13 dicas de como passar no Enem

A aplicação prática e eficiente de estratégias nos estudos é essencial para obter uma boa posição no ranking de vagas e garantir sua classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Já pensou em alcançar a sonhada aprovação no curso desejado? Acompanhe o artigo e veja 13 dicas fundamentais de como passar no Enem! 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é uma prova muito esperada por todos os alunos que desejam concluir o ensino médio. Afinal, o desejo é  ingressar em uma universidade pública ou até mesmo, ganhar uma bolsa em faculdades privadas. Dedicar-se aos estudos, sem dúvidas, será uma ferramenta-chave para tirar uma boa nota, no entanto, não é o suficiente. 

A aplicação prática de estratégias nos estudos também é essencial para obter uma boa posição no ranking de vagas e garantir sua classificação. Para ajudá-lo nesse processo, selecionamos algumas dicas importantes de como passar no Enem. Veja a seguir: 

1 – Esteja ciente das principais áreas da prova

Em primeiro lugar, se você deseja saber de fato como passar no Enem, deve saber as seguintes áreas e temas abordados em cada uma, sendo elas:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens e códigos e suas tecnologias;
  • Produção de redação. 

2 – Selecione os principais assuntos cobrados anteriormente

Entendendo quais são as principais áreas, você deve seguir para o segundo passo: selecionar os principais assuntos cobrados nas provas de cada nicho temático ao longo dos anos. 

Por exemplo, se na área de linguagens houve uma grande quantidade de questões envolvendo variações linguísticas ou leitura e interpretação textual, uma boa dica seria focar nesses temas. Vale ressaltar, contudo, que você não deve deixar de estudar os outros assuntos. Não se trata disso. A ideia aqui é priorizar os assuntos mais relevantes e mais prováveis de surgir nas questões.

Veja aqui os último 10 temas do ENEM.

Aproveite também mais 10 temas que preparamos para você estudar:

Neste artigo, você pode aprender como estudar atualidades para redação.

3 – Estude desde cedo

Um fato: os estudantes que se preocupam sobre como passar no Enem devem começar a estudar desde cedo. Os que mais se destacam dentre as vagas são aqueles alunos que priorizam a vida acadêmica e colocam sempre os estudos em dia. Portanto, não deixe para estudar de última hora. 

Se você optar por se dedicar aos estudos apenas no último ano do ensino médio, terá grande prejuízo em relação aos demais candidatos. Embora algumas questões do Enem sejam consideradas fáceis, também existe a categoria média e as mais complexas, que poderão ser um problema caso você não se dedique. 

Além disso, a variedade de assuntos é bem extensa, o que necessita de longos períodos de tempo dedicados a cada tema, para melhor aprofundamento do conteúdo. 

prova enem

4 – Atente-se às regras de desclassificação

Antes de se preocupar em passar no Enem, é preciso realizar a prova dentro das regras exigidas pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, preparar-se por tanto tempo e ser desclassificado na hora da prova pode ser uma grande frustração para o estudante. O objetivo é realizar a prova e garantir a aprovação desejada.

Sendo assim, é preciso manter a atenção ao edital. 

É muito importante separar um tempo para ler o documento completo. Isso porque, entender o que pode (ou não) ser feito durante o dia da prova é crucial, ainda que você já tenha lido sobre isso ou acompanhado em jornais. 

Ademais, usar aparelhos eletrônicos no momento do exame, chegar atrasado ou até mesmo chegar atrasado, são motivos de desclassificação. Fique atento(a)! 

4 – Pratique a leitura e interpretação textual

Ler bem é um pré-requisito para quem deseja ter um bom repertório sociocultural e escrever bem. Se você deseja saber como passar no enem, leve em consideração que ambas são habilidades imprescindíveis nesse processo, pois é preciso ter uma boa escrita e conteúdo relevante para alcançar uma nota alta na redação.

Além disso, as habilidades com interpretação de texto também serão eficientes para a prova de linguagens e códigos. 

Aulas ao vivo de redação

5 – Pratique os simulados

Sim, a prática leva à perfeição! Quanto mais você estiver treinado através da realização de simulados e provas antigas do Enem, maiores são as chances de eficiência na hora da prova. Trata-se de uma dica fundamental para o controle de tempo, por exemplo, tendo em vista que há uma vasta quantidade de questões e pouco tempo de prova. 

É preciso não só entender o conteúdo, como também usar estratégias para administrar bem o tempo. 

Exame Nacional do Ensino Médio

6 – Pratique redação com frequência

Da mesma forma que a prática dos simulados é importante, praticar a escrita é fundamental. Entender mais sobre os diversos temas que envolvem o âmbito social, econômico e político e se manter atualizado também são alguns pilares. 

O tema da redação só será descoberto na hora, e, para ter um bom desempenho, será necessário que o estudante tenha um bom repertório. 

Veja esse nosso artigo de como fazer conclusão para redação.

7 – Crie um cronograma de estudos eficiente

O planejamento de estudos e organização de horários será importante para desenvolver esse hábito e segui-lo de forma adequada. Portanto, prepare um tempo para cada matéria e priorize assuntos que você tem menos familiaridade. Isso fará a diferença nos seus resultados.

prova enem

8 – Aplique métodos diferentes de estudos

Uma boa dica sobre como passar no Enem, é aplicar diferentes métodos de estudos e descobrir o caminho ideal para você. Testar técnicas de tempo como o método Pomodoro, realizar revisões com frequência e provar os melhores meios de fixar os conteúdos são formas de entender o melhor caminho para você.  

9 – Separe um tempo para descansar

Separar períodos de tempo para descansar é fundamental não apenas durante a véspera de prova, mas também durante o decorrer do ano. Reserve um horário para assistir um filme ou realizar uma atividade que você gosta. Descanso é importante para renovar as energias e absorver novos conteúdos.

10 – Na hora do exame, priorize questões mais “fáceis”

Uma prioridade dos candidatos deve ser começar pelas questões que consideram mais fáceis no momento da prova. Sendo assim, já é possível garantir os pontos de temas mais simples e o tempo restante pode ser destinado a resolver os temas mais complexos.

11 – Atente-se às “pegadinhas”

Quando houver questões com respostas absolutas, como “sempre” ou “nunca”, desconfie. A probabilidade de estarem corretas é bem menor.  Além disso, a objetividade é um dos pilares do Enem, por isso desconfie também de respostas muito longas.

12 – Mantenha a tranquilidade

Evite se cobrar demais nos estudos. Lembre-se de que você está dando o seu melhor e isso será mais do que necessário. Além disso, quanto menos nervoso você estiver no dia do exame, melhor será o seu raciocínio e, por consequência, os resultados finais. 

como passar no Enem

13 – Uma boa preparação é primordial

Se você deseja saber de fato, como passar no Enem, lembre-se que uma boa preparação é primordial. Na plataforma Corrija-me, temos cursos de redação, revisão e uma série de ferramentas que ajudarão no seu processo de estudos. Cadastre-se agora mesmo e desfrute desses benefícios!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.