Temas da redação Unicamp da 2022

Os temas da redação Unicamp 2022 surpreenderam os alunos de maneira positiva, já que possibilitaram uma linha de raciocínio mais lógica, relacionada à atualidade. Fato que possibilitou um certo conforto na hora de escrever.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Temas da redação Unicamp da 2022: “Cortes na verba para a ciência” e “Exposição das crianças na internet”, esses foram os temas que surpreenderam de forma positiva os candidatos, que esperavam assuntos mais complexos.

Obteve sucesso o candidato que, além de ter conhecimento sobre o assunto, soube atender de maneira satisfatória os critérios estabelecidos pela banca.

Com 2.540 vagas oferecidas em 69 cursos de graduação dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, o vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos, por isso, ter bom desempenho em todas as áreas da prova, principalmente em redação, que é aplicada no primeiro dia da segunda fase das provas, é essencial para garantir um lugar na instituição.

Temas da redação Unicamp 2022: quais são as novidades? 

Uma das maiores inseguranças que um candidato pode enfrentar ao fazer uma redação da Unicamp é não saber o gênero textual que será solicitado, pois a cada ano, tem-se um gênero distinto. 

O ano de 2022 trouxe inovações no que diz respeito ao assunto. Isso porque a primeira proposta era que o candidato fizesse um post para as redes sociais, mas não só isso, pois o desafio era fazer isso como influenciador de 15 anos de idade falando sobre o trabalho e a exposição das crianças na internet.

Já a segunda proposta exigia do candidato realizar um manifesto coletivo de estudantes no que diz respeito ao corte de verbas para pesquisas científicas. Nesse caso, tal documento seria lido durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Sendo uma identidade do vestibular da Unicamp, as propostas de redação com temas diferenciados desafiam as capacidades dos candidatos, que devem mostrar seus conhecimentos e habilidades não só na linguagem, mas também em relação ao tema.

Portanto, obteve êxito nos temas da redação Unicamp 2022 os candidatos que tiveram um bom preparo prévio, conhecendo e respeitando todos os critérios da banca.

Os critérios da redação Unicamp 

Para que um candidato obtenha boa pontuação em vestibular da Unicamp, é preciso obedecer estes 4 critérios:

  1. Atender corretamente à proposta temática: ou seja, o candidato precisa ser capaz de atender às exigências e orientações sobre a escrita;
  2. Gênero: nesse caso, é importante escrever uma redação que atenda corretamente ao gênero exigido para o tema escolhido;
  3. Aproveitamento dos textos motivadores: outro diferencial da Unicamp, requer que o aluno utilize as informações disponibilizadas para a fundamentação de suas redações;
  4. Adequação à norma culta e coesão: exige-se, nesse critério, uma escrita dentro da norma culta com progressão de ideias coerentes, utilizando todos os recursos coesivos necessários, mas sempre pensando numa adequação à situação de interlocução.

Conhecendo os gêneros dos temas da redação Unicamp 2022

Trabalho e exposição das crianças na internet 

TEMAS UNICAMP

O primeiro tema foi um post para as redes sociais sob a ótica de um influencer digital de 15 anos sobre o trabalho e a exposição de crianças na internet.

À primeira vista, a proposta parece bastante simples, porém, é preciso tomar cuidado para não cair em erros bobos. O primeiro deles é subestimar a pessoa que transmite a mensagem, ou seja, o jovem influencer de 15 anos, pois é preciso lembrar que, por ser influencer digital, presume-se que o mesmo tenha um forte poder de comunicação e persuasão, principalmente sobre seu público-alvo.

Além disso, é válido destacar que ele, o jovem, por trabalhar com a internet, tem uma visão positiva sobre o assunto.

No que diz respeito ao gênero, nesse caso, uma legenda para rede social, é importante observar que não se trata de um texto comum, mas que deve ser informativo e persuasivo.

Nesse caso, orientar pais, mães ou responsáveis sobre a exposição dos seus filhos na internet:

Assim, o texto deve conter:

  • Entre 20 a 25 linhas: considerando que se trata de uma legenda extensa;
  • Linguagem simples, mas que não fugisse à norma culta: isto é, fácil entendimento por qualquer pessoa que fosse ler;
  • Proximidade com o público: podem ser inseridos cumprimentos como “Olá, pessoal. Tudo bem?” e o emprego do pronome pessoal em primeira pessoa, como, por exemplo “Hoje eu vim aqui para falar de um assunto muito importante…”

Tais detalhes se diferem completamente de um texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, como é no caso da redação do Enem.

Manifesto coletivo 

O segundo tema proposto foi a escrita de uma manifesto coletivo de estudantes de uma universidade sobre o corte de verbas de pesquisas científicas a ser apresentado à SBPC.

Nesse caso, a primeira coisa que o estudante deve ter conhecimento é sobre o que é um manifesto coletivo e qual o seu tipo de escrita.

Um manifesto coletivo visa impactar a opinião pública sobre assuntos polêmicos e sobre fatos que ainda irão acontecer. A linguagem deve ser ajustada de acordo com o público-alvo, nesse caso, para ser apresentado para um órgão como a SBPC, o padrão culto e formal da escrita deve ser adotado. Além disso, o documento deve ter:

  • Argumentos, fatos e dados convincentes;
  • Uma linguagem persuasiva;
  • Uso de verbos no presente do indicativo ou no imperativo.

Uma grande vantagem, nos dois casos, é que o uso dos dados fornecidos pelos textos complementares não só é permitido, como também é um dos critérios de avaliação da prova.

Correção de redação

Tire nota máxima na sua redação Unicamp com a Corrija-me 

Ser surpreendido por um gênero textual que você não tem conhecimento ou não domina em uma redação tão importante, como é a da prova da Unicamp, não é uma alternativa. 

Assim, é importante ter um bom treinamento e profissionais especializados para corrigir seus textos, apontando erros e dando dicas exclusivas para você se preparar. 

Para isso, conte com o Corrija-me! A plataforma de correções e cursos de redação que vai garantir a sua aprovação!

Faça já sua assinatura!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.