Tema da redação da Unicamp 2021

Entre política e pandemia, os temas da redação Unicamp 2021 exigiram do candidato um pensamento crítico e reflexivo sobre a atual sociedade e seus principais desafios para se manter em pé em meio aos problemas emergentes.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Discurso político de um candidato a vereador e Escrita de um diário por uma pessoa fragilizada pela pandemia da Covid-19, estes foram os dois temas da redação Unicamp 2021 que demonstram um diálogo entre a banca e a situação atual vivenciada tanto pelos candidatos como pelo Brasil todo.

Sendo um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, todos os anos a Unicamp oferece centenas de vagas distribuídas em 69 cursos diferentes, garantindo formação de qualidade aos alunos.

Dessa forma, ter bom desempenho em todas as fases e etapas da prova é importante para conquistar seu lugar na instituição. Assim, a melhor forma de conseguir esse resultado é treinando, e você vai fazer isso a partir de agora analisando os dois temas da Unicamp 2021.

Entenda mais sobre os temas da redação Unicamp 2021

Na prova de redação da Unicamp, duas propostas com gêneros textuais e temas diferentes são apresentadas, cabendo ao candidato escolher entre elas. No ano de 2021, os temas propostos foram:

1. Elaboração de discurso político para candidato a vereador dentro de uma escola 

O tema da proposta era elaborar um discurso como se fosse um candidato a vereador para alunos de uma escola que começaram a se questionar sobre a permanência de monumentos na instituição de colonizadores escravistas europeus, dado fato de que muitos deles começaram a aderir o movimento “ Vidas Negras Importam”.

Portanto, para a escolha desse tema, o candidato deveria ter em mente as principais características de um discurso político, sendo elas:

  • Trata-se de um texto argumentativo e persuasivo;
  • Possui pontos de vista bem elaborados e que dão base à ideia que deseja ser passada;
  • Fundamenta-se nas decisões do futuro e assim, promete realizar algo.

Além disso, também é importante analisar o público alvo do discurso:

  • Alunos de uma escola, ou seja, um público jovem e por isso a linguagem do discurso deve ser adaptada de modo a alcançar o entendimento de todos;
  • Já possuem uma ideia pronta: já que a discussão é comum aos alunos.

Outro ponto a se destacar é que o discurso deve ser realizado na primeira pessoa do singular.

2. A escrita de um diário por uma pessoa afetada pela pandemia de Covid-19

TEMAS REDAÇÃO UNICAMP 2021

A proposta era a de confeccionar a entrada de um diário narrando um episódio em que o próprio indivíduo corria o risco de contrair a doença em razão do seu trabalho, denunciando a necropolítica em relação à saúde daqueles que são mais frágeis e registrando todos os acontecimentos para a posterior leitura e conhecimento das próximas gerações sobre o assunto.

Observando as características da escrita de um diário, é possível destacar:

  • Trata-se de um texto narrativo;
  • Possui uma linguagem mais pessoal, em que o autor expressa de forma aberta os seus sentimentos e medos em relação a determinadas partes da sua vida;
  • O autor não está preocupado em encontrar uma solução, pois o seu maior objetivo é registrar tudo aquilo que está acontecendo.

Como se trata de um registro, é importante observar que quanto maior for o detalhamento das informações, mais rico e interessante ficará o registro.

Além disso, o candidato deveria se atentar a colocar informações que contextualizam o momento como, por exemplo:

  • O ano em que tudo estava acontecendo;
  • O que é Covid-19 e como a patologia tem afetado o mundo;
  • Os motivos pelos quais decidiu começar a escrever um diário.

Analisados os temas e a sua forma de escrita de acordo com o gênero, é importante saber quais são os critérios para a correção da redação.

Os 4 critérios de correção da redação da Unicamp

A pontuação máxima da prova de redação da Unicamp é de 12 pontos, em que serão avaliados:

  • Proposta temática: análise da capacidade do aluno em cumprir as exigências e todas as orientações da escrita dadas pela comanda;
  • Adequação do texto ao gênero: avaliação quanto à capacidade de se adequar às especificidades do gênero.
  • Aproveitamento dos textos motivadores: enquanto algumas bancas, como o Enem, não permitem a utilização dos textos motivadores como parte da redação, esta é uma exigência da Unicamp. Inclusive, escrevemos um artigo sobre as principais diferenças entre a Redação do Enem da Unicamp.
  • Adequação à norma culta e coesão: nesse caso, a banca analisa se o aluno adequou o seu texto à norma exigida de maneira coesiva e coerente.

Muito cuidado !

Embora os gêneros textuais indicados nos temas da redação Unicamp 2021, assim como nas redações dos últimos anos, sejam diferentes do que você está acostumado, é importante que você evite o uso de gírias, expressões e palavrões. Tudo isso, porém, sem se esquecer de  que cada gênero exige um tipo de escrita diferente.

Tire nota máxima da redação da Unicamp com a Corrija-me

Com profissionais qualificados que irão corrigir a sua redação de maneira detalhada e cursos qualificados sobre o assunto, o Corrija-me ajuda você a tirar nota máxima na sua redação.

Por isso, não espere mais! Conte conosco para se sair bem na redação de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Faça já o seu cadastro!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.