10 dicas de como fazer uma boa redação para concurso

Não existe uma fórmula mágica para aprender como fazer uma boa redação para concurso. O participante que almeja o êxito nessa etapa, deve levar em consideração um conjunto de práticas que se iniciam antes mesmo do concurso e que farão a diferença na nota final.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Acertar o máximo de questões na prova objetiva é fundamental para quem deseja passar no concurso almejado. Vale ressaltar, entretanto, que saber como fazer uma boa redação também é um passo imprescindível para conquistar a sonhada classificação.

Ambos são necessários e merecem atenção do participante. Isso porque, ao propor um tema de redação, a banca examinadora avaliará não somente a capacidade de organizar as ideias e de argumentar do concurseiro, como também o seu nível de conhecimento e de reflexão acerca de temas relevantes na atualidade.

A questão, no entanto, é que para realizar uma produção textual com excelência, o participante deve levar em consideração algumas estratégias. Não existe uma receita de bolo ou fórmula mágica que leve à redação perfeita, mas sim, um conjunto de práticas para chegar à nota almejada.

Para ajudá-lo nesta jornada, selecionamos 10 dicas de como fazer uma boa redação para concurso. Veja a seguir:

1.  Esteja por dentro das atualidades

Em primeiro lugar, a dica é: esteja por dentro das atualidades antes mesmo de fazer a redação. É muito comum que as bancas examinadoras cobrem temas de relevância para o país e para o mundo. Por isso, separar um tempo para conferir os jornais, e pesquisar sobre assuntos mais repercutidos – seja no âmbito social, político ou econômico – é fundamental.

Além disso, é necessário participar de algum grupo de estudos, curso ou disciplina em que haja discussões sobre essas atualidades. Isso será importante para estimular sua capacidade de argumentação sobre os temas, e, de brinde, ainda será uma ótima maneira de treinar para fazer uma boa redação para concurso.

Lembre-se também de que alguns tipos de concurso possuem temas gerais mais específicos. Por exemplo, concursos para a Polícia poderão cobrar uma reflexão acerca da segurança pública ou direito constitucional. Vale a pena investigar esses parâmetros.

como fazer uma boa redação para concurso

2.  Treine o tempo de redação

Pode parecer que não, mas se você deseja de fato saber como fazer uma boa redação para concurso, deve treinar o tempo de redação antes mesmo de realizar o texto oficial. Desse modo, sempre que você estiver praticando, utilize um cronômetro. Isso será importante para entender o tempo exato que você precisa para fazer a redação.

Além do mais, como existe um horário limite para realizar provas e redações nos concursos, você deve segui-los.

Cronometrar é uma forma de entender se você está demorando muito para terminá-la. Logo, tentar verificar um tempo médio de construção de redação é crucial para verificar se esse intervalo não irá prejudicar a resolução de outras questões. Se, por acaso, você estiver ultrapassando um determinado limite, é possível treinar, se organizar melhor, e realizar a redação em menor tempo. A prática é importante para a adaptação.

3.  Entenda o tipo de texto e proposta de tema da redação

No dia do concurso, já é preciso estar ciente de qual será o tipo de texto cobrado. Na maioria dos casos, por exemplo, as bancas costumam cobrar a redação dissertativa-argumentativa. Sendo assim, você já deve estar por dentro da estrutura do texto e de qual é o objetivo principal do gênero.

Fora isso, você terá um novo desafio no dia do concurso: entender a proposta de tema da redação. Leia bem o enunciado e acompanhe seu fluxo de ideias. Essa compreensão será fundamental para que você não fuja da ideia definida para a produção do texto e possa seguir para a seleção de argumentos.

4.  Selecione bem os seus argumentos

No mais, se você deseja realmente saber como fazer uma boa redação para concurso, outra dica importante é selecionar bem os seus argumentos. Faça uma reflexão sobre o tema e lembre-se de tudo o que você já estudou sobre o assunto. Citações, histórias, possíveis relações e conexões, filmes e livros. Não importa o que seja, esse momento para “tempestade de ideias” pode ser usado a seu favor.

Após pensar e anotar esses argumentos, você terá um instrumento de defesa, ou seja, a sua tese. A partir disso, você poderá seguir para o próximo passo: estruturar seu texto.

5.  Estruture e organize bem a escrita do seu texto

Ler um texto desorganizado é, no mínimo, desagradável. Afinal, não adianta ter bons argumentos, mas não os usar de forma adequada. Por isso, pense na sua redação como a sua casa e apresente-a da melhor maneira à sua visita – o corretor da redação.

Lembre-se também de organizar a escrita para que não haja um conflito de informações. Sempre que finalizar um parágrafo, procure ler novamente para que nada saia do planejado. A ideia é manter a coerência e interligar bem a sequência de ideias a partir da estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão.

Aulas ao vivo de redação

6.  Não se esqueça da gramática

Embora essa já seja uma preocupação para muitos concurseiros, é sempre bom se lembrar de que um bom uso da gramática fará a diferença na sua redação. Em primeiro lugar, porque a adequação à norma culta da língua será um dos critérios avaliados. Em segundo lugar, porque um bom vocabulário enriquecerá o seu texto e fará o corretor enxergá-lo de uma maneira diferenciada.

7.  Lembre-se de conectar as ideias

Como foi dito acima, ter bons argumentos é importante, mas para que sejam bem expostos no seu texto, eles devem estar bem interligados. Lembre-se, portanto, de conectar as ideias. A coesão textual será um dos critérios de avaliação para os corretores e, para bom uso deste item, deve-se utilizar conectivos para seus respectivos fins. Por exemplo: ademais, portanto, embora, entretanto e tantos outros. Estude-os com antecedência. Isso simplificará o uso no dia do concurso.

redação concurso

8.  Clareza, concisão e objetividade serão seus aliados

Na tentativa de impressionar o corretor, muitos concurseiros podem querer usar estratégias mirabolantes e pecar pelo excesso. Essa não é a ideia. Se você quer saber como fazer uma boa redação para concurso e aplicar isso na prática, lembre-se de que clareza, concisão e objetividade serão seus maiores aliados. Vá direto ao ponto e seja firme nas suas ideias!

9.  Revise o seu texto

Após finalizar seu texto, chegou a hora de revisá-lo! Lembre-se: essa etapa é muito importante e não deve ser negligenciada. Afinal, essa é a hora de inserir pontuações que não foram colocadas e corrigir pequenos erros para, finalmente, apresentar uma boa redação para concurso.

10.  Adquira o hábito de leitura e pratique muito como fazer uma boa redação para concurso!

Por fim, mas não menos importante, a dica é: adquira o hábito de leitura e pratique muito! Esses são hábitos imprescindíveis para fazer uma boa redação para concurso.

A plataforma de correção de redação Corrija-me oferece as melhores soluções para auxiliá-lo nessa jornada. Além de dicas importantes, você pode treinar muito e ainda obter revisões, correções, e muito mais.

Acesse e confira os planos disponíveis de acordo com sua necessidade!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.