Como funciona a competência 3 da redação Enem

A competência 3 da redação Enem avalia a capacidade de o candidato selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações para construir uma boa argumentação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Você sabe como funciona a competência 3 da redação Enem? Ela avalia a seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista. Portanto, essa competência considera a qualidade, consistência argumentativa e capacidade de persuasão do candidato.

Além disso, o corretor verifica se o aluno escreveu apenas uma dissertação ou se, além de informar algo sobre o tema proposto, manifesta o seu posicionamento. Logo, é importante prestar muita atenção se o seu texto é expositivo ou se ele mostra uma análise sobre o assunto abordado.

Enem

Para esclarecer as suas dúvidas, vamos falar mais sobre a competência 3 da redação Enem. Continue acompanhando e saiba mais sobre esse critério da correção da prova. Boa leitura!

Sobre a competência 3 da redação Enem

A competência 3 da redação Enem avalia se o candidato tem uma boa capacidade argumentativa e de defesa do seu ponto de vista. Portanto, para atingir a nota máxima aqui é preciso desenvolver bem a sua redação e selecionar adequadamente os argumentos para sua defesa.

competência 3 da redação Enem

Dicas para tirar uma boa nota na competência 3 da redação Enem

prova do Enem

Agora que você já sabe como funciona a competência 3 da redação Enem, vamos lhe dar algumas dicas para tirar uma boa nota nesse critério. Veja abaixo:

1 – Mostre que você tem conhecimento sobre o tema

A competência 3 da redação Enem é avaliada com riqueza de detalhes. Afinal, nessa fase o corretor conhece melhor o autor do texto e o que ele pensa a respeito do tema proposto. É possível analisar se o aluno está maduro com relação às suas ideias, de maneira a convencer os outros sobre um determinado assunto. Sendo assim, tenha em mente que é fundamental recrutar um repertório e utilizá-lo de modo crítico e analítico.

2 – Deixe de lado o senso comum

Quem lê a sua redação quer saber novas informações sobre o tema. Isso porque o senso comum, o que todo mundo diz é possível saber por meio das mídias sociais, rádio ou TV. Portanto, não reproduza informações óbvias, mas traga para o seu texto uma discussão com argumentos consistentes que faça o corretor pensar: “Por que não pensei nisso antes?”

3 – Selecione, organize e interprete os dados

Uma boa argumentação consiste em escolher os argumentos certos, organizá-los e interpretar os fatos corretamente. Ou seja, os bons argumentos não são aqueles que partem do “achismo”, mas que podem ser comprovados por meio de pesquisas, notícias e números.

4 – Evite expressões generalizadoras

Generalizar é algo que deve ser evitado na redação do Enem. Esse erro, comumente visto que dissertações que apresentam percepções de senso comum, corresponde a aplicação de uma particularidade a uma regra geral, a qual não corresponde à realidade. Por exemplo, ao afirmar que todos os políticos são corruptos, há um enorme equívoco que pode ser facilmente desmentido: veja que basta haver apenas um que não seja corrupto para derrubar esse frágil argumento.

5 – Use apenas dados relevantes

A redação do Enem possui um espaço limitado para ser desenvolvida. São 30 linhas para você escrever a introdução, desenvolvimento e conclusão sobre o tema proposto. Portanto, utilize esse espaço com informações e dados que sejam realmente relevantes.

competência 3 da redação Enem

6 – Use a sua bagagem de conhecimentos

Mais do que usar os textos de apoio que estão na prova, a competência 3 da redação Enem avalia a bagagem de conhecimentos do candidato. Por isso, é importante que você esteja por dentro dos principais assuntos, bem como temas socioculturais.

Mostre, então, que além dos textos de apoio, você também tem conhecimentos sobre o assunto, pois é uma pessoa informada.

7 – Saiba interpretar

produção de texto

É essencial que você saiba interpretar tudo o que foi exposto no texto. Afinal, ele é uma opinião defendida com raciocínios lógicos, com base em fatos, informações e interpretação.

Isso porque a redação do Enem exige que o candidato mostre suas ideias autorais, mas com base na realidade. Além disso, toda informação que for inserida no texto deve ser explicada. Portanto, a sua interpretação sobre os fatos apresentados é essencial.

As dicas são importantes para você tirar uma boa nota na competência 3 da redação Enem. Porém, para que todas elas funcionem, é preciso que você leia atentamente tudo o que é solicitado na prova. Somente dessa forma é possível discorrer um texto coerente e coeso e que defenda corretamente a sua tese.

O Corrija-me ajuda você a ter uma boa nota na competência 3 da redação Enem

Enem

Estar preparado para fazer a redação do Enem é fundamental. Para isso é necessário muito treino, ou seja, realmente escrever boas produções de texto ao longo de uma longa preparação. Além disso, é importante contar com a ajuda de bons professores para mostrar onde está o erro e o acerto, o que deve ser corrigido em sua redação e o que pode ser mantido.

O Corrija-me tem a maior e melhor plataforma de ensino do Brasil. O nosso propósito é fazer você conquistar a tão sonhada nota 900+ na redação Enem e garantir a vaga no curso que escolheu!

Para isso, contamos com uma equipe de profissionais que sabem todas as técnicas para ensinar a escrever uma boa redação. Dentro da nossa plataforma você encontra todo o material de apoio necessário para estudar, treinar e escrever redações dignas de serem aprovadas!

Então, venha estudar com quem entende do assunto. Afinal, conhecemos de perto todos os critérios da banca de avaliação do Enem. Além de ajudar você a se dar bem na competência 3 da redação Enem, vamos ensinar técnicas para a sua nota ser excelente em toda a prova. Clique aqui e conheça a nossa plataforma de ensino de redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.