Como é realizada a correção da redação Vunesp – Unesp

Os candidatos que desejam receber a nota máxima na redação Vunesp – Unesp, devem entender o processo de correção. Conhecer os critérios de avaliação é fundamental para entender as demandas da banca corretora e para seguir uma linha de raciocínio adequada.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Obter uma boa nota na redação e ingressar na Universidade Estadual Paulista (Unesp) é o objetivo de muitos estudantes. Sendo assim, compreender como funciona a correção da redação Vunesp – Unesp é um grande passo para alcançar esse objetivo.

Em primeiro lugar, é válido estudar quais são os critérios utilizados pelos avaliadores. Além disso, é imprescindível entender quais competências podem levá-lo à nota máxima e quais regras podem gerar um zero como nota final.

Continue conferindo o artigo e saiba mais sobre como é realizada a correção da redação Vunesp – Unesp:

Quais são os critérios utilizados pelos avaliadores da redação Vunesp – Unesp?

Assim como em outros vestibulares e como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Vunesp também elaborou uma série de critérios que são avaliados pela banca. Por isso, é importante ficar atento e tentar ao máximo, seguir os padrões estabelecidos. Veja a seguir quais são:

CORREÇÃO MODELO UNESP

Tema

O candidato deve respeitar o tema proposto. Sendo assim, caso a banca identifique fuga ao tema, a nota da redação será zerada.

Estrutura

Outro ponto sobre o qual o participante deve estar ciente é que, ao realizar a redação Vunesp – Unesp, necessita seguir a estrutura à risca, ou seja, uma produção textual no modelo dissertativo-argumentativo. Neste caso, o candidato deve não apenas apresentar informações, como construir uma tese e defendê-la de maneira eficaz.

Ademais, o texto deve ser todo esquematizado naquelas principais regras que já conhecemos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Neste quesito, também serão avaliados fatores como coerência, concisão e objetividade.

Expressão

Por fim, os corretores também estarão preocupados em averiguar a expressão do participante, ou seja, a forma como o mesmo usa os mecanismos da língua. Neste item, a norma formal da língua será a referência de avaliação.

Além disso, o uso adequado de conectores é indispensável para uma boa interligação, organização e articulação dos argumentos. A gramática, ortografia e pontuação devem estar dentro dos parâmetros e bem expostas ao longo da redação  Vunesp – Unesp.

Aulas ao vivo de redação

Como funciona a correção da redação?

A nota atribuída pelos corretores da redação Vunesp – Unesp está entre 0 e 28 pontos.

Vale ressaltar também que a correção da redação é aplicada de forma semelhante ao Enem, sendo feita por dois corretores, que avaliam o texto em momentos distintos. Caso haja uma grande discrepância entre as notas atribuídas, um terceiro avaliador deverá realizar a correção. Em último caso, a redação é enviada para a banca de ouro, a fim de que os coordenadores deem um parecer definitivo.

Lembre-se, no entanto, de que a banca pode fazer mudanças a cada ano, tanto na prova, quanto na redação. Por isso, estudar o edital do ano em que você prestará o vestibular, é essencial para garantir bons resultados.

Veja mais sobre como funciona a redação:

CORREÇÃO DA REDAÇÃO DA UNESP

Como o participante pode zerar a redação da Vunesp – Unesp?

Da mesma forma que em outros vestibulares, caso o candidato não cumpra as regras formuladas pela banca examinadora da redação Vunesp – Unesp, ele pode ter seu texto zerado.

Como foi dito acima, a pontuação máxima é de 28 pontos. O aluno pode, no entanto, cometer alguns erros que o levem à tirar zero, como por exemplo:

  • Fuga ao assunto ou gênero proposto: o participante deve estruturar sua redação de acordo com o tema indicado. O que acontece muitas vezes, é que alguns alunos até iniciam da forma adequada, mas logo se perdem e acabam inserindo outros temas que não dizem respeito ao assunto solicitado pela banca. Esse erro pode trazer uma grave consequência: a nota zero!
  • Entregar a folha de redação em branco;
  • Inserir rubrica, assinatura ou até mesmo o nome do aluno que escreveu: essa conduta não obedece à estrutura do tema. A penalização é nota zero.
  • Uso de letra ilegível: caso os corretores não consigam entender o que está escrito, será impossível atribuir uma nota.
  • Escrita em outra língua: o uso de língua estrangeira em grande parte da redação pode levar à nota zero.
  • Uso de desenhos, números ou palavras soltas;
  • Escrever menos que a quantidade mínima de linhas, ou seja, menos de 7 linhas;
  • Cópias dos textos de apoio: os textos inseridos pela banca têm o objetivo de apresentar o tema e auxiliar na construção da argumentação do estudante. Fazer uma cópia integral das informações demonstra pouco repertório para condução do texto e é motivo para zerar a sua redação.

Argumente bem, treine bastante e garanta uma boa nota!

Se você deseja saber como é realizada a correção da redação Vunesp – Unesp para prestar esse vestibular, nós temos uma dica: o segredo é aplicar uma boa argumentação e treinar muito. A consequência será uma boa nota!

Para ajudá-lo nesse processo, apresentamos a plataforma Corrija-me de correção de redação: com um método eficiente para candidatos que desejam garantir uma boa nota na redação Vunesp – Unesp. Além de cursos de redação, você pode treinar muito e ainda receber correções e revisões de profissionais especializados nas produções para a banca examinadora.

A ideia é aperfeiçoar ainda mais o seu repertório, os mecanismos linguísticos e garantir a almejada aprovação. Vamos lá?

Confira os planos de acordo com seus objetivos e caminhe em direção à aprovação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.