Como estudar sozinho para redação do Enem

Estudar sozinho para redação do Enem é a solução que muitos encontram para obter mais foco e disciplina. De maneira adequada, essa prática pode garantir diversos benefícios, inclusive o próprio treino de estar sozinho na hora da prova. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para otimizar esse processo!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Estudar sozinho para redação do Enem nem sempre é fácil. É preciso ter foco, disciplina e perseverança, sobretudo para reter novas informações e não perder a prática. Afinal, quanto mais você treinar a redação, maior será o seu preparo para o dia do exame.

Além disso, é muito importante ter em mente que, para conquistar a tão sonhada nota máxima, deve-se ter um planejamento de estudos. Desse modo, realizar os cursos de redação em nível iniciante, intermediário e avançado, isto é, de acordo com o seu conhecimento atual, pode ser uma boa opção. 

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo sobre como estudar sozinho para redação do Enem. Lembre-se de que, embora não seja fácil no momento atual, a dedicação pode produzir excelentes frutos, inclusive o seu ingresso em qualquer universidade pública ou privada que você desejar. Confira o artigo e saiba mais: 

A importância de treinar redação

Em primeiro lugar, quem está se preparando e deseja estudar sozinho para redação do Enem deve priorizar a organização. Isso porque, como não existe um compromisso ou nenhuma pessoa literalmente o chamando para fazer algo, você deve agir por conta  própria. 

A ideia, portanto, é que neste momento, você entenda que esse é um compromisso consigo mesmo. Por isso, criar um cronograma de estudos e elaborar um quadro de estudos é uma forma de incentivá-lo a cumprir meta por meta, até o alcance do seu objetivo final.

O que sabemos que os aprovados têm em comum não é uma receita ou fórmula secreta para o 1000 na redação, mas sim que eles persistem na prática. E a prática leva à perfeição. Quando você treina os simulados e cronometra o tempo, por exemplo, é possível descobrir se para você é melhor fazer a redação antes ou depois das demais questões que integram a prova.

Os testes são bem importantes, porque, a partir deles, você terá uma resposta de como funciona, do que é mais fácil para você e o que precisa melhorar. De certa forma, estudar sozinho para redação do Enem pode ser uma ótima escolha, tendo em vista que, na hora da prova, será você com você mesmo. 

Estudar sozinho para redação do Enem

O tempo precisa ser seu maior aliado

Um dos principais fatores que fazem pessoas realmente preparadas não alcançarem o êxito que esperavam na redação é o tempo. Essas pessoas podem ser as melhores na escrita, podem saber usar as palavras com muita facilidade, mas de nada adianta ter toda essa habilidade se não souberem controlar o tempo. 

Para muitos, o Enem em si pode não ser uma prova difícil, no entanto, o nervosismo, somado ao tempo limitado, pode provocar resultados não tão bons para o nível de conhecimento que aquele candidato possui. 

Sendo assim, mais uma vez, só a prática pode levar você a se habituar com a escrita de forma adequada dentro do período disponível.

20 dicas para estudar sozinho para redação

Por último, mas não menos importante, selecionamos 20 dicas para estudar sozinho para redação. Lembre-se deque cada uma delas é pensada como um meio para levar o estudante à prática. Quando você tem uma boa base e repertório com um assunto, é muito mais fácil adquirir familiaridade com o mesmo. Veja a seguir as dicas que reunimos para você: 

  1. Separe um local adequado para os seus estudos – procure um ambiente confortável, livre de ruídos e que você possa realmente se concentrar. 
  2. Estabeleça uma rotina;
  3. Estabeleça metas;
  4. Respeite seus limites;
  5. Não abra mão do bom descanso;
  6. Conte com ajuda da tecnologia;
  7. Refaça redações de temas anteriores;
  8. Elabore um cronograma de estudos de redação;
  9. Leia com cuidado a cartilha da redação do Enem, divulgada pelo Inep, e edital do Exame;
  10. Faça duas redações por semana;
  11. Treine redação com várias propostas;
  12. Grave na memória algumas citações famosas – Baixe o ebook de citações para redação!
  13. Faça a correção de sua redação antes de fazer a próxima;
  14. Utilize a correção de redação profissional da Corrija-me;
  15. Veja filmes e séries e melhore o seu repertório sociocultural;
  16. Desenvolva um amplo vocabulário;
  17. Use sinônimos para não repetir palavras e conectivos;
  18. Identifique os principais erros gramaticais e tente não cometê-los;
  19. Leia o máximo que conseguir;
  20. Conte com ajuda de uma plataforma de ensino de redação online

Citações para redação

Vai estudar sozinho para redação do Enem? Conte com nossa ajuda! 

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você de alguma maneira a estudar sozinho para redação do Enem. Todas essas dicas que reunimos não são intuitivas ou baseadas em achismos, mas são fruto de anos de experiência com nossos alunos. 

Sabemos que o verdadeiro concorrente na redação do Enem e de outros processos seletivos pode ser nós mesmos. Sendo assim, é preciso muita coragem, determinação e o apoio de uma equipe especializada para chegar até o seu objetivo.

Além disso, uma informação bem interessante é que a maior parte dos alunos que atingiram nota 1000 já haviam escrito sobre o tema proposto na prova oficial. Isso demonstra que ter conhecimento prévio sobre o assunto abordado na prova, facilita muito o processo de escrita. Pensando nisso, toda semana lançamos novos temas que podem ajudá-lo a estudar sozinho para redação do Enem. Tratam-se de temas atuais que possuem grande possibilidade de ser a proposta oficial da redação do Enem. 

Por isso, nós da plataforma da Corrija-me desenvolvemos um plano de assinatura completo. Ele vai desde o nível iniciante até o avançado para você que deseja estar um passo mais próximo da aprovação. Também estamos disponíveis em diversos canais gratuitos para ajudá-lo a treinar, incluindo podcast e canal do Youtube. 

Acesse nossa plataforma e saiba mais sobre nossos planos!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *