Como é realizada a correção da redação Unicamp

Embora não haja um padrão solicitado pela banca examinadora, entender como é realizada a correção da redação Unicamp é fundamental para que os candidatos se preparem de acordo com os critérios a serem considerados.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Está se preparando para realizar o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)? Compreender como é realizada a correção da redação Unicamp é um dos passos fundamentais para adquirir uma boa nota geral! Neste artigo, mencionaremos os principais critérios analisados pelos corretores.

Em primeiro lugar, vale destacar que a prova da Unicamp está entre as mais concorridas do Brasil. Por isso, todo o preparo é essencial para garantir uma boa nota, principalmente, no que diz respeito à redação. A Comvest, banca responsável pela prova, já inicia com uma peculiaridade: não existe um padrão para o gênero da redação.

Os participantes que se inscreverem no exame já devem estar preparados para todo o tipo de gênero textual. Afinal, não existe uma exigência convencional, como no caso do Enem e de outros vestibulares. Dentre os gêneros que já foram solicitados, estão, por exemplo, o podcast e a escrita de uma carta. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a correção da redação Unicamp:

correção da redação Unicamp

Grade de correção da redação Unicamp

Embora não exista um “padrão” ou “gênero” definido para a escrita da redação Unicamp, a banca selecionou alguns critérios importantes que os corretores devem avaliar no texto. Separar um tempo para estudar esses aspectos é fundamental para que o participante se saia bem no resultado final.

Veja a seguir quais são e o que significam:

Citações para redação

Escrita de acordo com a proposta temática

O primeiro quesito refere-se à escrita do texto de acordo com o assunto proposto. O candidato, portanto, deve explorar bem os recursos para abordar o tema em questão. Caso contrário, ele poderá fugir do tema e ter sua produção anulada. A redação deve ser produzida a partir do enunciado e não deve seguir outros parâmetros.

Nesse primeiro critério, a nota atribuída pelos avaliadores deve variar de 0 a 2. Uma boa dica é estudar bastante e adquirir, ao longo do tempo, um bom repertório sociocultural. Quanto maior for o conhecimento do participante, maiores são as chances de escrita de acordo com a proposta temática.

Adequação ao Gênero

Outro item que merece a atenção do aluno, é a adequação ao gênero. Apesar de existir uma variedade de possibilidades, você deverá escrever de acordo com o que está sendo exigido pela banca.

Esse quesito é avaliado de 0 a 3, em que o 0 indica uma fuga total ao gênero da prova, e o 3 indica um bom desenvolvimento do gênero em questão. Uma boa dica é estudar e treinar de acordo com os mais diversos gêneros. Desse modo, o candidato estará preparado não apenas para falar dos mais diversos temas, como também para aplicar variadas estruturas e gêneros.

Leitura dos textos de apoio

Ler os textos de apoio não só é importante para que o aluno tenha um bom embasamento do que será cobrado, como também é um critério de avaliação na correção da redação Unicamp. O aluno precisa aproveitar bem os textos de apoio e demonstrar compreensão das informações correspondentes. Claro, tudo isso sem cópias!

A ideia é que, a partir de um texto bem produzido, o participante demonstre que os textos motivadores o levaram a refletir sobre determinado tema. Diferente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, o objetivo da redação Unicamp não é tanto que o aluno proponha um conhecimento de diferentes áreas ou produza uma série de argumentos.

O intuito é conduzir o texto de forma satisfatória e de acordo com os textos motivadores – eles deverão ser usados como instrumento importante da sua redação.

Nesse item, a nota pode variar desde 0 (não uso ou cópia desses textos propostos) a 3 (um bom uso a partir de leitura crítica e interpretação das informações.

Uso adequado dos mecanismos de coesão textual

Por fim, outro mecanismo a ser avaliado pelos corretores, é o uso adequado dos mecanismos de coesão textual. O que isso significa na prática? O candidato deve utilizar recursos da língua portuguesa para articular bem as informações expostas no texto e fazer escolhas produtivas, que contribuam de alguma forma com o texto.

A ideia, portanto, é que os parágrafos estejam relacionados entre si, e que não sejam apenas um conjunto de informações “soltas”, mas que façam sentido como um todo. Além disso, elementos de sintaxe, ortografia e seleção lexical são avaliados, portanto, a redação deve estar dentro da norma culta.

Neste quesito, a nota atribuída pelos avaliadores deve variar entre 1 e 4.

Quando o participante tem a sua nota zerada?

O participante pode ter sua nota zerada caso cometa alguns erros, como:

  • Fuga ao tema proposto;
  • Cópia integral dos textos de apoio;
  • Desenvolvimento de um gênero diferente do que foi solicitado no enunciado.

Lembre-se, portanto, de estudar bem os gêneros e a linguagem referente a cada um deles. Isso será primordial para que você alcance a nota almejada na redação Unicamp.

Inicie estudando os 10 últimos temas da redação Unicamp. Esse será o primeiro passo para entender o que é solicitado pela banca examinadora.

modelo de redação Unicamp

Pratique bastante e garanta sua vaga!

Compreender os principais critérios e como é realizada a correção da redação Unicamp é essencial para que o participante possa se preparar da forma adequada. Após entender as principais competências que serão cobradas, chegou a hora de iniciar a prática, não é mesmo?

Mãos à obra! Afinal, treinar bastante é o segredo para garantir familiaridade com os mais diversos gêneros e temas. Sendo assim, na hora do exame, você já estará tranquilo e confiante por ter praticado de forma adequada.

A boa notícia é que, para acompanhá-lo nesse processo, a Corrija-me – Correção de Redação possui uma série de profissionais especializados que encaminharão você até a aprovação. Ensinamos você a escrever uma boa redação Unicamp e auxiliamos através de dicas, correções e revisões. Desse modo, você pode treinar e esclarecer suas dúvidas.

Conheça os planos oferecidos na Corrija-me e caminhe em direção à aprovação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.