Tema da redação Vunesp 2019

O tema da redação Vunesp 2019, “Compro, logo existo?” levantou questionamentos sobre a sociedade consumista em que estamos inseridos a mais de 44 mil vestibulandos.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O tema da redação Vunesp 2019, “Compro, logo existo”, trouxe, mais uma vez, um tema atual com problematizações próximas de todos, nesta que é a prova responsável pelo processo seletivo da Universidade Estadual Paulista. 

Mais de 44 mil candidatos realizaram a prova. Eles precisaram redigir um texto que trouxesse questões relacionadas ao consumo exagerado, os malefícios e/ou vantagens de uma sociedade pautada nesse sistema. 

Confira agora alguns apontamentos sobre esse tema e entenda melhor como funciona a prova de redação da Vunesp. Assim, você pode aplicar esses conhecimentos nos seus estudos, alcançar uma excelente nota na redação e conquistar a tão sonhada vaga! 

“Compro, logo existo?” – O tema da redação Vunesp 2019!

Redação Vunesp

No ano de 2019, a prova de redação aplicada pela Vunesp trouxe o tema “Compro, logo existo?”. Em forma de pergunta, esse tema convidou os candidatos a refletirem sobre os hábitos de consumo presentes em nossa sociedade nos dias atuais. 

Esse é um tema que apresenta vários caminhos. Sendo assim, os candidatos precisaram refletir sobre a associação feita entre consumo e satisfação. Afinal, comprar e gastar dinheiro traz mesmo felicidade? 

A verdade é que o sistema de nossa sociedade é baseado no consumo. Seja com a propaganda e a publicidade, as redes sociais, as compras online, e até mesmo com os influencers, todos são incentivados a consumir o tempo todo. 

Matérias da redação Vunesp 2019 e de outros anos:

Esse foi um tema muito pertinente. Associar o poder de compra com a sensação de plenitude e bem-estar é um grande problema, afinal, aqueles que não têm o poder aquisitivo necessário estão fadados a serem infelizes? 

Esse é apenas mais um dos questionamentos para o qual o tema da redação abriu caminho. Além disso, caberia discorrer sobre o consumo na era digital, o efeito de blogueiros e influencers no consumo, publicidade que estimula o consumo em crianças, dentre várias outras problemáticas. 

Como utilizar o tema da redação Vunesp 2019 para praticar suas habilidades de redação 

Estudar redação

Uma das principais formas de estudar para uma prova de redação é praticando! Assim, produzir uma redação utilizando esse tema proposto pela Vunesp em 2019 pode auxiliar nessa prova e em outras. 

Essa é uma excelente maneira de desenvolver suas habilidades. Além de praticar a escrita, você também desenvolve o pensamento sobre diversos temas diferentes. 

Além do tema “Compro, logo existo?”, você pode praticar com outros temas associados ao vestibular da Vunesp. Confira algumas sugestões na lista abaixo:

1- Games violentos devem ser proibidos? 

2- Humor e religião não se misturam? 

3- Radares: Indústria da multa ou educação no trânsito?

4- O excesso de promessas políticas deveria ser criminalizado?

5- Abstinência sexual: Medida efetiva no combate à gravidez precoce?

6- Pais ou responsáveis devem ser punidos ao negligenciar a vacinação de menores?

7- Ensino técnico ou regular: Qual a melhor opção para a formação do indivíduo?

8- Influenciadores digitais: Nova forma de manipulação?

9- Marco regulatório do saneamento básico: Universalização ou perpetuação do problema sanitário?

10- Ideologia de gênero no âmbito escolar: Desestruturação familiar ou debate salutar?

Como funciona a prova de redação da Vunesp? 

Redação Vunesp 2019

A Vunesp é a instituição responsável por alguns processos seletivos, mas, principalmente, pela aplicação das provas do vestibular da UNESP – a Universidade Estadual Paulista. 

Os temas de redação tendem a ser baseados em assuntos palpáveis e acessíveis a todos os candidatos. Geralmente trazem recortes da sociedade e se baseiam em discussões atuais. 

Além disso, fugir do tema e do gênero proposto ou produzir um texto com menos de sete linhas também geram uma nota zero. Da mesma maneira, é preciso ficar atento para fazer uma letra legível e não escrever em outro idioma que não o português. 

A nota da redação do vestibular da Unesp varia entre zero e 28 pontos. Muitas vezes ela é um critério de desempate para os candidatos! Por isso ela é extremamente importante. 

Os critérios de avaliação são os seguintes: 

  • Adequação com o tema – a banca avalia se o texto produzido está de acordo com a proposta apresentada; 
  • Argumentação e coerência – são julgados os aspectos que dizem respeito à coerência de ideias e a maneira como elas foram apresentadas ao longo do texto;
  • Gramática e linguagem – é observado se o candidato fez um bom uso da língua portuguesa, e se ele tem conhecimento adequado das regras de gramaticais. 

Aulas ao vivo de redação

Conte com a Corrija-me para melhorar os seus conhecimentos em redação!

A Corrija-me é uma plataforma de correção de redação criada para auxiliar todos aqueles que desejam se sair bem em provas de redação. Com ela, você pode ter acesso a cursos sobre as redações focadas na banca da Vunesp, e diversos outros vestibulares! 

Clique aqui para fazer o seu cadastro sem compromisso, conhecer melhor a Corrija-me e dar mais esse passo rumo à sua aprovação! Conte com o auxílio dos melhores professores para garantir a sua habilidade em redigir textos, e junte-se  uma comunidade gigante e satisfeita de alunos!

Você, com certeza, já entendeu como a redação é uma etapa crucial da aprovação! Mesmo sendo difícil, nenhuma prova de redação é impossível e nem deve ser um empecilho entre você e a realização do seu sonho. 

Sendo assim, se está procurando melhorar suas habilidades precisa conhecer a Corrija-me! Faça como milhares de estudantes que já garantiram a sua aprovação com uma excelente nota na redação! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *