20 filmes e séries para usar em sua redação

Aproveitar o acervo de filmes e séries disponíveis na internet e nos streamings para engrandecer a sua bagagem de conhecimento pode ser uma excelente atitude para construir boas redações.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Aproveitar o acervo de filmes e séries disponíveis na internet e nos streamings para engrandecer a sua bagagem de conhecimento pode ser uma excelente atitude para construir boas redações. Que tal uma lista de filmes e séries para redação?

Ter boas referências de filmes e séries é excelente para desenvolver ótimas redações. Não sabemos qual será o tema da redação do Enem ou outro concurso, afinal, são diferentes abordagens. Entretanto, vale a pena ficar de olho nos assuntos mais importantes do momento.

No entanto, é necessário ter outras bases para ter um bom argumento e desenvolver bons textos. Saber escrever uma redação com início, meio e fim que tenha realmente uma boa estrutura e, ainda, coesão e coerência, é essencial para ter uma boa nota nessa etapa da prova.

filmes e séries

Para te ajudar, vamos listar 20 filmes e séries que você pode usar em sua redação. Mais do que somente se divertir, você aumenta a sua bagagem de conhecimento e ainda treina a sua argumentação para a redação. Portanto, continue acompanhando e confira!

Conheça 20 filmes e séries para te ajudar a escrever a sua redação

Confira a nossa lista de filmes e séries para te ajudar a desenvolver sua redação:

séries

Sobre globalização e capitalismo

O filme mostra um mundo neocapitalista e que surge uma comunidade interligada por relações profissionais e comerciais. Ela provoca transformações no sentido como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo:

  • #1 – Babel: o longa-metragem tem o seu cenário na África, América e Ásia, e mostra a interdependência entre os acontecimentos dos continentes;
  • #2 – Encontro com Milton Santos, um longa que aborda as reflexões feitas pelo geógrafo brasileiro sobre a globalização, seus efeitos negativos sobre os países pobres;
  • #3 – Biutiful, narra a história de Uxbal e mostra quem vive no bairro pobre de Barcelona, explorando os imigrantes africanos e chineses que estão ilegais no país. Há venda no mercado negro com produtos feitos com mão de obra muito barata;
  • #4 – Trabalho interno: documentário que foi vencedor do Oscar de 2011, relatando a crise econômica atual, com explicação do modo didático do sistema financeiro mundial.

Intolerância

O mundo está marcado por violência, conflitos e desigualdades. Afinal, surge a dificuldade em aceitar e respeitar as diferenças para conviver melhor em uma sociedade, que está cada vez mais dinâmica e plural.

  • #5 – Crash – No Limite, um filme que fala sobre os conflitos entre pessoas de várias etnias nos EUA. Portanto, explora a questão da intolerância e do ódio;
  • #6 – A Onda, uma história de um professor na Alemanha que faz a simulação de um regime autoritário dentro da sala de aula. Afinal, precisava convencer os alunos que eles ainda não estavam livres da ameaça no nazismo;
  • #7 – Promessas de um Novo Mundo, um longa com entrevistas feitas com crianças judias e palestinas, onde falam sobre a sua visão sobre o conflito entre Israel e Palestina, abordando a morte de parentes e amigos.

Sobre Imigração

Está cada vez mais comum ver a repressão sobre o tema imigração ilegal, contracenando com o choque cultural decorrente do aumento de fluxo de pessoas dos países mais pobres para os mais ricos. Esse fluxo migratório causa guerras e sérios problemas ambientais.

  • #8 – Entre os Muros da Escola é uma ficção feita com personagens inspirados em situações reais em uma escola francesa. O filme aborda os problemas de relacionamento e convivência entre os jovens franceses com os imigrantes;
  • #9 – Território Restrito mostra uma situação complicada de estrangeiros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Meio Ambiente

filmes

Em uma sociedade capitalista e consumista, ver filmes e séries que abordam as suas consequências é fundamental para desenvolver um bom texto. Afinal, em todo o mundo os problemas ambientais são evidentes e estão cada dia mais em alta as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e a proteção da natureza.

  • #10 – Uma verdade inconveniente é um documentário de Al Gore, ex-presidente americano e que ganhou o Nobel da Paz. Ele apresenta os problemas do meio ambiente de forma bem didática e muito clara, alertando sobre um possível futuro problemático do nosso planeta;
  • #11 – Surplus um dos filmes e séries que é em formato de documentário, que usa uma linguagem de videoclipes para falar sobre temas que são polêmicos para a sociedade de consumo. Portanto, mostra os seus efeitos devastadores de como essa desenfreada aquisição estraga o meio ambiente e como as pessoas se vêem como cidadãos e indivíduos;
  • #12 – Avatar, uma animação sucesso de bilheteria é uma ficção científica que usa a metáfora para falar sobre o problema do meio ambiente. Mas a população usa de forma descontrolada os recursos ambientais.

Filmes e séries como violência urbana

Os filmes e séries que exploram com grande realidade a violência nas grandes cidades e a desigualdade social estão cada vez mais em alta. Especialmente os nacionais, onde a segurança pública é a principal pauta.

  • #13 – Cidade de Deus é um dos sucessos de bilheteria do cinema nacional. Ele retrata a transformação da maior comunidade do Rio de Janeiro que é dominada pelo tráfico;
  • #14 – Ônibus 174 é um documentário brasileiro que conta a história do ônibus sequestrado no Rio de Janeiro, em 2000. Isso foi por Sandro do Nascimento que manteve os passageiros como reféns;
  • #15 – Tropa de Elite um dos filmes mais vistos do cinema brasileira, que narra a história do Capitão Nascimento e do BOPE do Rio de Janeiro.

Filmes e séries sobre o mundo digital

filmes e séries

O mundo está passando por diversas transformações digitais. Afinal, é possível ver que ela está em tudo o que fazemos hoje em dia. As nossas relações, por exemplo, estão cada vez mais virtuais.

  • #16 – A Rede Social é o filme que conta a história de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, que se tornou a rede social mais famosa do planeta;
  • #17 – Matrix fala sobre o mundo onde toda realidade, na verdade, é uma ilusão. Portanto, mostra como a inteligência virtual domina os seres humanos.

filmes e séries

Ciência e ética

Os avanços científicos estão cada vez maiores e, portanto, é hora de pensar em suas questões éticas e no que é realmente humano. Afinal, como será uma sociedade formada somente por termos científicos? Isso poderá mudar a forma como vemos o mundo?

filmes

  • #18 – Eu, Robô mostra o mundo em 2035 onde os robôs existem para servir os humanos, obedecendo às Leis da Robótica de Isaac Asimov. Mas o conflito entre máquinas e humanos não demora a surgir;
  • #19 – Inteligência Artificial, fala de um mundo onde os androides convivem com seres humanos diariamente. Porém, um cientista resolve criar um robô com sentimentos, com a aparência de uma criança, sendo programado para amar os seus pais;
  • #20 – Chernobyl, uma minissérie que retrata o acidente nuclear na usina de Chernobyl, Ucrânia, em 25 de abril de 1986. Esse foi um dos fatos mais importantes da história mundial e você terá a oportunidade de entender melhor o contexto vivido na época e como as pessoas reagiram para reduzir os danos catastróficos da explosão.

O que você achou da nossa seleção de filmes e séries para melhorar a sua redação? Conte com a Corrija-me para te ajudar a passar nessa etapa da prova!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.