Tema da redação da Unicamp 2020

Com assuntos bem atuais, os temas da redação Unicamp 2020 permitiram o desenvolvimento de textos criativos. Para isso, o candidato precisou reunir, além dos seus conhecimentos ortográficos e gramaticais, um pouco de perspicácia.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Escrever uma matéria para podcast sobre a inter-relação entre biodiversidade e sociodiversidade e sua importância para o crescimento do Brasil e desenvolver uma crônica sobre micromachismo foram os temas da redação Unicamp 2020.

Desafiando o pensamento crítico dos candidatos, a redação da Unicamp tem como foco principal fazer com que o aluno saia do senso comum. Assim, preparo e boa orientação são essenciais para tirar nota máxima na redação.

Por isso, no post de hoje iremos nos aprofundar um pouco mais sobre esses temas. Afinal, é treinamento, com base em redações dos últimos vestibulares, que se torna possível ter um bom desempenho na redação do vestibular da Unicamp

Conhecendo mais sobre os temas da redação Unicamp 2020

Ao contrário de outras bancas, a Unicamp sempre diversifica os gêneros textuais de suas redações, o que pode causar certa insegurança nos alunos. Portanto, para tirar a nota máxima na redação, que vale 12 pontos, deve respeitar aos critérios da banca que são:

  • Atender à proposta temática: ou seja, atender às orientações e exigências de escrita feitas pela banca;
  • Gênero: realizar uma redação dentro do gênero solicitado, que pode ser um artigo, uma carta, uma legenda, entre outros;
  • Ficar atento e utilizar os textos motivadores: utilizar dados fornecidos pelos textos motivadores é essencial para obtenção de boa pontuação nesta redação;
  • Escrever um texto com coesão e coerência, atendendo à norma culta: nesse caso, é importante que o candidato tenha bom conhecimento ortográfico, gramatical e saiba utilizar os dados e argumentos em uma sequência lógica.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o assunto, basta ler o artigo que escrevemos sobre como escrever uma redação nota máxima na Unicamp.

Cabe ao candidato ter consciência de que estudar as propostas anteriores é essencial para um preparo direcionado. Por isso, veremos agora os detalhes dos temas da redação Unicamp 2020.

1 – Podcast 

A primeira proposta foi a de escrever uma matéria de podcast a partir da perspectiva de um colunista. Nesse caso, o candidato deveria assumir essa identidade para falar sobre biodiversidade e sociodiversidade, bem como, a sua importância para o crescimento do Brasil.

Assim, a primeira coisa que o candidato deveria identificar é o gênero textual que, nesse caso, era uma matéria para um podcast. Esse modelo de material em áudio tem se tornado cada vez mais popular e possui as seguintes características:

  • Possui categorias diferentes como, por exemplo, política, relacionamento, economia. No caso desse podcast, sua categoria é meio ambiente;
  • São conteúdos mais extensos e com informações detalhadas para melhor compreensão do público-alvo;
  • São materiais que têm uma linguagem mais simples e fluída;
  • Trazem dados reais e atuais sobre o que acontece no mundo.

Dessa forma, ao escolher essa proposta, o candidato deveria escrever uma matéria:

  • Com uma estrutura organizada: com uma introdução, vinheta, tópicos, fechamento e vinheta final;
  • Dando personalidade à escrita: ou seja, colocando a sua opinião própria sobre o assunto.

Além de tudo, era importante também que o candidato entendesse muito bem sobre o assunto, para que conseguisse trazer dados relevantes para a sua matéria.

 

2 – Crônica 

Nessa proposta, o candidato deveria desenvolver uma crônica através da qual o personagem, que acreditava ser um indivíduo livre de preconceitos, se desse conta de que teve uma atitude micromachista, após viver um episódio relacionado ao assunto.

É possível identificar que o gênero textual requerido é a crônica, que possui as seguintes características:

  • É um texto mais curto;
  • Possui linguagem simples e bastante despojada;
  • Descreve uma situação cotidiana,
  • Possui poucos personagens, porém, nesse caso, o personagem seria o próprio cronista relatando sobre um episódio de micromachismo em sua vida;
  • Tem como finalidade realizar uma crítica sobre comportamentos e situações machistas.

Ainda nesse caso, para que pudesse desenvolver uma escrita adequada, o candidato que tivesse prévio conhecimento sobre o assunto, com certeza, conseguiria desenvolver uma boa redação.

Lembrando que, para o desenvolvimento da redação, ambos os temas possuíam textos motivadores que deveriam ser consultados e utilizados, facilitando o raciocínio do aluno.

CORREÇÃO DE REDAÇÃO

Principais dicas para fazer uma boa redação na prova da Unicamp 

Embora muitos alunos se preocupem com o fato de não saberem previamente o gênero textual da prova da Unicamp, isso é algo que pode ser trabalhado. Para isso, algumas dicas são válidas:

1 – Abra a sua mente 

A Unicamp é uma instituição renomada e que prepara os melhores profissionais para o mercado. Isso quer dizer que ela espera que os candidatos possam desenvolver um pensamento não só crítico, mas também criativo sobre os mais diferentes assuntos. 

Portanto, abrir a mente significa explorar suas capacidades intrínsecas de modo que possa entregar um conteúdo de redação que surpreenda e que demonstre os seus conhecimentos e do que você é capaz. É pensar fora da caixa!

2 – Leia bastante, opine, pense 

Estude atualidades, mas não só isso, desenvolva a sua própria opinião sobre os assuntos que estão acontecendo, aprofunde a sua investigação para entender os motivos de cada acontecimento. Dessa forma, você conseguirá buscar na sua memória diversas fontes de conhecimento e tem mais chances de se sair bem na redação.

3 – Treine com a Corrija-me  

A melhor forma de melhorar a sua escrita é escrevendo e tendo acesso a profissionais capacitados que possam fazer a correção dos seus textos, apontando seus principais erros e seus pontos positivos.

Aqui na plataforma de redação da Corrija-me você pode fazer isso!

Para ajudar nossos alunos de maneira mais efetiva, montamos diversos cursos de redação que se adequam exatamente ao estágio de aprendizado de cada um. Por isso temos cursos como: Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado de redação. Faça seu cadastro aqui de graça e assista a algumas aulas de redação grátis.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.