Como fazer uma redação nota máxima na Unicamp?

Para tirar nota máxima na Unicamp é preciso conhecer como é a redação, se atentar para os critérios de avaliação e praticar bastante.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Para fazer uma redação nota máxima na Unicamp é necessário praticar. É uma das etapas mais importantes do vestibular de uma das universidades mais concorridas do Brasil. Portanto, ela é um fator decisivo para conquistar a tão sonhada vaga nessa faculdade.

No caso da Unicamp, essa parte da avaliação corresponde a 20% da nota total do processo. Por isso, tirar uma nota baixa na redação pode comprometer o seu desempenho geral e e comprometer a sua aprovação.

Neste material vamos falar como fazer uma redação nota máxima na Unicamp. Então, continue acompanhando e anote todos os detalhes dessa avaliação. Boa leitura!

Saiba como é a redação da Unicamp

Como fazer uma redação nota máxima na Unicamp?

Para você fazer uma redação nota máxima na Unicamp, é preciso conhecer bem a prova. Portanto, antes de darmos início às dicas de como tirar uma nota máxima na redação, é necessário que você compreenda como ela funciona.

A redação da Unicamp é aplicada no primeiro dia da segunda fase do vestibular. O candidato terá duas propostas à sua disposição, das quais escolherá apenas uma! Nesse caso, é importante selecionar aquela com a qual mais se familiariza. Vale lembrar que a proposta da Unicamp foge da tradicional composição dissertativa, adotada pela maioria dos exames. Ao invés disso, temos os chamados “gêneros textuais”. Estes tipos textuais não são divulgados com antecedência, daí a grande importância de se estar preparado para tudo.

Nas edições anteriores do vestibular, foram solicitados textos como:

  • Artigos;
  • Resenhas;
  • Dissertações;
  • Cartas;
  • Narrações;

Os critérios de avaliação da Unicamp

critérios de avaliação da Unicamp

Os critérios de avaliação da banca da Unicamp são 4:

  • Proposta temática: verifica se o aluno foi capaz de cumprir com as exigências e orientações de escrita;
  • Gênero: analisa a adequação ao gênero exigido;
  • Leitura dos textos: diferente de muitas bancas, a Unicamp exige que se aproveitem os textos motivadores, de modo produtivo e sem necessariamente copiá-los.

Adequação à norma culta e coesão: neste critério, a banca verifica a adequação à norma exigida e o uso de recursos coesivos que garantam a progressão coerente de ideias. 

Dicas para fazer uma redação nota máxima na Unicamp

Abaixo, listamos algumas dicas que achamos fundamentais para fazer uma redação nota máxima na Unicamp. Confira:

Leia atentamente o enunciado e siga a proposta solicitada

Para compreender o que a banca pede, é preciso ler o enunciado com atenção. Afinal, ele informa a proposta, que diz o que deve conter no texto, quem é o interlocutor e qual o gênero textual usar. Caso o candidato fuja do tema ou a redação não seja condizente com o estilo solicitado, o texto é anulado.

Cuidado com a linguagem, gramática e ortografia

Dizem que todo o cuidado é pouco, mas para fazer uma redação nota máxima na Unicamp essa atenção deve ser redobrada. Portanto, não tome cuidado somente para usar a gramática e ortografia corretamente, mas para também a adequação de linguagem ao gênero solicitado.

Além disso, gírias e expressões usadas no dia a dia devem ser evitadas em textos de linguagem formal. Porém, lembramos que colocar diversas palavras difíceis para deixar a redação mais visível, não vai melhorar a qualidade dele.

Aulas ao vivo de redação

Fique atento às atualidades

Atenção as atualidades: Primordial para nota máxima na Unicamp

Quase todas as propostas de redação da Unicamp são de acordo com temas atuais. Portanto, para fazer um texto e tirar nota máxima, você deve dominar as polêmicas mais recentes.

Uma dica: se atente às pautas que geram discussões relevantes, que propõe uma reflexão, por exemplo, a situação política dos países, questões ambientais, avanço tecnológico, disseminação de doenças, etc.

Ter um repertório de referências, saber contextualizar sobre os fatos e intercalar múltiplas ideias podem ser favoráveis para você!

Ler bastante para fazer um texto de qualidade

A leitura é um hábito e para fazer uma redação nota máxima na Unicamp você precisa ler muito. Afinal, a leitura e internalização de repertório é crucial para a construção de repertório rico e reflexivo. Além disso, ela vai ajudá-lo a escrever melhor, estruturar suas ideias, proporcionar novos conhecimentos e contribuir para a sua bagagem cultural.

Ebook repertório sociocultural

Saiba fazer uma boa argumentação

Defender o seu ponto de vista com bons argumentos é importante para fazer uma redação nota máxima na Unicamp. Portanto, faça com que os seus argumentos tenham fundamentos em citações, referências verídicas para que o seu posicionamento se torne mais sólido e confiável.

Pratique redação com a Corrija-me!

Pratique redação semanalmente para atingir nota máxima na Unicamp

Anotou todas as nossas dicas para fazer uma redação nota máxima na Unicamp? Agora é hora de praticar! Afinal, uma das partes mais importantes para estudar produção de texto é a prática. Você só vai escrever bem se começar a escrever de alguma forma.

Conte com o apoio de especialistas para orientá-lo nos seus estudos. A equipe do Corrija-me possui os melhores corretores e professoras. O nosso objetivo é fazer você produzir uma redação nota máxima na Unicamp.

Nossa plataforma de redação é a mais completa do Brasil e com ela já ajudamos milhares de alunos a alcançar sua meta de entrar para uma universidade. Agora é a sua vez!

Escreva suas redações e envie para os nossos corretores. Eles vão fazer a correção e enviar toda a análise para você. Uma forma eficiente de você saber onde está acertando ou não e dar foco para aquelas áreas que mais precisam de atenção. Todos os feedbacks são personalizados e somente você tem acesso a ele. Ou seja, não fica exposto para ninguém ver, é algo entre você e o corretor.

Tenha acesso também a materiais de apoio, vídeos com explicações e aulas ao vivo! Clique aqui e conheça o Corrija-me.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.