Evite estas palavras na redação do Enem

Acertar em todos os quesitos do Enem é o sonho de todo candidato. Por isso, é importante se atentar a todos os detalhes, inclusive, a quais palavras não usar na redação para garantir bons resultados. Entenda mais sobre o assunto a partir de agora.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Embora os erros ortográficos e gramaticais sejam vistos como os vilões de um texto, é importante entender quais palavras não usar na redação Enem a fim de não deixar seu texto carregado e até mesmo, sem sentido.

É claro que não se deve abandonar a linguagem formal, mas alguns termos e expressões podem fazer com que a redação não fique clara, o que, com certeza, vai interferir na sua nota.

Quais palavras são estas? É o que você vai saber a partir de agora. Portanto, fique atento a todas as informações que traremos para você.

Dicas de quais palavras não usar na redação Enem

Já pensou em quais palavras podem não fazer sentido, ou até mesmo, atrapalharem um texto. Pois é! Pode ser que, em meio a tantas informações, isso ainda não tenha passado pela sua mente, mas vamos ajudá-lo a partir de agora. Veja algumas dicas.

1 – Não use “aí” e “daí”

não utilize estas palavras na sua redação do Enem

Essas expressões são muito comuns no vocabulário de algumas pessoas no dia a dia, contudo, devem ser evitadas na sua prova. Isso é simples de entender, pois são expressões que sugerem oralidade. O problema é que muitos alunos erram quando utilizam isso na redação. Veja dois exemplos:

Uso correto: “Tire essa cadeira daí!”; “Não vi você quando cheguei”.

Uso incorreto: “A pandemia fez com que muitas pessoas adoecessem e morressem, causando um caos na economia, daí o governo resolveu realizar o isolamento como medida preventiva”

“Ela começou a ter sintomas graves ocasionados pelo vírus e foi internada.”

2 – Evite usar o “e” repetidamente 

O “e” é utilizado na maioria dos casos como conjunção e, por ser algo corriqueiro, você pode se equivocar ao utilizá-lo constantemente, ocasionando um vício comum na oralidade. O ideal é que você o use para ligar períodos e não para iniciar frases.

3 – As contrações também não são legais 

A redação do Enem precisa ser clara, simples e objetiva, porém é importante lembrar que o uso de um vocabulário formal serve para manter a qualidade do texto. Assim, evite contrações como, por exemplo “pra” ( no lugar de para).

4- Não se recomenda o uso de interjeições 

Neste ponto, é importante ressaltar que a proposta de redação Enem exige um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, o uso de interjeições não é recomendado.  Alguns exemplos de interjeições são: “hein”, “puxa”, “ah”, “oh”, etc.

5 – Cuidado com o uso do “então”

Nesse caso, não se trata de não usar o “então”, mas sim, de saber como utilizá-lo.  Isso porque a palavra pode ser utilizada como conjunção, tendo o sentido de “logo”, e como advérbio temporal. É necessário estar atento, pois a palavra usada de forma inadequada acaba se tornando um vício de linguagem. Para que você possa compreender melhor, veja alguns exemplos.

Uso correto como conjunção: “Se o uso celulares em sala de aula pode ser produtivo, então cabe aos profissionais da educação encontrar formas de inseri-lo nesse contexto”

Uso correto como advérbio temporal: “A pandemia causada pela Covid-19 começou na China em 2019. Desde então, o mundo tem vivido em pleno caos.”

Uso incorreto: “Então, acredita-se que a vacina seja um dos meios de reduzir a quantidade de óbitos.”

6 – Evite o uso de ditados populares

Apesar de parecer que o uso de ditados populares incrementam a redação, isso não é verdade. Muito pelo contrário, os ditados populares são exemplos de quais palavras não usar na redação Enem.

A justificativa é simples: a redação do Enem exige dos candidatos um raciocínio mais aprimorado. Desse modo, é importante fugir do senso comum, evitando expressões clichês ou até mesmo fora do contexto.

Correção de Redação

7 – Utilizar pronomes “eu” e “você” também está proibido 

Por ser uma redação dissertativa-argumentativa, não cabe o uso desses pronomes, já que eles tornam o tom do texto muito pessoal. Do mesmo modo, é importante que você evite escrever o texto falando com o leitor ou dando sugestões do que ele deve fazer, como, por exemplo: “Adote essas medidas, uma vez que só assim você será capaz de mudar o mundo!”.

8- O uso de palavras que generalizam ou radicalizam também não é recomendado 

Na lista de quais palavras não usar na redação Enem, estão aquelas que radicalizam ou generalizam algo. Isso porque sempre existe uma exceção, seja qual for a ideia que você esteja discutindo no seu texto. 

Desse modo, evite usar palavras como: “todos”; “ninguém”, “impossível”; “jamais”; “sempre”; etc.

9- Preste atenção para não utilizar a linguagem da internet

não utilize essas palavras na sua redação

Você, muito provavelmente, já deve ter se pegado escrevendo em alguma redação uma ou outra palavra que utiliza para se comunicar na internet. Os exemplos, nesse caso, são muitos, como: “vc” (no lugar de você) ou “tb” (no lugar de também).

Logo, não é preciso dizer que o uso destas palavras na redação do Enem está incorreto e reduzirá sua pontuação. Portanto, tome muito cuidado.

10- As gírias e palavrões estão expressamente proibidos 

Apesar de muitos candidatos saberem que utilizar gírias e palavrões na redação do Enem é algo proibido e que reduzirá a nota, isso pode acontecer. Por isso, preste atenção ao máximo para não utilizar expressões comuns tais como: “tipo assim”; “tá ligado” ou “fica a dica”.

11 – Não utilize palavras “difíceis” sem conhecer o significado 

Na lista de quais palavras não usar na redação Enem, estão aquelas que você conhece, mas não sabe o significado. Então na dúvida, melhor não utilizar, pois mais vale uma palavra simples e que você conhece o significado, do que uma mais rebuscada e colocada fora de contexto.

12 – Evite expressões comuns como “hoje em dia”, “muitas sociedades” e “muitos países 

Utilizar frases prontas, como as citadas acima, pode prejudicar a sua nota, uma vez que dão a impressão de que falta conteúdo e criatividade. Então invista na autenticidade e evite termos clichês.

Treine com a Corrija-me

que palavras não usar na redação enem

Saber quais palavras não usar na redação Enem é apenas um dos passos para se obter boa pontuação na prova, uma vez que é importante treinar para melhorar o seu desempenho. Para isso, conte com o Corrija-me! 

Com uma equipe completa e capacitada, realizamos correções e treinamentos para que você consiga desenvolver mais habilidades de escrita e criar uma boa redação.

O que está esperando? Faça sua inscrição hoje mesmo e comece a treinar para se sair bem na redação do Enem!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.