A importância da reescrita da redação

O processo de reescrita da redação é fundamental para que o aluno dê um up em seu texto e tenha mais chances de ser assertivo na hora da prova. 

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O processo de reescrita da redação é fundamental para que o aluno dê um Up em seu texto e tenha mais chances de ser assertivo na hora da prova. 

Sabia que a reescrita da redação ajuda você a desenvolver melhor a estrutura do seu texto? Afinal, durante o processo de preparação para qualquer prova, é importante conseguir desenvolver um bom texto. Muitos alunos estabelecem metas de escrita de redação, o que é uma boa dica de organização.

O processo de escrita é, para muitos, bastante difícil. Podemos dizer que é até mesmo doloroso. Mas isso acontece por vários motivos e, entre eles, está a falta de hábito. Porém, tudo é um processo, que pode e deve ser aprendido e aprimorado.

reescrita da redação

É comum vermos diversos candidatos escreverem seus textos apressadamente. Ou seja, apenas colocam um check na lista de tarefas concluídas. No entanto, nesse processo, a reescrita da redação é importante para que a revisão seja feita de forma correta. Continue acompanhando e saiba como ela é essencial para ter um bom texto.

Por que preciso revisar os meus textos?

Mesmo não sendo o foco deste texto, abordar a revisão de uma redação é essencial para que possamos falar com você com clareza a real mensagem que queremos. Infelizmente, muitos candidatos não revisam o seu texto, nem ao menos leem com calma o que escreveram. Além disso, ainda tem aqueles que nem passam a limpo o que colocaram no papel.

Por que preciso revisar os meus textos?

No entanto, é importante reservar alguns minutos do seu tempo para essa tarefa. Afinal, com uma boa revisão você pode eliminar erros inocentes, cometidos na hora de colocar as ideias no papel e que, muitas vezes, passam sem ver. Por exemplo, a repetição de palavras pode ser evitada ao revisar um texto.

Outro ponto importante é corrigir os erros de concordância, acentuação e pontuação. Por isso, jamais deixe de lado a revisão de um texto.

texto

Qual a importância da reescrita da redação?

Qual a importância da reescrita da redação?

Ao receber o retorno do seu texto, a partir de um feedback profissional,, é essencial que o seu foco não seja somente visualizar a nota recebida ou as marcações.

A maioria dos alunos pensa que reescrever uma redação é apenas corrigir os erros de grafia ou os gramaticais. Não é isso! A reescrita da redação é um processo que levará o aluno a ter um novo texto sobre o mesmo assunto. Diferentemente da revisão, ao reescrever uma redação você refaz todo o texto.

Sendo assim, o processo faz com que você reconheça as falhas da abordagem do tema, mas ao mesmo tempo aprenda com os seus erros. Portanto, o feedback será o seu ponto de partida para uma nova reflexão sobre a sua redação. Sendo assim, você corrigirá não apenas as questões pontuais, mas vai pensar sobre todo o desenvolvimento e a estrutura do seu texto.

Por exemplo, uma reescrita da redação, na fase de estudo para o Enem, pode ser mais eficiente do que fazer um novo texto. 

Mas como fazer uma boa reescrita da redação?

Em primeiro lugar, livre-se do mito de que um texto muito bom não pode ser melhorado. Afinal, toda redação pode ser reestruturada e formar um texto ainda melhor.

Mas como fazer uma boa reescrita da redação?

Quanto mais pontos a revisar e reescrever, provavelmente a chance de sua nota dar um salto na segunda produção é imensa. Portanto, isso é um up em sua autoestima, deixando você mais confiante para fazer uma boa redação na hora da prova.

Os fatores que pode levar o seu texto a ter uma nota baixa são:

  • Muitos desvios de escrita, traços de oralidade ou não atender a norma padrão da Língua Portuguesa;
  • Entender apenas uma parte do tema da redação, levando a um tangenciamento;
  • Má escolha do repertório sociocultural, que não é relacionado ao tema ou não fazendo um uso produtivo do assunto;
  • Colocar um texto bem articulado, mas com um repertório pessoal, sem outras referências.

Ao receber o seu texto corrigido, faça uma leitura e se questione o que faltou para ser uma boa redação. Além disso, pergunte se falou corretamente sobre o tema, se o repertório estava adequado com o que solicitava o texto, se houve incoerência na hora da argumentação e o que pode fazer para melhorar.

Se você é nosso aluno, sabe que os nossos redatores deixam os comentários no final de cada texto, sinalizando os aspectos que podem ser melhorados. Alguns casos eles recomendam a reescrita da redação. Portanto, não deixe de olhar essas preciosas observações.

Não pense que o processo de reescrita da redação é para puni-lo. Veja como um aprendizado, pois você vai aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, ou seja, está em evolução.

O que fazer ao receber a correção de uma redação?

Independentemente se você é ou não nosso aluno, relacionamos algumas dicas importantes para quando receber a correção da redação. Confira:

  • Antes de fazer a reescrita da redação, observe todos os desvios e use algo para marcar os erros, se ela foi feita a mão. Depois avalie quais as substituições devem ser feitas;
  • Leia atentamente todas as observações do corretor, repensando as suas abordagens;
  • Releia então a proposta da redação e certifique-se que entendeu bem o tema;
  • Faça um novo projeto de texto. Se você não usou as referências pertinentes, pesquise mais sobre o assunto;
  • Reescreva a redação, aproveitando aquilo que ficou bom, prestando atenção se terá coerência e coesão com a nova abordagem.

reescrita

Antes de finalizar a reescrita da redação, revise o seu texto. Veja se todas as observações e indicações foram corrigidas. Se tudo estiver correto, passe a limpo o texto e aguarde a sua nova correção.

Conte com o Corrija-me para ajudá-lo a escrever textos mais claros e objetivos. Além de mais coerentes e coesos, de acordo com a prova que vai fazer.

Compreendeu qual a importância da reescrita da redação? Deixe o seu comentário!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.