Como funciona a competência 2 da redação Enem

A competência 2 da redação Enem avalia se o candidato entendeu a proposta de texto e aplicou os seus mais variados conceitos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Entender como funciona a competência 2 da redação Enem é importante para quem vai fazer essa prova. Afinal, para conseguir uma boa pontuação no texto, mais do que ter facilidade para escrever, é preciso compreender os critérios de avaliação.

A banca Enem é bastante detalhista na hora de corrigir uma redação. 

competência 2 da redação Enem

Neste material, vamos discutir com detalhes sobre a competência 2 da redação Enem. Então, continue acompanhando e saiba como você será avaliado. Boa leitura!

A competência 2 da redação Enem

O critério de avaliação na competência 2 da redação Enem vai analisar se o candidato entendeu corretamente a proposta do texto. Portanto, é necessário que ele aplique o seu conhecimento de várias formas para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais de uma produção dissertativa-argumentativa em prosa.

Compreendendo a proposta da redação

Entender qual é a real proposta da redação Enem quer dizer que o participante deve ler atentamente todos os comandos da prova. Por isso, preste muita atenção no enunciado introdutório que vai detalhar a proposta de produção. Claro que os textos motivadores devem ser considerados, já que trazem informações muito esclarecedoras sobre o assunto abordado.

A compreensão da orientação é essencial para que os corretores identifiquem se o candidato consegue ler e escrever de forma clara e objetiva. Além de analisar se ele é um analfabeto funcional, um leitor ingênuo ou  mais crítico. Portanto, determinar qual a temática da redação do Enem é importante para que os estudantes sejam analisados dentro do mesmo critério.

Enem

Compreensão do tema

A compreensão do tema é essencial para que a dissertação e a argumentação sejam eficazes. Em primeiro lugar, precisam se referir ao assunto e ao recorte específico solicitado na prova. Mas, além de identificar o eixo temático, o candidato precisa achar qual o aspecto está sendo focado. 

competência Enem

Em 2015, a proposta da redação do Enem foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. O tema central é a “violência contra a mulher”, porém, tem foco na “persistência” e se localiza “na sociedade brasileira”.

Por isso, o candidato que falasse somente sobre a violência contra a mulher e não se atentasse para analisar os recortes e especificidades do Brasil, poderia fugir do tema proposto. Esse é um dos erros que prejudicam toda a redação

Como o participante abordou o tema proposto?

redação Enem

Na avaliação da competência 2 da redação Enem, o procedimento usado pelo avaliador é fazer os questionamentos:

Em relação à leitura e ao uso dos textos auxiliares:

  • O candidato leu?
  • A leitura realizada foi ingênua ou superficial?
  • Ele usou as informações a favor da sua redação?
  • Para desenvolver a sua argumentação, o estudante usou somente os textos motivadores como fonte de informação ou a sua base de conhecimento?

Com relação aos conhecimentos obtidos ao longo da sua formação

  • O aluno conseguiu fazer uma reflexão sobre o tema e relacioná-lo com outros que tenham a mesma temática e quais foram as consequências?
  • O candidato trouxe outros dados, conhecimentos, fatos e argumentos adquiridos a partir da sua vivência?

Aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento

Dentro da competência 2 da redação Enem, o procedimento usado pelo corretor para analisar a aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento é fazer perguntas como:

  • O estudante recorreu à interdisciplinaridade utilizando outras áreas de conhecimento como sociologia, história, biologia, etc?
  • O repertório sociocultural do participante para desenvolver e escrever a redação é produtivo?

competência 2

Desenvolvimento do tema dentro dos limites de um texto dissertativo-argumentativo

Além de compreender o tema proposto, o candidato deve selecionar o seu repertório sociocultural para defender sua argumentação. Portanto, deve escrever uma dissertação e argumentar de forma convincente a sua defesa.

Enem competência 2

Isso significa que a estrutura da redação precisa estar dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo que cada parte tem sua função específica. Ademais, é necessário que a estratégia seja fundamentada na defesa de um ponto de vista.

O candidato que narra histórias demasiadas e sem nenhuma estratégia argumentativa não cumpre essa exigência. Aqueles que só falam sobre o assunto, mas não expressam a sua opinião por meio de argumentos também estão fugindo do que foi pedido na prova. 

Sendo assim, o texto deve iniciar com a introdução, apresentando e contextualizando o tema. No desenvolvimento, é importante comprovar o que foi dito na introdução, utilizando um repertório pertinente e produtivo; ou seja, comprovando suas afirmações. Por fim, a conclusão mostra a proposta de intervenção completa dos problemas levantados no desenvolvimento. 

A construção de uma excelente redação dissertativa-argumentativa deve ser feita a partir de uma tese dentro do tema proposto, apresentando uma argumentação consistente. Desse modo, deve partir de situações, fatos, notícias ou informações reais, para que o candidato exponha o seu ponto de vista sobre o assunto.

Além disso, dentro do texto é fundamental que o autor e leitor se reconheçam como pares. Afinal, estão contribuindo para levar à reflexão sobre um tema de grande importância para a sociedade.

Prepara-se para o Enem com o Corrija-me

Conseguiu compreender como é o critério de avaliação da competência 2 da redação Enem

produção de texto

Resumindo, o corretor vai analisar se você soube compreender a proposta e aplicar os conceitos ao longo da sua produção textual.

Entretanto, para fazer uma boa redação, é preciso treinar bastante. Somente escrevendo é que você vai saber se domina esse gênero textual ou não. Porém, nem sempre o treino é o suficiente, pois é necessário contar com o auxílio de bons profissionais na correção para mostrar onde estão seus erros e acertos.

E o Corrija-me está aqui para ajudá-lo! Conte com a melhor equipe de avaliação de redação e com o suporte da mais completa plataforma de correção de redação. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Entre para o time dos aprovados do Enem.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.