Como é realizada a correção da redação do Enem

A correção da redação do Enem é realizada por até quatro profissionais e passa por uma série de critérios de avaliação. Conhecer esse processo é fundamental para aplicá-lo na prática e estar um passo à frente na busca pela nota máxima.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Quem nunca se perguntou como é realizada a correção da redação do Enem? Afinal, entender bem quais são as competências avaliadas é fundamental para estar a um passo à frente na busca pela nota máxima. 

A prova de redação, em geral, exige um aluno que tenha um posicionamento crítico e que esteja muito bem informado sobre eventos os mais atuais a respeito dos diversos problemas que preocupam os brasileiros. Mas, certamente, entender a banca de correção apenas por essa ótica nos parece superficial, então, continue lendo o artigo para ficar por dentro de todas as competências:

Quais são os critérios analisados na correção do exame?

Em primeiro lugar, é preciso entender quais são as competências a serem averiguadas pelos corretores. Veja a seguir:

  1. Dominar a norma formal e culta da língua portuguesa – esse primeiro item se refere, principalmente, à questão de gramática e estruturação adequada do seu texto;
  2. Compreensão do tema da redação e aplicação das várias áreas de conhecimento no desenvolvimento do assunto e de acordo com as regras do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Seleção adequada, interpretação e organização dos argumentos dentro do texto, a fim de defender um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos de coesão da língua portuguesa para a construção de um texto bem articulado entre as partes.
  5. Construir uma proposta de intervenção para o problema em questão, de acordo com os Direitos Humanos.

Todos esses critérios devem ser bem treinados pelo estudante, a fim de que ele adquira o preparo adequado e mantenha a confiança e tranquilidade no dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

CORREÇÃO ENEM

Cartilha do participante 

A famosa cartilha do participante 2020 foi elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) juntamente com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é informar aos estudantes sobre o passo a passo da correção de redação e fornecer dicas sobre como produzir um bom texto no dia do Enem. 

Sendo assim, é possível encontrar dentro dela algumas regras como, por exemplo, meios de desclassificação, as competências na íntegra, avaliação de pacientes portadores de deficiência (PCD) e outros aspectos. Se você vai realizar a prova e quer garantir uma excelente nota na redação, vale a pena separar um tempo para estudar esses pontos. 

ENEM

Como ocorre o processo de correção da redação do Enem?

Um dos fatos que você deve saber sobre o processo de correção da redação do Enem é que ele é feito por dois corretores com formação na área. Esses profissionais podem estar em qualquer local do Brasil, tendo em vista que as redações são distribuídas para, em seguida, serem avaliadas remotamente. 

Ambos os avaliadores terão o papel de atribuir uma nota entre 0 e 200 para cada uma das 5 competências, totalizando 1000 pontos. Nenhum deles têm contato e, por isso, a correção passa por dois olhares diferentes, mas sempre em acordância com os procedimentos estabelecidos pela banca. A partir daí, as duas notas são somadas e divididas. Ou seja, a pontuação final é resultado da média aritmética simples.

Caso haja uma grande diferença (a partir de 80 pontos) entre as notas atribuídas, a redação deve passar por uma nova correção feita por um terceiro corretor. Ainda assim, é possível que não haja um acordo. Nesse último caso, a banca de ouro será responsável pela nota final do estudante.

Quando um participante zera na correção da redação do Enem?

Em alguns casos, o participante pode zerar a nota na correção da redação do Enem, ou seja, ter a nota geral atribuída como zero, devido a algum desrespeito às normas solicitadas para a estrutura do texto. 

Isso pode se aplicar, por exemplo, quando o aluno escreveu até 7 linhas. Nesse caso, é preciso garantir que haja, no mínimo, 8 linhas de texto autoral para que possa ser corrigida.

Vale salientar, no entanto, que, dificilmente, você conseguirá estruturar uma boa argumentação com apenas oito linhas. O recomendado, portanto, é utilizar entre 25 e 30 linhas para que a redação fique completa. 

Ademais, um dos principais motivos que levam um participante a receber nota zero é a fuga ao tema. Muitas vezes, o candidato inicia dentro do assunto indicado, e, ao longo do texto, se perde do real objetivo. Nesses casos, ele recebe nota 0.

Citações para redação

Outros motivos para ser desclassificado na redação são:

  • Copiar os textos inseridos como apoio;
  • Não utilizar a estrutura indicada (texto dissertativo-argumentativo);
  • Inserir assinaturas, rubricas ou nome do estudante;
  • Escrever o texto com a predominância de língua estrangeira;
  • Textos ilegíveis;
  • Inserir desenhos, números ou gráficos aleatórios.

Vale ressaltar também que uma das dúvidas dos estudantes refere-se ao desrespeito aos Direitos Humanos. Como se trata do critério avaliado na competência 5, o participante só recebe o 0 nesse critério. Desse modo, o corretor está livre para fazer as considerações acerca das demais competências. 

O segredo é treinar

Se você deseja saber como é realizada a correção da redação do Enem, provavelmente, a sua busca tem a ver com as expectativas para o exame. Uma das principais dicas para se sair bem na prova e na redação é treinar. 

Desse modo, você não só aperfeiçoará e irá reter o conhecimento necessário, como também ficará mais tranquilo no dia da prova, afinal, você fez a sua parte.

Para auxiliar você na sua trajetória, a equipe da Corrija-me – Plataforma de correção de redação está disponível para transmitir as principais dicas para se sair bem na produção de texto. Realizamos aulas, correção, seleção de temas, revisão e muito mais. Tudo isso em um pacote completo que você pode escolher de acordo com seu bolso!

Conheça nossos planos! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.