Como funciona a redação da UEM

A Universidade Estadual de Maringá é uma instituição de prestígio e, por isso, possui grande concorrência no vestibular. Um dos passos mais importantes para obter uma boa nota na prova é entender como funciona a redação da UEM, principalmente porque sua estrutura foge ao padrão dissertativo-argumentativo e engloba uma série de gêneros textuais.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Vai prestar vestibular para a Universidade Estadual de Maringá? Entenda o passo a passo de como funciona a redação da UEM! 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que essa é uma instituição pública renomada no estado do Paraná. De acordo com a Times Higher Education, está entre as melhores universidades do mundo. Desse modo, deve-se considerar que, quanto mais conceituada a instituição for, maior o interesse dos alunos. Por consequência, as vagas tornam-se ainda mais concorridas. 

Sendo assim, é muito importante que o candidato se prepare da melhor forma para o processo seletivo, incluindo a redação – parte fundamental para obter uma boa nota na prova. Para ajudá-lo, selecionamos esse guia completo de como funciona a redação da UEM. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre essa etapa!

Entenda a redação da UEM

Um dos passos mais importantes para obter uma boa nota na prova é entender como funciona a redação da UEM. Na etapa de produção textual, a prova da instituição diverge de outros vestibulares. Isso porque a banca cobra diferentes gêneros textuais

Sendo assim, o aluno deve ter um cuidado redobrado ao se preparar para esse vestibular, posto que pode se deparar com vários gêneros textuais pouco recorrentes no cotidiano do estudante. De acordo com o último Manual do Candidato da UEM disponibilizado, a banca pode solicitar os seguintes gêneros:

Aulas ao vivo de redação

Artigo de opinião

Trata-se de um gênero que tem como objetivo explorar a opinião do autor acerca de um determinado tema. Podemos encontrá-lo, normalmente, em revistas e jornais. 

Relato pessoal

O relato pessoal, como o próprio nome diz, costuma contar uma história vivenciada pelo autor. A ênfase é para a sequência de ações da história que está sendo contada. Além disso, tempo ou espaço e a presença de personagens também devem aparecer durante o relato, mas sem foco para esses fatores. 

como funciona a redação da UEM

Resposta Interpretativa e argumentativa

É o gênero textual em que se deve, apenas, responder à pergunta do enunciado. Embora pareça simples, o participante deve se manter atento a algumas questões, como os achismos. O texto deve ser escrito em 3ª pessoa e de forma clara, objetiva. 

A ideia é que a opinião do autor esteja bem expressa, contudo, é importante evitar termos como “eu acho” ou “na minha opinião”. Geralmente, é um texto curto, e pode ser escrito em dois ou três parágrafos. Além disso, vale ressaltar que a intenção é que essa escrita se baseie nos textos motivadores disponibilizados pela banca. 

Lembre-se, portanto, de que, para obter uma boa pontuação nesse gênero, é importante responder à pergunta, mas sem que o corretor ou qualquer outro leitor precise se referir a ela para entender a resposta.

Carta 

Dentre as possibilidades da carta, este gênero pode ser destinado ao leitor, pode ser uma carta de apresentação, ou até mesmo uma carta aberta. Para cada opção, existe um público diferente. Por isso, sua escrita deve se diferenciar quanto ao destinatário da mensagem. 

Por exemplo, no caso da carta aberta, direciona-se uma opinião para determinada instituição, sendo essa uma mensagem formal, de caráter crítico-social e com domínio público. Já no caso da carta ao leitor, a ideia é promover uma discussão acerca de um determinado tema que pode ter sido publicado na mídia. 

Em geral, o objetivo é estabelecer um diálogo entre dois interlocutores. Lembre-se, contudo, de que deve haver elementos como: data, local, saudação (inicial e final), desenvolvimento do texto e assinatura. 

Qual é o método de avaliação da redação UEM?

Um ponto importante ao entender como funciona a redação da UEM, é o seu método de avaliação. A produção textual vale de 0 até 120 pontos. Deve-se obter, contudo, no mínimo 24 pontos para que não haja desclassificação do candidato.

Sendo assim, os corretores da banca devem avaliar alguns aspectos na escrita do participante, como:

  • Atender às diretrizes que a banca estabelece;
  • Capacidade do candidato de atender aos gêneros solicitados;
  • apresentar os argumentos de acordo com a estrutura do gênero solicitado;
  • Compreender e interpretar os textos motivadores de forma adequada;
  • Relacionar as ideias e organizar bem o texto. 

uem redação

Critérios de análise

Os critérios de análise pelos corretores consideram os seguintes fatores:

Conteúdo

O objetivo é avaliar a capacidade de produção do candidato de acordo com um gênero textual em específico. Deve-se realizar essa construção com base na leitura dos textos de apoio propostos. Além disso, o candidato deve obedecer às diretrizes indicadas no enunciado.

Temática do texto

O instrumento de análise é a temática, que deve estar de acordo com o gênero solicitado. Observa-se, portanto, se a condução do tema é feita de acordo com os textos propostos pela banca.

Atendimento ao comando

O candidato deve atender ao comando de acordo com cada gênero textual solicitado.

Já no que se refere à forma, deve-se levar em consideração a composição e estrutura do gênero textual. Além disso, deve haver coesão e coerência das ideias e bom desempenho no que se refere à variedade linguística. O candidato deve escrever de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Portanto, essa organização divide-se em:

Organização do texto

Análise da estrutura de acordo com o gênero textual proposto. Considera-se, portanto, os mecanismos linguísticos de coesão e coerência.

Desempenho linguístico

A performance de linguagem é avaliada a partir da escrita pela norma culta da língua portuguesa. Observa-se, portanto, a estrutura do texto em termos de parágrafos inseridos, frases, e demais elementos de ortografia, concordância, pontuação, entre outros.

Ademais, o participante poderá ser desclassificado caso:

  • Fuja ao tema ou gêneros textuais propostos;
  • Apresente marcas e/ou identificações;
  • Produza o texto com letra ilegível;
  • Escreva a versão definitiva a lápis;
  • Entrega do texto em branco. 

Quer obter uma boa pontuação na redação da UEM? Nós podemos ajudar!

Por fim, após entender como funciona a redação da UEM, chegou a hora de se preparar para obter a tão almejada aprovação, não é mesmo? Afinal, é preciso treinar não apenas a capacidade argumentativa, como dominar os diversos gêneros textuais.

Para ajudá-lo nesse processo, nós da Corrija-me elaboramos os planos de estudos de redação, de acordo com a banca desejada! Desse modo, você pode treinar e ainda obter uma correção por profissionais qualificados. E mais: será contemplado com cursos, aulas ao vivo, feedback para saber onde melhorar, dicas exclusivas e muito mais. 

Não espere mais para chegar a tão sonhada aprovação! Venha ser nosso aluno e garanta a vaga que você deseja. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.