Como usar conectivos de adição na sua redação

Os conectivos de adição desempenham uma função importante na redação: a de acrescentar uma nova ideia ou informação e integrá-la de maneira coesa dentro do texto. O objetivo é utilizar bem os mecanismos da língua para construir uma boa argumentação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Você tem usado os conectivos de adição na sua redação? Embora sejam pequenas expressões, elas têm um grande poder nos resultados finais da sua redação. Isso porque, assim como os demais conectivos, eles auxiliam a interligar parágrafos, orações e até mesmo frases.

A ideia é produzir uma comunicação clara e objetiva através de recursos adequados que permitam uma progressão clara e equilibrada de informações.

Portanto, se você almeja escrever uma boa redação no Enem, em outros vestibulares, ou manter uma boa expressão na comunicação escrita, o uso de conectivos é fundamental e vai ajudá-lo a dar sentido ao seu texto. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre como usar conectivos de adição na sua redação:

Qual é a função dos conectivos de adição na sua redação?

Os conectivos de adição desempenham a função de coesão textual e auxiliam a acrescentar uma nova ideia ao sentido da frase, parágrafo ou oração. Neste sentido, funcionam como mecanismos da língua portuguesa imprescindíveis para que o leitor compreenda de forma adequada a mensagem que o autor do texto deseja passar.

Ademais, vale ressaltar que, uma das principais competências avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a coesão e coerência da redação. Desse modo, o aluno precisa demonstrar que conhece os mecanismos adequados para construir uma argumentação eficiente.

Afinal, de que adianta saber muito sobre um assunto, utilizar uma variedade de referências, citações e alusões históricas que vão enriquecer o seu texto, mas não saber expor esses argumentos de maneira coesa?

É bem provável que você já tenha lido um texto com poucos conectivos de adição. A sensação é de estar lendo vários textos diferentes e não apenas uma redação contínua, não é mesmo? Não é essa a ideia que você deseja passar ao leitor, e, principalmente, ao corretor que dará a sua nota na dissertação-argumentativa.

Correção de redação

Quais são os principais conectivos de adição?

Após entender a importância dos conectivos de redação, é possível que você esteja se perguntando: mas, afinal, quais são os principais conectivos? Sendo assim, selecionamos uma lista para ajudá-lo a identificar os melhores termos e usá-los produtivamente no seu texto.

Obs: sempre tem aqueles termos a que nos afeiçoamos mais e costumamos utilizar frequentemente. Procure os seus e comece a treinar!

Principais conectivos de adição:

  • Ademais
  • Além disso
  • Outrossim
  • Ainda mais
  • E
  • Mas também
  • Nem
  • Não só
  • Não somente

São diversos os conectivos possíveis de usar na redação. Esses indicados acima são os principais, e, com toda a certeza, serão muito úteis para interligar e adicionar novas ideias ao seu texto.Veja também: Como interpretar temas de redação subjetivos

Lembre-se: os conectores devem ser associados a uma ideia anterior, ou seja, se você apresentou uma informação e deseja acrescentar um novo ponto importante, é aos conectivos de redação que você deve recorrer.

Como usar conectivos de adição na sua redação?

Embora os conectivos de adição sejam importantes para a redação, vale ressaltar que é preciso ter cautela na hora de encaixá-los. Não adianta apenas colocar para “enfeitar” seu texto e não usá-los com o propósito adequado. Por isso, é necessário compreender também como usar conectivos de adição na sua redação.

Para ajudá-los nesse processo, selecionamos alguns exemplos de uso. Veja a seguir:

1.   Aplicação no desenvolvimento de uma redação com o tema intolerância religiosa

Ademais, vale ressaltar que, de acordo com o Art. 5º da Constituição Federal de 1988, todos são iguais segundo a lei, sem qualquer distinção, e a liberdade de crença deve ser inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo pela lei, a proteção aos locais de culto.  Desse modo, todo ser humano tem o livre arbítrio para escolher e vivenciar sua religião.

2.   Aplicação no desenvolvimento de uma redação com o tema sobre tecnologia e os relacionamentos humanos

conectivos de adição

Destarte, ao mencionar a fragilidade das relações humanas em seu livro “Modernidade Líquida”, o filósofo Zygmunt Bauman leva à reflexão sobre o uso das redes sociais nos dias atuais. Além disso, deve-se considerar que os tempos líquidos desenvolvem seres humanos mais dependentes das tecnologias e relações mais frágeis, posto que se conectam no ‘ mundo virtual’ e deixam de viver no ‘mundo real’.

Os conectivos de adição podem e devem ser explorados na sua redação!

Por fim, após acompanhar o artigo, reiteramos a nossa afirmação: os conectivos de adição podem e devem ser bem explorados na sua redação! Como vimos acima, eles são primordiais para acrescentar uma nova ideia e contextualizar uma informação já exposta na sua redação.

Desse modo, o único cuidado é usá-los de forma correta e no momento adequado. No desenvolvimento, por exemplo, será imprescindível usar, pelo menos, um deles. No mais, não se prenda aos conectivos de adição citados acima! Existe uma infinidade de conjunções, advérbios e mecanismos da língua portuguesa que podem cumprir essa função. A lista acima pode dar um embasamento inicial, contudo, quanto mais rico de conectivos seu vocabulário for, maiores são as chances de uma boa avaliação na competência 4 do Enem!

Além disso, os conectivos sempre serão usados em produções textuais, sendo elas do tipo dissertativo-argumentativo ou não. Portanto, quando for escrever uma carta, elaborar uma petição ou simplesmente fornecer um comunicado, os conectivos de adição serão muito bem-vindos.

Se você busca desenvolver sua escrita e saber, de fato, como usar conectivos de adição na sua redação, a plataforma Corrija-me de correção de redação é o local certo para você! São diversos planos de correção, revisão e dicas para alunos que desejam conquistar nota máxima na redação.

Escolha seu plano e venha para o lado dos aprovados!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.