Como usar o gerúndio em uma redação?

Usar o gerúndio em uma redação é entender como utilizar uma das três formas nominais de um verbo, sem exagero e no tempo certo.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você sabe como usar o gerúndio em uma redação? Já reparou que, em várias introduções, seja ela de música ou não, é possível usar o gerundismo? O debate sobre o gerúndio é extenso e as dúvidas sobre o seu uso também.

Há muitos estudantes que acreditam que o uso do gerúndio é incorreto. Porém, ele é uma das três formas nominais do verbo.

gerúndio

Para ajudá-lo a usar o gerúndio da forma correta, elaboramos este material. Continue acompanhando e saiba como empregá-lo. Boa leitura!

Afinal, o que é gerúndio?

Como dissemos acima, o gerúndio é uma das três formas nominais do verbo. Portanto, possui tanto a função do verbo, como a do nome. São elas:

  • Infinitivo;
  • Particípio;
  • Gerúndio.

O valor semântico do gerúndio indica uma ação em processo, em desenvolvimento, em continuidade, com a sensação de ser duradoura.

Ao usar o gerúndio, o verbo é empregado em ações que são prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento. Além disso, ele é caracterizado pela terminação -ndo.

Por exemplo:

Amar – amando;

Vender – vendendo;

Participar – participando;

Cantar – cantando;

Fazer – fazendo.

Aulas ao vivo de redação

As formas do gerúndio 

O gerúndio se apresenta de duas formas. Veja:

Simples

Aqui é indicada uma ação que ainda está em andamento. Por exemplo: “Carla não pode sair agora, pois está estudando. “ ou ainda, “Estou desenvolvendo um novo projeto!”.

Composto

Ao usar o gerúndio em sua forma composta você vai indicar uma ação já concluída, antes da oração principal, formada pelos verbos auxiliares tenho e havendo e o particípio do verbo principal. Veja o exemplo:

Havendo terminado o prazo de inscrição, a instituição encerrou as candidaturas.

Tendo chegado das provas, resolveu descansar um pouco.

Saiba como usar o gerúndio

gerundismo redação

Agora que você já sabe o que é gerúndio e quais são as suas formas, é necessário aprender a usá-lo em uma redação. Veja:

Em sua função de advérbio

Ao usar o gerúndio na função de advérbio, ele pode sinalizar circunstâncias como:

  • Causa;
  • Modo;
  • Meio;
  • Condição;
  • Tempo;
  • Concessão.

Veja alguns exemplos de frase:

Namorando, Carla fica mais romântica. (condição)

Chovendo, a avenida corre o risco de alagar. (tempo)

Função de adjetivo

Quando o gerúndio exerce essa função, normalmente, é caracterizado como substantivo. Por exemplo:

Roberto é um formando.

É impossível estudar com as crianças gritando o tempo todo.

Correção de redação

Qual é a diferença entre o gerúndio e o gerundismo?

Possivelmente, você já ouviu que devemos evitar ao máximo o uso do gerundismo em uma redação, certo? Esse é o grande vilão dos textos! Mas usar o gerúndio é permitido, sim!

O gerundismo nada mais é do que o uso em exagero e repetido do gerúndio. Portanto, é considerado um vício de linguagem.

A crença popular diz que a sua origem se deu pelo uso excessivo dos atendentes de telefone. Os materiais recebidos para treinamento eram traduzidos do inglês e as frases eram muito repetitivas. Portanto, o discurso “vou estar encaminhando” começou a soar mal para os nossos ouvidos.

No entanto, outra questão é que o gerundismo é uma forma mais fácil de achar uma boa comunicação. Por exemplo, ao invés de usar o verbo “transferirei”, é empregado o gerúndio com “vou estar transferindo”. 

Mas como usar o gerúndio em uma redação?

usar o gerúndio

Usar o gerúndio em uma redação possui bastante flexibilidade quanto à sua disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo.

O fato é que usar o gerúndio corretamente é para expressar ações que estão acontecendo. Portanto, o que influencia é a sua intenção de comunicação. Veja os exemplos:

  • Terminando o filme, vamos dormir. Aqui o gerúndio está na frase anterior à oração principal;
  • A criança estava pulando corda. Na frase, o uso do gerúndio indica uma ação duradoura no passado;
  • Por terminar o namoro, Camila estava chorando. Nesse caso, o gerúndio indica a ação posterior à ação principal. 

Dúvidas sobre como usar o gerúndio? O Corrija-me te ajuda!

gerundismo redação

Não existe nada pior do que querer escrever algo e não conseguir passar para o papel. Ou ainda, não saber usar corretamente os tempos verbais para produzir uma redação. Nós o compreendemos, por isso, criamos a Corrija-me!

Somos o mais completo curso de redação on-line do Brasil. Para isso, contamos com uma plataforma de estudos eficiente, para ajudar nossos alunos a escrever melhor e dentro do que é solicitado pelas principais provas de concurso, Enem e outros vestibulares.

Nossa equipe é composta por profissionais que conhecem muito bem a gramática da língua portuguesa. Além de estarem sempre atentos às principais mudanças da ortografia e pronúncia para orientar corretamente os nossos amigos.

Para usar o gerúndio em uma redação, é necessária muita atenção. Muitas vezes o candidato ainda possui dúvidas e a nossa dica é: se surgir aquele pontinho de interrogação na sua cabeça, troque a frase por algo do mesmo sentido.

No entanto, antes de você fazer qualquer prova, estude redação com o Corrija-me! Nós vamos ensinar a usar o gerúndio de forma correta em sua produção de texto. Além de aulas teóricas para explicar sobre essa forma nominal do verbo, você pode treinar bastante! Ou seja, escrever as suas redações para a nossa equipe revisar.

Essa é uma das formas mais eficientes para você estudar. Assim, você coloca em prática tudo o que aprendeu e absorve mais os conhecimentos adquiridos.

Entre para o time de alunos que são mais que preparados para fazer uma prova de redação. Afinal, o nosso objetivo é fazer você passar para o lado dos aprovados e conquistar a tão sonhada vaga na universidade!

Conheça a nossa plataforma de correção de redação, que é a mais completa do Brasil, e saiba como o Corrija-me pode ajudá-lo!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.