Tema da redação Fuvest 2022

“As diferentes faces do riso” foi o tema da redação Fuvest 2022 que contou com 5 textos de apoio, possibilitando uma boa exploração do assunto e o desenvolvimento de um texto bem elaborado.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Conhecida por trazer temas de redação mais abstratos e que exigem capacidade crítica, argumentativa e criativa do candidato, o tema da redação da Fuvest 2022 foi “As diferentes faces do riso”, um assunto bastante intrínseco, mas que possui diversas linhas de raciocínio.

Para o seu desenvolvimento, o tema contou com cinco textos de apoio cujo objetivo era fazer com que os estudantes explorassem todas as vertentes do riso em contextos diferentes.

Embora parecesse desconectado da realidade, o tema, na verdade, é bastante atual, mas apenas com a linha de raciocínio correta é que o candidato poderia tirar boa nota na redação. Entenda como isso é possível.

“As diferentes faces do riso” o tema da redação Fuvest 2022: como interpretá-lo?

Para obter êxito em uma redação, a primeira coisa a se fazer é entender o tema e as suas diferentes possibilidades de aplicação no mundo real. Lembrando que, por mais abstrato que seja um tema, a banca exige o desenvolvimento de uma redação dissertativa-argumentativa, ou seja, que apresente argumentos e dados coerentes.

Assim, diversas linhas de raciocínio poderiam surgir. As diferentes faces do riso podem trazer uma reflexão sobre a vida e o modo em que se pode vivê-la, mesmo em tempos de caos e pandemia.

Também traz à tona a questão da imagem e como o indivíduo se apresenta para o mundo.

No campo social e político, visa despertar um olhar sobre as condições de vida da sociedade e como o conceito de felicidade tem sido empregado, mesmo diante de tantos problemas gerados pela corrupção, falta de verba, saúde, saneamento básico entre outros assuntos.

As diferentes faces do riso poderiam se enquadrar em uma redação cuja principal linha de raciocínio estivesse nas doenças psicológicas do século XXI, como a depressão e a ansiedade, por exemplo, e como o riso tem interpretações diferentes dentro desses aspectos.

Assim, com diversas possibilidades, o tema trazia inúmeras chances de desenvolvimento de uma escrita qualificada, porém é necessário entender um pouco sobre os critérios utilizados para a correção da redação pela banca.

Critérios de correção para a redação Fuvest

É necessário compreender os critérios de correção da redação da Fuvest, sendo eles:

Critério 1 – Desenvolvimento do tema e organização do texto 

Como já foi dito, para fazer a redação da Fuvest, é importante que o candidato saiba que deverá ter uma redação dissertativo-argumentativa. Assim, para se configurar como tal, é preciso que ele siga a seguinte estrutura:

  • Introdução: que deverá adotar a linha de desenvolvimento escolhida para a escrita da redação, bem como sua contextualização com a realidade e os principais problemas levantados;
  • Desenvolvimento: parte do texto que deverá conter fatos e argumentos coerentes e que também faz parte da caracterização de uma redação dissertativa-argumentativa;
  • Conclusão: consiste na finalização do texto em que o autor  deve concluir a sua linha de raciocínio e fazer uma proposta de intervenção para solucionar os principais problemas levantados.

Critério 2 – Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto 

A banca avaliará se o texto possui o uso correto das ferramentas linguísticas, coesão e coerência textuais. Lembre-se de que é nesse momento que a banca também avaliará o uso correto dos conectivos, inclusive, você pode encontrar mais sobre esse assunto lendo o nosso artigo Conectivos para redação.

Portanto, é preciso que o candidato consiga desenvolver um texto:

  • Com uma sequência lógica;
  • O uso correto das citações, ou seja, que tenham ligação com tudo o que está sendo dito no texto. No artigo Como fazer uma citação na redação você pode saber mais sobre o assunto;
  • Sem contradições, isto é, sem frases que possam anular o que foi defendido outrora no texto;
  • Com argumentos distintos e sem repetições.

Critério 3 – Correção gramatical e vocabular 

Para obter sucesso na redação da Fuvest, além de todos os quesitos acima citados, o aluno precisa se atentar com a utilização da norma padrão culta da escrita. Em outras palavras, é preciso que o candidato saiba utilizar corretamente a gramática, morfologia, sintaxe e pontuação para ter uma boa pontuação.

É importante que o candidato fique atento para não escolher palavras de duplo sentido que possam interferir na interpretação do texto. Além disso, é necessário observar o tamanho dos parágrafos de modo que não fiquem muito longos ou confusos.

Tire uma boa nota na redação da Fuvest com a Corrija-me 

O tema da redação Fuvest 2022 fez com que muitos estudantes percebessem a necessidade de treinar a sua escrita e ficarem mais atentos à realidade. Contudo, para obter bons resultados, mais do que treinar, é importante ter à disposição profissionais qualificados para a correção da escrita.

Na Plataforma de redação da Corrija-me você encontra isso, além de esclarecer todas as suas dúvidas em relação a correções e ter acesso a dicas diárias para melhorar a sua redação.

Tudo isso com um suporte qualificado, por meio do qual você poderá ter acesso a cursos com tudo o que você precisa saber para fazer uma redação e obter nota máxima e poder analisar suas informações através de gráficos e entender qual o seu grau de evolução.

Por isso, não perca mais tempo! Veja quais são os nossos planos e faça seu cadastro hoje mesmo!

Estamos te esperando! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.