é um passo primordial para os candidatos que desejam obter uma boa nota na sua redação e evitar a fuga ao tema em vestibulares e concursos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Uma das principais dúvidas dos candidatos que desejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), outros vestibulares ou concursos, é a diferença entre tema e assunto. Vale ressaltar, contudo, que essa compreensão é crucial para que o participante não fuja do que realmente é solicitado. 

Sendo assim, um bom preparo nesse quesito também deve ser parte do planejamento estratégico do estudante, a fim de evitar erros que diminuam a pontuação ou uma consequência pior: um zero como nota da redação. 

Isso porque um dos principais requisitos para desenvolver uma boa redação, é obedecer à estrutura e demais solicitações feitas no enunciado. Desse modo, preparamos um artigo completo para que você aprenda a diferença entre tema e assunto e não acabe com sua redação. Acompanhe e veja a seguir: 

O que seria o assunto de uma redação? 

assunto de uma redação

O assunto de uma redação consiste em um termo mais amplo, podendo englobar uma série de temas. Os eixos temáticos, por exemplo, também seriam uma abordagem mais genérica que inclui diferentes assuntos. Em outras palavras, um assunto pode ser: meio ambiente, saúde, educação, segurança, e tantos outros. Sendo assim, é muito importante que o candidato estude todas essas possibilidades para obter êxito na sua redação

Dentro de meio ambiente, a banca examinadora pode solicitar uma abordagem específica sobre a coleta de lixo nas ruas, por exemplo. Em saúde, o caminho solicitado pode ser os desafios da ansiedade na sociedade atual. São diversas alternativas que podem simbolizar um tema.

Por isso que o preparo referente aos assuntos torna-se fundamental! Quanto mais conhecimento e repertório sociocultural o participante tiver acerca das diversas áreas, maiores são as chances de alcançar a nota almejada. 

E o tema de uma redação? Como identificá-lo? 

Agora que entendemos o que é o assunto de uma redação, vamos ao tema. Como foi exemplificado acima, o tema é a chave, o desdobramento de um assunto. Trata-se de um recorte acerca de um assunto mais amplo. 

São muitas as apostas dos candidatos e até mesmo de professores, para descobrir o tema de uma redação. A menos que você tenha o poder de prever o futuro, devemos lembrar, contudo, que esse não é o objetivo. A ideia aqui é que, quanto mais você sabe de assuntos, mais você terá bagagem para discorrer sobre um tema. 

Durante a redação, você deve não apenas identificá-lo, como também manter o foco dentro desse tema proposto pela banca examinadora. Isso porque, muitos participantes zeram a redação por fugirem do tema, seja já no início ou por perderem o foco durante a argumentação. 

Em um texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, o objetivo é defender uma tese (um ponto de vista) e apresentar argumentos que deem o devido embasamento para essa afirmação. A fuga ao tema pode se apresentar, por exemplo, quando o participante sai da linha de raciocínio e passa a inserir outras ideias que não se relacionem com o que foi dito. 

Por isso, lembre-se de estudar muito os assuntos e, na hora da redação, manter a atenção ao tema. 

3 dicas para obter uma boa nota na sua redação

Entender a diferença entre tema e assunto é uma das principais etapas para elaborar uma excelente redação para vestibulares e concursos. Ademais, para ajudá-lo nessa jornada, selecionamos 3 dicas importantes para obter uma boa nota na sua redação. Veja abaixo: 

Atente-se ao uso da gramática e estrutura do texto

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que um dos critérios de avaliação, em qualquer texto, é a escrita. Isso inclui um bom uso da norma culta do aluno e a capacidade de adequação à estrutura solicitada. No Enem, por exemplo, além de seguir o tema proposto, o participante deve desenvolver o texto com base no gênero dissertativo-argumentativo. Caso essas regras não sejam cumpridas, é possível que ele obtenha zero na redação.

Use os textos motivadores como base para a argumentação

A construção de uma boa argumentação é uma parte primordial para todo texto. Afinal, esse será o momento de demonstrar que você estudou e está preparado para falar sobre qualquer tema. Além disso, esse é o corpo do texto, a parte em que você terá informações – e não apenas “informações soltas” – para contextualizar e dar embasamento à sua tese. 

Por isso, uma dica é usar os textos motivadores. Eles não estão lá por acaso. Além de serem importantes para que o candidato entenda o tema proposto, eles podem servir como base para a argumentação. Lembre-se, no entanto, que usá-lo como base não é o mesmo que plagiá-lo! A ideia é que ele forneça “insights” para a sua argumentação.

o que é tema de redação

Revise sua redação

No mais, outra dica importante para qualquer redação, seja para vestibulares, seja para concursos, é: faça uma revisão! Embora pareça excesso de zelo, trata-se de uma ação indispensável para concluir o seu texto com sucesso, afinal, esse será o momento de identificar possíveis erros e corrigi-los. 

Pode ser que, na pressa para escrever a redação, por exemplo, você esqueça da pontuação ou escreva alguma palavra de forma inadequada. É mais do que normal que isso aconteça, mas se existe a oportunidade de evitá-los e ganhar uns pontinhos a mais, por que não? Lembre-se que cada detalhe importa! 

Sendo assim, é melhor ter cuidado redobrado do que falhar em aspectos que podem ser evitados. 

aulas ao vivo de redação

Use esse conhecimento ao seu favor e não acabe com a sua redação!

Por fim, recomendamos que você use o conhecimento desse artigo ao seu favor, aprenda a diferença entre tema e assunto e não acabe com sua redação. Pelo contrário, desejamos que você obtenha nota máxima e alcance a vaga almejada.

Pensando nisso, a equipe da plataforma Corrija-me montou uma série de planos que incluem revisões, correções, dicas e cursos de redação e uma série de ferramentas que irão ajudá-lo a praticar mais e entrar para o time dos aprovados. 

Dentro das opções, é possível escolher a assinatura mais adequada para a sua necessidade e desfrutar do apoio dos melhores profissionais. 

Não espere mais para garantir sua aprovação! Conheça nossas assinaturas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.