Quais os possíveis temas de redação para a UEM 2025

Ser vestibulando da UEM significa estar diante de uma das universidades mais renomadas do Brasil. Para conquistar a tão sonhada vaga, é preciso se sair bem na redação. Mas qual será o tema que o espera em 2025? Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Quem está se preparando para o próximo vestibular da Universidade Estadual de Maringá precisa ficar de olho nos possíveis temas de redação UEM 2025. Isso porque o estudo e a prática desses assuntos pode fazer a diferença para o alcance de uma boa nota no exame. 

A banca examinadora é conhecida por abordar temas atuais e relevantes, exigindo dos candidatos não apenas conhecimento sobre o assunto, mas também a capacidade de argumentar e desenvolver suas ideias sobre questões de relevância social, cultural, política, econômica e ambiental.

Nesse sentido, nós da Corrija-me preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para se sair bem e os possíveis temas de redação UEM 2025. Acompanhe o artigo e saiba mais a seguir:

O que você precisa saber para se sair bem na prova de redação UEM 2025?

A UEM, ao longo dos anos, tem se destacado por seus temas de redação instigantes e que exigem do candidato uma análise crítica e propositiva da realidade. Em 2023, por exemplo, a escrita de uma carta aberta sobre o tema “Etarismo” desafiou os vestibulandos a refletirem sobre o envelhecimento da população e os problemas sociais que acompanham esse processo.

Vale destacar também que a instituição não costuma cobrar o texto dissertativo-argumentativo (o que é comum em outros processos seletivos), mas cobra diferentes gêneros textuais. Entre as possibilidades estão: artigo de opinião, relato pessoal, resposta argumentativa e interpretativa, carta, entre outros. 

Saiba mais sobre como funciona a redação da UEM. 

Embora a banca examinadora da UEM mantenha o sigilo dos temas até o dia da prova, podemos traçar algumas tendências para 2025, com base na análise de provas anteriores e do cenário atual:

  • Temas relacionados à atualidade: a UEM costuma abordar temas em alta nos noticiários, levando o candidato a refletir e apresentar uma visão crítica sobre os desafios da sociedade contemporânea. Desse modo, questões como desigualdade social, mudanças climáticas, fake news e polarização política podem ser exploradas.
  • Interdisciplinaridade: a prova pode apresentar temas que combinam diferentes áreas do conhecimento, como ética e tecnologia, educação e mercado de trabalho, saúde e meio ambiente.

Aulas ao vivo de redação

Possíveis temas de redação UEM 2025

Diante dos parâmetros mencionados, podemos destacar alguns temas com alta probabilidade de cair na prova da UEM 2025:

Desafios socioambientais

Em primeiro lugar, quando se trata dos temas de redação UEM 2025, podemos destacar a crise climática, a escassez de recursos naturais, a poluição e a perda de biodiversidade. 

Por isso, vale a pena estudar esse assunto e treinar desde já, ampliando o repertório. Sendo assim, uma boa dica é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para esses problemas, demonstrando consciência crítica e senso de responsabilidade social.

A influência da tecnologia na educação na formação dos cidadãos do futuro

A banca da UEM também pode solicitar uma reflexão dos candidatos sobre o papel da tecnologia na formação dos jovens e cidadãos do futuro. Neste caso, abordar temas como a inclusão, a tecnologia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser um diferencial na sua redação.

Cultura e identidade dos povos brasileiros

Outra possibilidade entre os temas da redação UEM 2025 é a questão da cultura e identidade dos povos brasileiros. Nesse tema, vale a pena destacar a importância da cultura na construção da identidade individual e social. Além disso, outras questões mais específicas, como diversidade cultural, a preservação do patrimônio cultural e o combate à discriminação podem ser propostos pela banca. 

Influência e padrões de beleza nas redes sociais

As redes sociais transformaram a forma como as pessoas interagem, compartilham e consomem conteúdo. Sendo assim, uma possível questão que possui grande relevância atualmente e que poderia ser cobrada entre os temas de redação UEM 2025, é a influência dos padrões de beleza propagados nessas plataformas, que podem impactar a autoestima e a percepção corporal dos usuários.

Entre as possíveis abordagens está o impacto na saúde mental, isto é, como a exposição constante a imagens idealizadas pode levar a problemas como ansiedade, depressão e transtornos alimentares. 

Além disso, outra possibilidade seria a proposta de discussão em torno do papel dos influenciadores na perpetuação ou desconstrução desses padrões. A banca, porém, também poderia solicitar, de forma mais específica, o conflito entre a busca por autenticidade e a pressão para seguir tendências estéticas.

Como se preparar para qualquer tema de redação UEM?

REDAÇÃO UEM

No mais, separamos também algumas dicas para você que deseja treinar os diferentes temas de redação UEM 2025. Veja a seguir:

  • Fique por dentro das atualidades: busque constantemente ampliar seu repertório! Leia jornais, revistas e sites de notícias confiáveis para se manter atualizado sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
  • Aprofunde seus conhecimentos: escolha alguns temas que lhe interessam e estude-os, buscando diferentes fontes de informação.
  • Pratique a escrita: escrever com frequência é fundamental para aprimorar suas habilidades. Participe de cursos de redação online, faça simulados e peça feedbacks construtivos sobre seus textos..
  • Domine os gêneros textuais: como foi relatado anteriormente, a UEM cobra diferentes gêneros textuais na redação. Por isso, é essencial ter domínio desses formatos para se adaptar a qualquer tema.

Estude os possíveis temas de redação UEM 2025 com a Corrija-me!

Preparar-se para a redação de um processo seletivo exige dedicação, prática e atualização constante. Com os possíveis temas de redação da UEM 2025 apresentados neste artigo, você já tem uma base sólida para começar seus estudos. 

E para alcançar o melhor desempenho na sua redação, conte conosco! A plataforma Corrija-me contém tudo que você precisa para aumentar o conhecimento e otimizar a escrita da redação para a UEM e outros processos seletivos. Contamos com professores especializados para corrigir e revisar seus textos, como também temos diversas aulas e cursos de redação, bem como materiais exclusivos para nossos alunos.

Não perca a oportunidade de alcançar sua aprovação. Cadastre-se na nossa plataforma e aproveite as vantagens de ser nosso aluno! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *