Tema da redação da Vunesp – Unesp 2022

Trazendo uma perspectiva mais crítica sobre os tempos atuais, o tema da redação Unesp 2022 realmente abriu várias possibilidades de interpretação aos candidatos e, apesar disso, foi preciso ter bom conhecimento não só sobre o assunto, mas sobre as técnicas corretas para ter uma boa pontuação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

“Tristeza em tempos de felicidade compulsória”, esse foi o tema da redação Vunesp/Unesp 2022 que colocou em cheque todos os conhecimentos do candidato sobre o assunto. 

Embora pareça fácil – dada a escancarada realidade que mostra hábitos, inclusive nocivos, em busca de uma felicidade irreal – os mais de 30 mil candidatos que prestaram a segunda etapa da prova precisaram se esforçar para desenvolverem uma redação de caráter dissertativo-argumentativo e assim, obterem boa nota.

No post de hoje, iremos discutir mais sobre o assunto, entendendo como é possível fazer uma redação com pontuação máxima em provas dessa banca.

“Tristeza em tempos de felicidade compulsória” – O tema da redação da Unesp 2022!

Com um tema contemporâneo e que abre diversas possibilidades de discussão, a redação Unesp do ano de 2022 trouxe o seguinte questionamento aos candidatos: “Tudo bem não estar bem?”.

Essa é uma pergunta bastante íntima, afinal de contas, para cada um a felicidade se manifesta de uma forma, porém, o tema fez com que emergisse uma discussão sobre os novos padrões de vida e consumo, baseados na alta exposição e que afetam as pessoas de várias formas, muitas vezes, fazendo com que se sintam obrigadas a demonstrarem uma felicidade irreal.

É um tema que permite várias abordagens e exatamente por isso, o candidato teve que ficar muito atento para não fugir à proposta da redação.

Quem teve sucesso na redação da Vunesp/Unesp 2022?

Obtiveram boas notas na redação da Unesp 2022 os candidatos que se atentaram ao fato de que a sua redação deveria seguir a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e assim, realizaram as seguintes ações:

  • Apresentaram um texto estratégico a partir de um projeto de redação consistente;
  • Trouxeram um rico repertório para consolidar a tese;
  • Escreveram o texto na terceira pessoa do singular;
  • Desenvolveram um texto claro e coerente;
  • Apresentaram uma escrita gramatical e ortográfica de acordo com as normas da Língua Portuguesa.

Aulas ao vivo de redação

Como tirar nota máxima em uma redação da Vunesp/Unesp?

Além de atender às exigências no que compete à escrita de uma redação dissertativa-argumentativa, é importante que o candidato saiba o que pode zerar sua nota, veja:

  • Fugir ao gênero e/ ou ao tema;
  • Apresentar, no espaço da folha de redação destinada ao texto, elementos que permitam sua identificação, como, por exemplo, sinas, rubricas ou assinaturas;
  • Entregar a prova em branco;
  • Desenvolver o texto com outros elementos que não sejam palavras, ou seja, com sinais e desenhos;
  • Escrever um texto que esteja escrito em outra língua que não a portuguesa ou mesmo predominantemente em outra língua;
  • Desenvolver um texto que, em sua íntegra, esteja composto por trechos de obras ou outras provas.

Estando ciente disso, algumas dicas são válidas para obter nota máxima na redação Unesp 2022:

Dê uma resposta para a pergunta relacionada ao tema 

No caso da redação Unesp 2022, a pergunta foi: “Tudo bem não estar bem?” Para tanto, você precisa pensar de maneira crítica antes de responder “sim, ou não”.

Se a resposta fosse “sim, tudo bem não estar bem”, você precisaria desenvolver um texto trazendo argumentos suficientes para mostrar que, na sociedade atual, não existe problema em não estar bem.

Do mesmo modo, se a resposta fosse negativa, seria preciso passar pelo mesmo processo.

Leia os textos complementares 

Os textos complementares podem ajudá-lo a ter uma maior noção sobre a realidade e oferecem a você, ainda, uma linha sólida de argumentos para montar a sua redação. Porém, é importante lembrar que não serão aceitas cópias dos textos complementares.

Não use gírias ou ditados populares 

É importante lembrar que uma prova de redação requer do candidato o uso de uma escrita baseada na norma culta e formal. Nesse sentido, as gírias não são bem-vistas, tampouco, palavrões. 

Além disso, os ditados populares dão a impressão de que o candidato não tem conteúdo para escrever a prova e está utilizando desse recurso para “encher linguiça”.

A melhor forma de tirar nota máxima da redação da Unesp é treinando 

A melhor forma de desenvolver uma boa escrita é treinando, pois só dessa forma é possível identificar seus erros e aprimorar as suas habilidades. 

Assim, é necessário que você tenha como apoio, o auxílio de profissionais experientes no assunto, para que possam realizar correções aprimoradas, identificando seus principais erros e destacando os pontos positivos de sua escrita.

Para isso, conte com o Corrija-me, a plataforma de correções que lhe mostra o caminho para escrever redações com nota máxima. 

Não fique em dúvida, veja como funciona o nosso trabalho e faça parte dos alunos que conseguiram obter ótimos resultados nos exames mais concorridos do Brasil, como, por exemplo, no Enem e na Fuvest. 

Assine um de nossos planos hoje mesmo e comece a trilhar o seu caminho para o sucesso!

Estamos te esperando! Não perca mais tempo!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.