Como interpretar temas de redação subjetivos

Interpretar temas de redação subjetivos pode ser um desafio e tanto para candidatos que não estão acostumados com esse tipo de prova, mas com o treinamento e as dicas certas, é possível se sair muito bem e obter boa pontuação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Os temas de redação subjetivos, ou abstratos, são aqueles que possuem um  limite de interpretação mais amplo e dão ao candidato a possibilidade de realizar argumentações mais profundas. 

Diferentemente da redação do Enem, que traz temas objetivos, mostrando a realidade do problema em questão, os temas subjetivos abrem prerrogativas para diversas possibilidades de construção de um texto.

Neste ponto, é importante destacar também que a capacidade crítica do candidato é bastante valorizada. Entretanto, tudo deve ser bem fundamentado para que não haja exageros. Mas como interpretar estes temas da maneira correta? É o que vamos lhe explicar a partir de agora!

1 – Entenda que a subjetividade é apenas uma forma de expor o tema

Existe um erro muito comum e que a maioria dos candidatos comete quando se trata desse assunto. Isso porque o fato de o tema ser subjetivo não significa que o candidato deverá divagar sobre o assunto. 

É preciso, portanto, que seja mantida a objetividade da escrita, pois caso contrário, ele corre o risco de apresentar ideias e argumentações que fogem do assunto proposto. O que, com certeza, acabará prejudicando parcialmente ou totalmente a nota da redação.

2 – Racionalismo deve ser a essência do seu texto

redação subjetiva

Racionalismo é outro ponto importante a ser respeitado, já que o objetivo principal é fazer com que o candidato busque fazer reflexões mais profundas, porém que sejam lógicas e muito bem embasadas a partir de um notável recrutamento de repertórios .

3 – Distancie-se da proposta 

Em um tema subjetivo, é importante que o candidato permaneça diante do objeto observado, mas nunca dentro dele. 

Isso quer dizer que você deve escrever seu texto analisando a situação por fora, tal como um expectador. Dessa forma, conseguirá desenvolver uma escrita com bons argumentos e de maneira concreta.

Citações para redação

4 – Subjetivismo é diferente de sentimentalismo 

Ainda que seja um tema subjetivo, a tipologia textual continua sendo dissertativa-argumentativa. Isso impede o candidato de trazer aspectos que delimitam a si mesmo dentro do texto.

Agora que você já entendeu o que precisa fazer para interpretar temas de redação subjetivos, veremos alguns exemplos do que se deve ou não fazer dentro da redação.

Construindo uma redação através da interpretação de um tema subjetivo 

temas de redação abstratos

Para que você consiga construir textos através de temas de redações subjetivos, é importante seguir estes passos:

  • Delimite o tema:

Para que você possa compreender melhor, veja um exemplo de tema de redação subjetivo simples: “O dinheiro traz felicidade?”.

A princípio, parece muito fácil discorrer sobre ele, mas se lembre de que você precisa elaborar um texto coerente e que traga elementos científicos para a sua argumentação.

Para isso, é preciso que você determine se, em sua concepção, o dinheiro traz ou não felicidade. 

  • Elabore uma tese 

Seja qual for a sua escolha, é importante que você tenha exemplos da sociedade, bem como outros argumentos que comprovem a sua afirmação.

  • Analise os textos motivadores 

O que muitos candidatos ignoram ou não conseguem compreender, é que os textos motivadores também podem dar um caminho para a elaboração de uma tese.

Portanto, é importante analisá-los de maneira profunda e didática. Assim, será mais fácil captar as ideias contidas ali para a construção do seu texto.

Veja os exemplos 

Exemplo 1 –

“O dinheiro não traz felicidade. O homem precisa aprender isso, levando em consideração que existem outros valores, como família, amigos e saúde que fazem parte desta ideia”.

Note que o autor aqui defende a tese de que dinheiro não traz felicidade, porém,ele não utiliza argumentos racionais para sustentar isso. Muito pelo contrário, suas ideias estão fundadas no senso comum.

Nesta frase não existem argumentos suficientes para defender a ideia de que o dinheiro não traz felicidade. Além disso, fica claro que o autor se colocou dentro do texto, o que fez com que ele trouxesse sentimentos e valores inerentes a si mesmo.

temas de redação subjetivos

Agora, veja esse outro exemplo.

Exemplo 2 –

“Atualmente, a ideia de que o dinheiro traz felicidade é fomentada pela grande mídia, principalmente através das redes sociais, que mostram um mundo de fama e poder oriundos da riqueza que, muitas vezes, está explícita nas fotos bem elaboradas e com filtros e, muitas vezes, sustentadas por grandes marcas. Há, portanto, uma subestimação de outros sentimentos e valores que também podem trazer ao indivíduo a sensação de felicidade, resumindo a ideia toda apenas ao consumo de marcas de roupas, alimentos gourmet e carros importados”.

Note que o autor também defende a ideia de que o dinheiro não traz felicidade. Para isso, no entanto, ele trouxe aspectos da sociedade atual, dos veículos de mídia que constatam suas observações. Há sim subjetividade dele no que foi escrito, contudo, ela está bem fundamentada, trazendo argumentos coerentes e reais.

Através destes exemplos, foi possível perceber a importância de elementos para uma boa construção do seu texto. Então seguindo estas dicas, construir uma redação com temas subjetivos se tornará bem mais fácil.

Aprenda a interpretar temas de redação subjetivos e fazer seus textos com o Corrija-me 

Se você precisa de ajuda para construir textos com temas de redação subjetivos, esse é o momento certo para contar com o Corrija-me.

Além de termos os melhores profissionais, você conta ainda cursos de redação em nossa plataforma de correção que se adequam ao estágio de aprendizado de cada estudante. 

Por isso, não perca mais tempo! Estando você no nível iniciante, básico, intermediário ou avançado da redação, será possível se aprimorar muito mais! Faça já seu cadastro e assista algumas aulas de redação grátis!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.