Como estudar atualidades para redação (10 dicas especiais)

Fazer uma boa redação requer, além de conhecimento gramatical e ortográfico, um bom entendimento sobre atualidades, já que através disso é possível a construção de argumentos que estejam de acordo com a realidade e que garantam uma boa nota na redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Se você está se preparando para qualquer tipo de prova, seja Enem ou vestibular, já deve ter percebido que é importante ficar atento a tudo o que acontece no Brasil e no mundo, principalmente para a construção de um bom texto. Assim, estudar atualidades para redação é algo de extrema importância.

É comum, no entanto, que muitos alunos tenham dúvidas sobre como fazer isso, ou até mesmo, por onde começar. Isso acontece porque todos os dias as pessoas recebem diversas informações através de redes sociais e pela TV e não existe um filtro para elas.

Sendo assim, o post de hoje trará para você algumas dicas importantes para realmente ficar atento ao que é importante sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

1 – Assista a jornais 

Uma das primeiras coisas que uma grande parcela de pessoas, principalmente os jovens, faz desde quando acorda até o momento de dormir, é olhar as redes sociais através do celular. Contudo, essa não é a melhor forma de estar atento às notícias que realmente importam.

A verdade é que, nas redes sociais, é comum haver outras distrações que fazem com que percamos o foco da notícia. Portanto, tirar um momento do dia para assistir a jornais nacionais se torna mais eficiente.

Uma dica importante é assistir a diferentes jornais, pois assim você poderá ter uma visão mais ampla sobre o que realmente está acontecendo.

2 – Os podcasts também são uma ótima opção 

podcast é uma forma de estudar atualidades

Para quem deseja realmente estudar atualidades para a redação, os podcasts podem também ajudar. Eles servem como um complemento ao noticiário, podendo trazer assuntos mais específicos, mas que têm grande relevância.

Uma dica valiosa é aproveitar também vários conteúdo para sua redação nesse podcast fantástico sobre redação: RedaçãoCast.

Aulas de redação

3 –  Leia portais de notícias na internet 

A ideia é trabalhar todos os sentidos de maneira diferente para que assim, você possa assimilar o conteúdo. Portanto, uma maneira de fazer isso é lendo.

Sim, depois de ver e ouvir notícias, fazer uma leitura apurada sobre o que acontece na atualidade vai permitir que você trabalhe outras áreas do seu cérebro e seja capaz de assimilar melhor o conteúdo.

4 –  Acompanhe canais de estudo no Youtube

utilize o Youtube e estude as principais atualidades

Uma outra forma de ficar atualizado é utilizando a internet a seu favor. Para isso, você pode estudar atualidades para a redação através de canais específicos que ajudam a entender mais sobre assuntos que estão em evidência.

Estes canais falam de uma forma mais simples, porém bastante detalhada sobre o tema atualidades. Dessa forma, você encontra mais uma maneira de assimilar o conteúdo.

5 – Utilizar aplicativos também é uma ótima forma de estudar atualidades para redação

Atualmente, existem diversos aplicativos sobre atualidades que enviam notificações sempre que uma notícia nova chega. Assim, você fica por dentro de tudo que acontece sem ter que ficar caçando pela notícia propriamente dita.

6 – Não dispense a mídia impressa 

Apesar de não estar mais em evidência, a mídia impressa também é importante. Isso porque ela oferece outros pontos de vista sobre os assuntos, garantindo que você desenvolva um pensamento crítico mais apurado.

7- Não se esqueça de manter um cronograma de estudos 

Mesmo com todas as informações à sua disposição, caso você não se organize, fica difícil adotar uma ou mais destas dicas. Por isso, é preciso que se organize, separando um horário específico para isso. 

8 – Saiba diferenciar o que realmente tem importância 

Outro ponto importante, sobre o qual você precisa estar muito atento, é na diferenciação de notícias. Isto é, precisa saber diferenciar as notícias que realmente são relevantes daquelas que não são.

Além disso, é importante que tenha a mente aberta para entender como funciona. Por exemplo, saber quem foi o último ganhador do BBB não é importante, entretanto, reconhecer qual é a relevância e influência deste programa sobre as massas é.

9 – Atente-se aos temas controversos 

Em provas como as do Enem, por exemplo, é comum encontrarmos temas que contrastam com o pensamento comum e requerem maior aprofundamento. Preparando-se para isso, você não será pego de surpresa e poderá fazer uma boa redação.

10 – Encontre uma solução plausível para os problemas que você vê 

A proposta de intervenção é uma das partes de uma redação dissertativo-argumentativa, sendo preciso saber desenvolvê-la de maneira coerente. E nada melhor do que treinar buscando soluções para os problemas que você já tem visto.

11 – Fique atento às principais problemáticas sociais 

Em se tratando de estudar atualidades para a redação, é importante que você fique atento às problemáticas mundiais, entendendo seu contexto histórico, político, econômico e cultural para que consiga se sair bem na hora de construir seu texto.

12-  Atenção para não cometer estes erros

Atenção a redação para não cometer estes erros

 

  • Achar que, pelo fato de ter lido sobre o tema de maneira superficial, você já entende sobre ele;
  • Acreditar que opinião pessoal é um argumento, quando na realidade não é;
  • Defender um posicionamento político extremo, uma vez que é importante que, em sua redação, você desenvolva uma visão crítica e analítica sobre o tema;
  • Concordar plenamente com o tema apresentado sem ter argumentos que o desfavoreçam, pode indicar alienação, levando em consideração aspectos positivos e negativos de tudo o que acontece.

Está em dúvida se está se saindo bem ao estudar atualidades para redação? Então conte com o Corrija-me! 

Para ajudar nossos alunos de maneira mais efetiva, montamos diversos cursos de redação que se adequam exatamente ao estágio de aprendizado de cada um. Por isso temos cursos de redação como: Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado. Faça seu cadastro aqui de graça e assista a algumas aulas de redação grátis.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.