Tema da redação do Fuvest 2021

Uma das principais dúvidas dos estudantes é saber qual foi o tema da redação do Fuvest 2021, já que trata-se de um dos maiores temores. O assunto contempla se o mundo contemporâneo está fora de ordem ou não, veja mais sobre o tema neste texto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

O tema da redação do Fuvest 2021 foi o seguinte: “O mundo contemporâneo está fora da ordem?” Segundo a professora Maria Aparecida Custódio, que trabalha no Laboratório de Redação do Objetivo, a redação era multidisciplinar.

Questões sociais, econômicas, ambientais e políticas seriam abordadas. Nesse cenário, era importante responder à pergunta com o auxílio dos textos de apoio.

Os 5 textos apoiavam bastante a resposta e possibilitavam que o aluno respondesse de forma positiva ou negativa. Sendo assim, confira abaixo como a redação do Fuvest 2021 traz lições importantes para as próximas redações.

O que o tema e a redação do Fuvest 2021 deixam de lições para os próximos anos?

Tema da redação do Fuvest 2021

A nossa proposta não é aprofundar em uma reflexão sobre o tema da redação. Afinal, é mais produtivo passar as balizas para que cada um possa refletir.

O principal é entender que a redação não deseja abordar uma verdade absoluta, pois o foco é apenas testar a sua escrita. Se o texto estiver bem construído, com argumentos lógicos e coeso, a chance de tirar uma nota máxima é maior.

O tema da redação do Fuvest 2021 liga dois assuntos: capitalismo e sociedade. Além disso, é impossível não “linkar” com a Pandemia e este novo “normal”.

O tema possibilita uma reflexão de cada um, mas com o texto em si é diferente. É fundamental aprender a como redigir um texto assertivo nas próximas edições.

Algumas dicas facilitam bastante a formulação da redação e é possível citá-los. Dessa forma, veja a seguir cinco macetes para que o texto saia daquele jeito.

1- Os textos de apoio te guiam para formular a prova

Em primeiro lugar, é primordial entender a importância que os textos de apoio possuem para o desenvolvimento da prova. Na redação do Fuvest 2021, a quantidade foi de cinco e cada um guiava o estudante até a resposta.

A sociedade no século XXI foi instigada a comentar sem fazer um estudo prévio. Por outro lado, as análises mais profundas se tornaram cada vez mais raras.

Os textos de apoio servem como balizas, ou seja, formam o alicerce da redação. Por mais que a vontade seja de sentar na cadeira e escrever, tenha muita calma.

Leia texto por texto, anote ao lado o que achar importante e só depois comece. Ao seguir essa dica, fica melhor de formular a redação e tirar uma boa nota.

Eu sei que não é fácil ter toda essa frieza, mas é melhor agir assim e evitar um texto que não cumpra com o objetivo da Fuvest. Do mesmo modo, lembre-se de todo o esforço para aquele dia e fica mais fácil de ler os textos de apoio.

Tema da redação do Fuvest 2021

2- Mostre o seu posicionamento na introdução – Tema da redação do Fuvest 2021

Agora que você já leu os textos de apoio, é hora de começar a sua redação. Entretanto, é essencial que você inicie mostrando o tema da redação do Fuvest.

Use a introdução para mostrar a sua visão sobre o problema em questão, mas sem ser logo na primeira linha. É preciso que seja no momento certo e apressadamente, demandando a construção de uma linha de raciocínio criada. 

Lembre-se: é na introdução que o autor convence o leitor a seguir lendo o texto. Um dos maiores erros é repetir palavras e por isso utilize alguns sinônimos. 

Evite fazer rodeios e construa uma argumentação calcada em bases sólidas. Da mesma forma, saiba que o objetivo é convencer o leitor sobre a sua visão.

A introdução não deve ser vista como uma forma de “encher linguiça”, mas sim como uma maneira de apresentar o tema. É mais interessante caprichar e ser o mais direto possível, evitando perder tempo com táticas que não funcionam. 

3- Evite “alegorias”, seja objetivo e traga argumentos que você domine

Este aqui é um erro terrível e que muitas pessoas cometem, mesmo sem querer. Trata-se de encher o texto de “firulas” e que não auxiliam em praticamente nada.

A quantidade de estudantes que perdem nota por isso pode ser um tanto alta. Para evitar esse tipo de situação, a dica é ter um texto objetivo e direto.

A redação não é para avaliar o seu vocabulário, porque o objetivo é avaliar a escrita e a construção de uma linha de raciocínio. Palavras bonitas podem ser utilizadas, mas apenas se você dominá-las e não errar na hora de escrever.

Outra dica fundamental: procure escrever sobre aquilo que você entende. Refute ao máximo trazer informações incompletas e que prejudiquem a sua redação.

Acredite: nessa hora o “menos é mais” e possibilita que você se saia bem. Em outras palavras, mostre o seu argumento e justifique aquela linha de raciocínio. 

Conheça um pouco também sobre o vestibular da Vunesp funciona

4- Mostre repertório

Tema da redação do Fuvest 2021

Embora seja fundamental ser objetivo e claro, não deixe de mostrar repertório. Assim, demonstra vários argumentos que têm uma coerência entre si.

A construção de uma ideia depende diretamente de existir muitos fatores que consigam levar àquele caminho. Contudo, os próprios textos de apoio, que devem ser lidos antes de começar a redação, já te apontam direções essenciais.

Lembra quando falei sobre a importância deles e disse que eram balizas? Quando você sabe utilizá-los, fica mais simples de mostrar muito repertório.

Durante os seus estudos, procure criar redações e aplique o seu repertório nelas. Em seguida, a tendência natural é que você pegue jeito e com o treino em dia.

O próprio tema da redação do Fuvest já traz uma análise que exige repertório. Cabe apenas a você colocar para fora o conhecimento acumulado nesses anos.

5- Domine a língua portuguesa – Tema da redação do Fuvest 2021

Tema da redação do Fuvest 2021

Por fim, é primordial dominar a língua portuguesa e é justamente aqui que o “calo aperta”. O nosso idioma é um dos mais complexos do planeta e requer estudo, porém tenho certeza de que você já tem um excelente domínio do Português. 

Para complementar o ensino, o nosso serviço tem muitos cursos sobre redação. Ao conhecê-los, por meio desse link, você tem acesso a técnicas eficientes.

Outro recurso disponível é você criar uma redação e enviar para nós. Posteriormente, a nossa equipe avalia e devolve para você com o feedback.

Se você quer ir bem na redação do Fuvest ou qualquer outra banca, clique aqui e conheça um pouco mais sobre nossa plataforma de correção de redação. Enfim, não deixe de seguir pelo blog e ter acesso às dicas grátis para conseguir ter o seu texto cada vez melhor.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *