9 dicas para se concentrar nos estudos

Se concentrar nos estudos pode ser uma tarefa difícil para muitos, mas, com algumas dicas, é possível prestar atenção e aprender toda a matéria.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Se concentrar nos estudos pode ser uma tarefa difícil para muitos estudantes, afinal, essa não é uma das atividades de que todos gostam. Além disso, o nosso cérebro nos boicota o tempo inteiro, precisamos de muito mais concentração para aprender aquilo que não é o nosso forte.

No entanto, a solução para isso pode estar na sua organização para os estudos. Isso porque existem estratégias para que você tenha concentração para estudar.

Para ajudá-lo a se concentrar nos estudos, listamos 9 dicas infalíveis. Continue acompanhando e saiba quais são elas.

Confira 9 dicas para se concentrar nos estudos

concentração estudos é primordial

Um estudo concentrado pode demandar pouco tempo e gerar bons resultados. Afinal, você vai aprender e ter qualidade, independente da quantidade de horas. Veja as 10 dicas que separamos para ajudá-lo a se concentrar nos estudos:

1 – Leia, porém, escreva também

Cuidado com as distrações nos estudos

O estudo feito somente por meio da leitura não é o suficiente. Afinal, quem nunca se pegou perdido entre uma página e outra? Portanto, escreva! Faça um esquema de estudos, transcreva as partes mais importantes para compor um resumo. Dessa forma você consegue assimilar o conteúdo e guardá-lo mais tempo em sua mente.

Citações para redação

2 – Escreva à mão

Hoje em dia, a coisa mais difícil que tem é alguém pegar papel e caneta para escrever. Isso porque, na era da informação, essa técnica pode soar meio arcaica. Ou ainda, dar preguiça. No entanto, escrever à mão já foi comprovado cientificamente que dá ao cérebro uma linha de raciocínio. Ou seja, escrever à mão traz mais benefícios do que digitar, pois propicia uma melhor captação da informação e internaliza os conteúdos!

3 – Afaste as interferências

Concentrar nos estudos deve ser uma hora sagrada. Portanto, afaste tudo aquilo que tira a concentração e desvia o seu foco dos estudos. Desligue o celular ou o mantenha longe. Feche todas as páginas da internet com conteúdos que não são dos seus estudos. Separe apenas o material que precisa e concentre-se nele.

4 – Use mapas mentais com uso de cores

Já relatamos sobre a prática de escrever à mão. Isso ajuda você a se organizar melhor dá a oportunidade de fazer esquemas de estudo. Que tal usar as cores para criar mapas mentais?

Por exemplo, use informações sucintas, que se interligam e que o ajudam a se lembrar da matéria. Use setas coloridas, grife palavras em outro tom, faça caixas de atenção. Ou seja, destaque com cores aquilo que é realmente importante.

5 – Revise a matéria

De nada adianta ler por horas, fazer anotações e no final não revisar a matéria. Afinal, esse processo serve para fixar a matéria. Portanto, releia sempre suas anotações do dia para conseguir memorizar o que aprendeu.

Uma dica: tire um dia do final de semana para ler a matéria e fazer exercícios. Essa prática deixa o seu cérebro acostumado com a rotina.

6 – Organize o local de estudo

Antes de começar a estudar, organize o seu local, deixando tudo separado: livros, caderno, lápis, borracha, caneta, marcadores e o computador (caso seja necessário). Estudar em um local bagunçado pode deixar o seu cérebro confuso e fazer com que você perca a concentração. O simples fato de procurar uma caneta já tira o seu foco.

Aulas ao vivo de redação

7 – Faça um cronograma de estudos e respeite o seu tempo

Ter um cronograma de estudos é fundamental para qualquer pessoa. Especialmente se esse planejamento atende o seu ritmo, o seu tempo. Concentrar-se nos estudos quando se tem um esquema e um local organizado é eficiente e gera bons resultados.

No entanto, é preciso respeitar o seu tempo de estudo. De nada adianta estudar três horas seguidas sem nenhuma concentração. Portanto, tenha estratégias para se manter concentrado.

8 – Esteja bem fisicamente

Ao iniciar os seus estudos, é preciso que você esteja bem fisicamente. Alimente-se e durma bem. Afinal, tentar aprender algo com sono ou fome não vai ser nada proveitoso. Tenha energia para conseguir o rendimento esperado. Atividades físicas regulares também ajudam a se concentrar.

9 – Crie um “ritual” e mentalize a rotina daquele dia

Tenha um ritual antes de começar a estudar. Isso cria uma rotina! Por exemplo, se você tem o hábito de pegar uma jarra de água para ter por perto, faça isso todos os dias antes de começar a estudar. Mentalize o que vai estudar, respire fundo e concentre-se!

O seu cérebro vai se acostumar com essa rotina e, a partir daquele momento, saiba que não terá mais brincadeira. É hora de estudar!

10 – Dica Bônus: Estude redação com o Corrija-me

estudos concentração

Agora que você já anotou todas as nossas dicas para se concentrar nos estudos, é hora de estudar para a sua prova de redação. Afinal, exige tanta concentração e esforço como qualquer outra matéria.

Conte com o Corrija-me para ajudá-lo a estudar para a sua prova de redação. A nossa equipe é formada pelos melhores corretores, que estão por dentro de todas as atualizações das principais bancas. Portanto, irá orientá-lo a fazer uma redação de acordo com a prova em que deseja passar.

A nossa plataforma é a mais completa e atual do Brasil. Nela o aluno tem acesso a:

  • Materiais de apoio para estudar redação;
  • Acesso a aulas ao vivo;
  • Dicas para fazer redação;
  • Vídeos tirando as principais dúvidas das provas de redação mais concorridas do país;
  • Envio de redações para correção.

Todas as redações que você escrever são revisadas pelos nossos corretores. Portanto, quanto mais praticar, melhor. Os feedbacks são individuais e de acordo com a prova que você pretende fazer.

Uma forma assertiva de estudar para a prova, saber onde estão os seus erros e acertos e se preparar corretamente.

Clique aqui e conheça a a mais completa plataforma de ensino de redação.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.