Tema redação Unicamp 2019

Seguindo a sua tradição de propor gêneros textuais diferentes dos de outras provas, os temas da redação Unicamp 2019 permitiram ao candidato fazer uma reflexão sobre política e economia, levantando elementos importantes sobre essas realidades.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Doutrinação ideológica em sala de aula e relação entre o Desenvolvimento Humano e o Produto Interno Bruto foram os temas da redação Unicamp 2019.

A prova, que é desenvolvida pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), exige o desenvolvimento de uma redação que obedeça a quatro critérios diferentes, sendo eles: atendimento à proposta temática; adequação ao gênero proposto no tema; leitura e inclusão dos textos motivadores na redação; adequação à norma culta da escrita de acordo com o gênero escolhido.

A redação tem o valor de 12 pontos. Além disso, ela é aplicada na segunda fase do vestibular e, caso o candidato venha a zerá-la, é desclassificado. Por isso, é muito importante estudar temas de redação das provas passadas, uma vez que é treinando que se torna possível ter um bom desempenho na sua redação. Veja mais detalhes sobre os temas da redação da prova de 2019 a partir de agora.

Aulas ao vivo de redação

Compreendendo os temas da redação Unicamp 2019

Doutrinação ideológica em sala de aula 

A primeira proposta aborda a doutrinação ideológica em sala de aula. A princípio, inseria o redator numa situação em que a sua professora de Filosofia de escola pública, depois de trabalhar textos das origens da Cidadania e dos Direitos Humanos, recebeu ameaças por suposta tentativa de doutrinação política. Assim, o candidato deveria escrever a introdução de um texto de abaixo-assinado à direção da escola, reivindicando uma posição favorável ao direito de expressão e abordagem sobre os temas supracitados.

A primeira coisa a ser identificada é o gênero textual, que, nesse caso, é a parte introdutória de um abaixo-assinado, um documento que possui as seguintes características:

  • Natureza argumentativa, com recrutamento de argumentos em defesa de um determinado posicionamento;
  • Destinado sempre para alguém que tenha poder de mudar a situação atual;
  • Inicia-se através de um vocativo, acompanhado do devido pronome de tratamento, por exemplo: Excelentíssimo senhor governador, ou nesse caso, Senhor Diretor.
  • Escrita atendendo às normas gramaticais e ortográficas, sendo mais formal;
  • Ao final, precisam ser inseridos dados como local, data e assinatura dos solicitantes, sendo que as assinaturas dentro do texto não irão existir, pois se exige apenas o texto introdutório.

Ademais, para desenvolver um bom texto, era necessário que o candidato observasse a pessoa que redige o texto, que se trata de um aluno de uma rede pública. Portanto, apesar da formalidade da escrita, seria necessário considerar o grau de evolução de escrita dessa faixa etária, para que assim o texto não fugisse do contexto.

Outro detalhe importante, de acordo com essa observação, é que, por ser o porta-voz desses alunos, seria necessário utilizar expressões que os identificassem dentro do texto, como, por exemplo: “Nós, os alunos”.

Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e relação com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Nessa proposta, o candidato deveria analisar gráficos com diferentes informações, como, por exemplo, consumismo, crescimento do PIB e do IDH e, depois disso, escrever um comentário em um fórum, atentando-se ainda para as questões relacionadas a ele.

Portanto, o gênero textual consiste em um texto para fórum, que possui as seguintes características:

  • Escrita mais coloquial, com marcas de oralidade;
  • Exposição de um ponto de vista, embasando-se em argumentos sólidos a partir de um determinado assunto.

Além disso, é possível trazer contra-argumentos dentro dele, fomentando ainda mais a discussão.

O texto para fórum exige uma posição bastante reflexiva, sendo necessário, portanto, que o candidato analise de maneira mais aprofundada todos os dados, lembrando-se de responder aos questionamentos levantados pela professora. 

Nesse caso, ele ainda precisava se colocar no lugar de um aluno, para que, dessa forma, o texto pudesse ser escrito de forma adequada.

Lembrando que, na redação do vestibular da Unicamp, a banca não exige que o candidato traga argumentos de fora, mas sim, que utilize os textos motivacionais, que trazem uma série de informações importantes, dentro dos temas correspondentes.

No que mais se atentar ao fazer uma redação para a Unicamp

Como foi dito, é importante que você se atente aos critérios de correção da prova. Para facilitar sua compreensão de como fazer isso, veja algumas dicas:

Fique atento ao estilo do gênero e ao seu tema

A Unicamp pode trazer para a sua prova temas subjetivos, ou seja, que permitam trazer profundas reflexões, mas que requerem muito cuidado ao se fazer a escrita, para que o candidato não fuja da proposta. Se você quiser saber mais, nesse artigo, falamos sobre como interpretar temas de redação subjetivos. 

Além disso, é importante que você se atente ao gênero de cada proposta, que se difere da grande maioria pedida em outros exames, que é o dissertativo-argumentativo, já que a Unicamp, através de diferentes propostas, busca extrair o que há de melhor do aluno, explorando sua capacidade crítico-reflexiva.

Utilize os textos motivadores 

Outro ponto muito importante no qual o candidato deve se ater, é ao fato de que, diferentemente de outros exames, na redação da Unicamp é possível utilizar os dados dos textos motivadores, sendo este um dos critérios de pontuação da prova.

Treine com a Corrija-me 

A melhor forma de conseguir ter um bom desempenho na redação da prova do vestibular da Unicamp, bem como, em muitas outras, é treinando.

Hoje, você viu um pouco mais sobre os temas da redação Unicamp 2019, mas acompanhando nosso Blog, você poderá ter acesso a mais dicas. E se você quiser aprofundar os seus conhecimentos e ter acesso a um suporte de correção de redação e cursos on-line, conte com a nossa plataforma!

Inscreva-se gratuitamente para saber um pouco mais! 

Estamos te esperando!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.