7 sites confiáveis para pesquisar dados para redação

O uso de fontes seguras é uma estratégia excelente para embasar seus argumentos na redação. Entretanto, em meio a tantas fake news espalhadas diariamente na internet, deve-se considerar que nem todo site produz informações verídicas. Por isso, o primeiro passo para usar dados como argumentação, é conhecer sites confiáveis.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Conhecer sites confiáveis para pesquisar dados para redação é uma das principais estratégias para obter uma boa nota na produção textual para vestibular. Trata-se de um método de colher fontes seguras para obter maior credibilidade nas informações contidas no seu texto. 

Sendo assim, em um texto dissertativo-argumentativo – gênero textual cobrado na maioria dos vestibulares – você pode não apenas dissertar sobre um assunto, como utilizar essas fontes de dados para comprovar o que está sendo dito. É uma forma de demonstrar conhecimento sobre o tema em questão e, por isso, é necessário que o participante esteja sempre bem atualizado. 

Deve-se considerar, contudo, que nem todos os sites são confiáveis para pesquisar dados para redação. Portanto, toda atenção é fundamental no que se refere à veracidade das informações que você encontra na internet. Afinal, não é interessante que você cite dados errados e, inclusive, isso pode ser motivo de perda de pontuação. 

Pensando nisso, selecionamos 7 sites confiáveis para pesquisar dados para redação. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

1 – Site do IBGE

Em primeiro lugar, uma plataforma de referência nos dados é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso porque, trata-se de uma das instituições mais reconhecidas do Brasil em termos de pesquisas e dados relevantes. O IBGE abrange diversos temas sociais, econômicos, geográficos e muito mais. 

Vale ressaltar, contudo, que o site da instituição é muito amplo. Sendo assim, você pode encontrar pesquisas específicas, realizadas por outros órgãos de confiança. O Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) possui uma série de informações estatísticas sobre saúde, comunicação, e tantas outras, que são disponibilizadas em formatos de tabelas. Por isso, aproveite esse conteúdo para enriquecer ainda mais a sua redação! 

2 – Plataforma do Ministério da Educação (MEC)

Dentre os sites confiáveis para pesquisar dados para redação, também podemos citar a plataforma do Ministério da Educação (MEC).Trata-se de um canal importante para encontrar informações sobre educação no Brasil. 

Além disso, é possível usá-lo para conhecimento de novas leis e diretrizes que se referem ao ensino no país. Inclui-se desde temas ligados à educação infantil, como os direcionados à educação superior. 

Sendo assim, se o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de outros vestibulares estiver no âmbito da educação, essa é uma fonte segura e muito importante para mencionar. Recomenda-se também que pais, professores e estudantes estejam sempre de olho no site. Afinal, é um recurso de interesse público em geral. 

Sites confiáveis para pesquisar dados para redação

3 – Site do Scielo

A Scientific Electronic Library Online, Scielo, é um recurso muito útil e está incluso entre os sites confiáveis para pesquisar dados para redação. Trata-se de uma biblioteca online que contém periódicos e artigos científicos sobre uma série de temas. Além disso, a plataforma não inclui apenas autores brasileiros, como também possui publicações de outros países da América, África do Sul, Portugal, entre outros. 

Sem sombra de dúvidas, essa é uma excelente fonte para embasar seus argumentos. Vale a pena conferir! 

4 – Site do Datafolha

Provavelmente, você já ouviu falar no Instituto Datafolha, não é mesmo? Trata-se de uma das instituições mais reconhecidas para pesquisas em todo o Brasil. O seu surgimento foi interligado ao Grupo Folha, como um departamento de estudos do jornal. Entretanto, ao longo dos anos, tornou-se independente e possui uma grande relevância no país. 

Pode-se dizer com clareza que é um dos sites confiáveis para pesquisar dados para redação, com informações sobre diversos setores. Dentre eles, a situação do mercado, opiniões sobre o governo, informações sobre as eleições, entre outros. Aproveite essa fonte e argumente na sua redação sem medo!

Aulas ao vivo de redação

5 – Portal de Periódicos – CAPES

O site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) também é um recurso de livre acesso para publicações acerca de diversos temas. Trata-se de um portal com mais de 30 mil artigos e periódicos publicados com dados sobre ciências humanas, exatas, biologia, entre outros. 

Ao acessar, você pode simplesmente inserir uma palavra-chave para encontrar uma série de livros e publicações sobre o tema de interesse. É um mundo de possibilidades! 

6 – Plataforma do IPEA 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é uma instituição federal, com associação ao Ministério da Economia. Consiste, portanto, em um portal muito eficiente para encontrar informações e pesquisas ligadas à ações governamentais. 

Além disso, dentro do site, você pode buscar conteúdos sobre economia e sociedade. Isso porque o objetivo é garantir a melhoria de políticas públicas.

Ademais, o acesso é bem simples. Basta clicar na barra de pesquisas e incluir o tema de interesse de acordo com as áreas correlacionadas à plataforma, ou pesquisar dentre os conteúdos já existentes no menu. 

7 – Site da ONU

Por último, mas não menos importante, a plataforma da Organização Mundial de Saúde (ONU), se inclui nos sites confiáveis para pesquisar dados para redação. Além de garantir informações confiáveis e relevantes, você pode estudar mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. 

Esses objetivos, indicados pelas Nações Unidas para a Agenda 2030, possuem apelo acerca de diversos temas de cunho social, incluindo erradicação da pobreza, proteção ao meio ambiente, acesso à saúde e educação de qualidade, entre outros. Se você deseja levar argumentos relevantes e bem embasados à sua redação, não deixe de conferir esse site! 

Conclusão

Após entender quais são os principais sites confiáveis para pesquisar dados para redação, chegou a hora de aproveitar todo esse conhecimento na prática! Não existe uma receita de bolo para apresentar os dados em sua redação. Entretanto, lembre-se de que eles devem ser bem colocados para cumprir o objetivo para fundamentar sua tese.

E mais: se você deseja obter uma boa pontuação na redação, nós da plataforma de correção de redação Corrija-me, estamos prontos para ajudar! Temos um sistema completo de assinatura que proporciona benefícios como correção, revisão e dicas exclusivas para redação. Tudo isso a partir de profissionais qualificados que darão todo o suporte de que você precisa.

Assim fica fácil garantir a aprovação, não é mesmo? Conheça nossos planos e desfrute desses benefícios!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.