A diferença entre a redação Enem e Unicamp

A redação Enem e Unicamp possui suas particularidades e que devem ser respeitadas. Conhecer quais são elas, faz o candidato conseguir uma boa pontuação no exame escolhido.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação Enem e Unicamp desperta algumas dúvidas entre os candidatos. Afinal, qual a diferença entre elas? É comum esse questionamento, uma vez que existem diversas provas em todo o país.

Compreender melhor quais são as particularidades do Enem e da Unicamp é importante para desenvolver uma boa redação.

Para te ajudar a acabar com essas dúvidas, vamos explicar as principais características da redação Enem e Unicamp. Vamos entender suas diferenças? Continue acompanhando.

Entenda como é a redação Unicamp

Unicamp

A redação Unicamp ocorre somente na segunda fase. Ou seja, primeiro, o candidato deve passar por uma fase inicial, em que deve resolver 90 questões objetivas. A partir da nota de corte estipulada para cada curso, ele pode ir para a próxima fase. Nesta, terá de resolver questões dissertativas, inclusive a redação. Na verdade, serão duas propostas, das quais o aluno deve escolher uma.

A Unicamp é uma instituição que não define gênero textual previamente para a sua prova de redação. Ao contrário de outras instituições que exigem o tipo dissertativo-argumentativo. Portanto, todos os anos são cobrados diferentes gêneros textuais no vestibular da instituição. Fique muito atento quanto à comanda da proposta, pois é ela que vai orientá-lo a respeito do que fazer. 

Enem e Unicamp

Entenda como é a redação Enem

É sabido que a redação Enem tem o gênero dissertativo-argumentativo, semelhante a muitos vestibulares. A diferença é que o Enem pede ao candidato para criar uma proposta de intervenção respeitando os Direitos Humanos. Portanto, não basta o vestibulando defender o seu ponto de vista. Ele precisa propor uma transformação coerente ao desenvolvimento do seu texto.

Normalmente, a redação do Enem envolve algum tema-problema  sempre atual, exigindo que o candidato tenha conhecimento sobre os assuntos que estão envolvendo o Brasil e o mundo. Todos os argumentos do texto precisam ter embasamento, ser coerentes e coesos.

Como se preparar para fazer a redação Enem e Unicamp

Enem

Entregar uma redação perfeita exige concentração e bastante atenção, especialmente em exames que possuem produções textuais tão diferentes.

Entretanto, há formas de se preparar para fazer as redações. Afinal, existem regras que são gerais. Veja como estudar e ter uma boa produção textual:

1 – Leia o tema proposto com total atenção

Um dos maiores erros dos candidatos é escrever a redação sem prestar atenção na proposta. Por isso, para não ter problema ao desenvolver o texto, preste muita atenção no que está sendo pedido. Leia também os materiais de apoio disponibilizados pelas instituições. Afinal, dá para construir os seus argumentos com base nos dados contidos neles.

2 – Anote e analise as ideias do tema

Uma produção textual perfeita requer planejamento. Porém, sabemos que na hora da prova não há tanto tempo para organizar as ideias. Mas na hora de estudar é possível. Com o treino, você cria a habilidade de fazer essa organização automaticamente.

Sendo assim, identifique itens como:

  • O tema do texto;
  • A tese a ser defendida;
  • Defina a ordem dos argumentos;
  • Tenha uma boa proposta para solucionar o problema, no caso do Enem.

produção de texto

3 – Organize o seu texto sempre em três blocos

Ao realizar o rascunho da sua produção de texto, preocupe-se em organizar as ideias. Afinal, todas as informações precisam estar interligadas e fazer sentido.

Em uma dissertação-argumentativa, por exemplo, a redação deve ser organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão.

4 – Escreva um rascunho da sua redação

Após organizar todo o conteúdo, faça a primeira versão da sua redação. Para que ela fique perfeita, siga a estrutura que recomendamos no tópico anterior. Especialmente se a redação que você for fazer é a do Enem. Alinhe todas as informações para que elas tenham coerência.

Depois do rascunho pronto, passe toda redação a limpo, verificando a ortografia, pontuação e se todas as ideias estão interligadas. Todo esse processo é essencial para que, na hora da prova, você escreva com mais rapidez e segurança. Nesse sentido, o treino é fundamental para a sua preparação.

5 – Revise a sua redação

Para que a revisão se torne mais fácil, siga as dicas que preparamos:

  • Evite frases prontas;
  • Elimine as gírias e também as palavras repetidas;
  • Seja coeso;
  • Escreva frases bem estruturadas;
  • Preste atenção para não esquecer os pontos finais.

Seguindo esse pequeno esquema, a revisão da sua redação torna-se menos complicada.

6 – Leia bastante

redação Enem e Unicamp

Um diferencial entre as pessoas que escrevem bem, daquelas que não, é o hábito da leitura. Quem lê mais escreve melhor. Afinal, ler bons livros, revistas, jornais ou sites aumenta a bagagem cultural de uma pessoa. Além de ampliar o seu vocabulário.

A leitura faz toda diferença na hora de montar as defesas da redação do Enem. Para a Unicamp isso  também é importante para desenvolver o tema proposto.

Tenha excelentes resultados com a Corrija-me

Se você está se preparando para fazer a redação Enem e Unicamp, conte com a Corrija-me. Afinal, temos a maior e melhor plataforma de estudos on-line do Brasil. Além disso, contamos com uma equipe altamente qualificada e que, quando o assunto é aprovação, é especialista!

redação Enem e Unicamp

Todo aluno que estuda com a Corrija-me tem 100% da nossa atenção. Afinal, queremos ajudá-lo a atingir os seus objetivos: a aprovação!

Quer passar na redação Enem e Unicamp? Conte com a Corrija-me. Entre no site e saiba mais sobre o nosso método de ensino. 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.