Os 10 últimos temas da redação Fuvest

A redação Fuvest é uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos, que devem estar munidos de bons argumentos para conseguirem desenvolver um texto de acordo com as normas da instituição. Os temas da redação Fuvest, normalmente, costumam apresentar um aspecto mais reflexivo. Portanto, trazem propostas mais filosóficas, onde o candidato precisa estar bem familiarizado com […]

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação Fuvest é uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos, que devem estar munidos de bons argumentos para conseguirem desenvolver um texto de acordo com as normas da instituição.

Os temas da redação Fuvest, normalmente, costumam apresentar um aspecto mais reflexivo. Portanto, trazem propostas mais filosóficas, onde o candidato precisa estar bem familiarizado com o assunto para poder desenvolver o texto.

A redação é feita no primeiro dia da segunda fase do exame. Ela vale 50 pontos dos 100 que são distribuídos. O texto que é exigido é o dissertativo.

redação Fuvest

Não sabemos qual será o tema da redação Fuvest deste ano. Porém, reunimos os 10 últimos assuntos abordados para você dar uma olhada e já se preparar para a prova. Continue acompanhando!

Saiba quais os 10 últimos temas da redação Fuvest

Conhecer os 10 últimos temas da redação Fuvest é importante para você que vai fazer a prova. Afinal, é uma forma de se preparar para treinar o desenvolvimento de textos que sejam de acordo com o esperado pela instituição.

Veja abaixo quais os 10 últimos temas da redação Fuvest:

Como vimos, todos são temas bem reflexivos. Portanto, para desenvolver a redação é preciso conhecer bem o assunto para não escrever palavras sem sentido ou desconexas.

fuvest

Como funciona o vestibular da Fuvest?

A Fuvest divide o seu vestibular em duas etapas. A primeira realizada em um dia, onde o aluno faz 90 questões relacionadas à grade disciplinar do ensino médio. Já a segunda fase é realizada em dois dias e conta com questões de natureza discursiva.

A primeira fase

A primeira fase conta com 90 questões de múltipla escolha, todas com cinco alternativas. Entretanto, muitas das questões são interdisciplinares e abordam conteúdos de disciplinas obrigatórias na grade curricular do Ensino Médio. Portanto, há questões como Biologia, Física, Geografia, Inglês, História, Literatura, Matemática, Português e Química.

Além das matérias obrigatórias, é preciso que o candidato conheça obrigatoriamente os livros:

  •         Quincas Borba de Machado de Assis;
  •         A Relíquia de Eça de Queiroz;
  •         Nove Noites de Bernardo Carvalho;
  •         Campo Geral de Guimarães Rosa;
  •         Angústia de Graciliano Ramos;
  •         Poemas Escolhidos de Gregório de Matos;
  •         Mensagem de Fernando Pessoa;
  •         Terra Sonâmbula de Mia Couto;
  •         Livro Alguma Poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Sendo assim, os alunos que tiveram o melhor desempenho na primeira fase são convocados para a segunda.

Fuvest redação

A segunda fase da Fuvest

A segunda fase é dividida em dois dias, tendo quatro horas de duração em cada um deles. O primeiro dia consiste em 10 questões de Português e uma redação, que vale 50 pontos cada uma delas.

Entretanto, o segundo dia da segunda fase conta com 12 questões de conhecimentos específicos, de acordo com a carreira escolhida, e pode abranger duas ou quatro disciplinas, todas dissertativas. Por exemplo, se você escolher direito, as questões serão sobre essa área.

A redação Fuvest

A redação Fuvest é uma fase essencial para testar os conhecimentos dos candidatos. Entretanto, a instituição dá prioridade para aqueles alunos que conseguem fugir do senso comum, com um repertório amplo de dados sobre determinado assunto, que pode garantir boas colocações ao candidato.

A estrutura exigida na redação Fuvest é:

  • desenvolver o tema e organizar todo o texto;
  • coerência e articulação de argumentos;
  • correção gramatical.

O candidato deve se preparar para falar sobre assuntos como política, participação social, sustentabilidade e outras questões humanas. É importante se munir de informações que deixem a sua bagagem cultural e de conhecimentos mais vasta. Dessa forma você conseguirá desenvolver um bom texto.

Dissertação

O segundo dia tem as questões dissertativas, o que sempre deixa os alunos mais inseguros. Especialmente, quanto ao tamanho da resposta. Mas há três dicas para que você responda as questões com mais objetividade:

  • identifique o tema da questão;
  • descubra qual é a orientação da pergunta, por exemplo, como “explique”, “analise”, “cite” etc.;
  • Faça a organização da resposta focando na objetividade, colocando os pontos mais importantes no início do texto e os menos relevantes no final.

Como vai ser o vestibular Fuvest 2022?

Saber os 10 últimos temas da redação Fuvest te ajuda a ter uma noção dos próximos temas, não é mesmo? O próximo vestibular é daqui há alguns meses, então, é preciso se preparar.

Em função da pandemia da Covid-19, a aplicação da prova será diferente. Veja abaixo as alterações:

O calendário

A primeira fase deve ser no dia 12 de dezembro de 2021 e a segunda entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2022. Portanto, se preparar para a prova desde já é fundamental.

As medidas sanitárias

Veja as medidas sanitárias que serão adotadas na prova da Fuvest 2022:

  • As cadeiras dentro da sala onde a prova será aplicada devem ter um distanciamento mínimo;
  • é obrigatório usar máscara, todos os envolvidos, alunos, colaboradores e aplicadores, durante todo o tempo;
  • a alimentação só deve ser feita fora da sala de aplicação;
  • as cadeiras devem ser desinfectadas;
  • o álcool será disponibilizado na sala;
  • os colaboradores e supervisores terão EPIs.

redação

Se preparando para a redação Fuvest

Pensando na prova da Fuvest? Em especial, na redação? A Corrija-me ajuda a fazer uma prova com tranquilidade e segurança. Afinal, vamos preparar você para escrever a melhor redação!

A equipe do Corrija-me é altamente preparada e qualificada para te ensinar a escrever a redação Fuvest de forma coesa, coerente e dentro dos padrões exigidos pela instituição. Além disso, proporcionamos uma revisão personalizada, somente entre o corretor e você. Dessa forma, o feedback será dado de acordo com o seu texto, mostrando onde estão os erros e quais os pontos estão acertando.

Temos uma plataforma completa, que garante a aprovação! Ensinamos você a escrever a redação Fuvest de acordo com as particularidades da banca. Portanto, você pode atingir a nota máxima nessa etapa da prova!

Estude com a gente e seja aprovado na redação Fuvest!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.