Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2019 – 2º Semestre

Domine o Tema da Redação da PM SP – VUNESP 2019/2! Aprenda como abordar com maestria o tema que surpreendeu os candidatos. Leia nosso artigo detalhado e esteja preparado para brilhar no próximo exame.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O tema da redação para PM SP 2019 – 2º Semestre da VUNESP foi a indagação: “É justo punir os clubes de futebol pelos atos homofóbicos de seus torcedores nos estádios?”

A proposta de redação da PM SP 2019 trazia dois questionamentos muito pertinentes: levava o candidato a refletir sobre a homofobia e sobre a responsabilidade dos clubes sobre os atos criminosos de seus torcedores num âmbito competitivo. 

Nesse sentido, tínhamos um tema muito atual, como uma característica típica da banca VUNESP e que apresentava algumas dificuldades para o estudante. Para ajudá-lo nos seus estudos, acompanhe este artigo até o final. Trouxemos uma análise completa do tema e orientações para que possa aprimorar seus conhecimentos, pensando nas futuras edições da prova. Vamos estudar?

Impressione a banca examinadora da prova de redação da PM SP 2019 escrevendo um texto de qualidade através de técnicas que vão auxiliá-lo nesse processo.

Você pode ter muita dificuldade para começar a redigir um texto dissertativo-argumentativo de qualidade para ter bons resultados na prova de redação da PM SP 2019 – VUNESP. Por isso, saber algumas técnicas para aplicar na sua redação irá fazer toda a diferença.

Caso o tema do texto que irá produzir seja uma pergunta, você já tem a ideia de que existem dois caminhos que pode seguir.

Veja que o tema  da prova de redação da PM SP 2019 – 2º Semestre (“É justo punir os clubes de futebol pelos atos homofóbicos de seus torcedores nos estádios?”) trazia um questionamento com o qual você poderia concordar ou discordar. Você possuia, portanto, duas opções de resposta que são: sim, concordo que é justo a punição dos clubes de futebol pelas atitudes homofóbicas de seus frequentadores no estádio ou o contrário, não, você acha que o clube não deve ser punido. 

A estrutura que a VUNESP considera para um texto dissertativo-argumentativo para prova da PM SP 2019 é composta de quatro parágrafos sendo o primeiro para a introdução, os próximos dois para o desenvolvimento e o último para conclusão. 

Na introdução, ao dar uma resposta à questão do tema, você já consegue traçar uma direção para o seu texto. 

Cabia, na sequência, aos parágrafos de desenvolvimento, trazer informações, análises, dados para a comprovação de seu posicionamento, definido na introdução.

Na conclusão, o importante é retomar a tese e os principais argumentos, sem se preocupar com a construção de uma intervenção.

A conexão entre as palavras, frases e parágrafos dentro de um texto é muito importante, fazendo isso você terá uma melhor coesão na sua dissertação.

Lembre-se também de que as informações precisam ser organizadas de forma lógica e conectadas entre si, de modo que o leitor consiga compreender a mensagem de maneira clara e sem contradições. A coesão entre as partes do texto, portanto, é fundamental para manter a coerência, garantindo uma progressão natural das ideias.

Em contrapartida, as repetições de palavras e expressões podem tornar sua redação cansativa e confusa. Sendo assim, tente não exceder ao limite de termos repetidos quando estiver escrevendo.

Para fazer uma redação para PM SP 2019 que supere as expectativas da banca examinadora, é muito interessante analisar os textos complementares que as provas sugerem para fazer o texto dissertativo-argumentativo.

Correção de redação

Aumente sua compreensão sobre o assunto proposto no tema da redação da prova da VUNESP para PM SP 2019 2º semestre, analisando os textos motivadores.

Três textos motivadores foram fornecidos na avaliação da PM SP 2019 Vunesp no segundo semestre de 2019, oferecendo uma referência para que o participante construísse a dissertação.

1#

O conteúdo do primeiro texto era referente à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em punir com multa os clubes cujos  torcedores cantassem músicas com letras homofóbicas no campeonato brasileiro. O que poderia fazer até perder pontos. Além disso, também continha a informação de que a Fifa já realiza essas punições desde 2018, exemplificando um caso em que o Brasil precisou pagar  R$ 450 mil por conta de torcedores que ofenderam outros indivíduos durante os jogos das Eliminatórias para a Copa.

2#

Os candidatos da prova conseguiram identificar, no segundo texto, um contraponto ao expor a visão dos dirigentes de futebol, os quais não acham justo serem punidos por ações de torcedores.

3#

Já o terceiro texto mostrava que o diretor do clube Bahia era a favor de que houvesse sim consequências como o pagamento de multas para os dirigentes de times de futebol caso acontecesse esse tipo de manifestação contestável por parte dos seus torcedores.

Essas informações servem para que o participante da prova de redação da PM SP 2019 tenha uma direção para sua produção de texto, pensando e argumentando com base no que ele também já carrega de bagagem sobre o assunto proposto.

Esteja ciente, entretanto, de que, para aprimorar a qualidade do seu texto,  existem formas de buscar auxílio. Descubra a seguir como isso é possível.

BÔNUS:

Prova: PROVA PM SP – VUNESP – 2019
Gabarito: GABARITO DA PROVA PM SP – VUNESP – 2019

Como aprimorar sua escrita na redação para a próxima prova da VUNESP?   

Você pretende realizar uma prova para PM SP 2019 e não tem ideia de como melhorar seu texto dissertativo-argumentativo?

Não perca mais tempo, conheça a plataforma Corrija-me. Descubra recursos fundamentais para candidatos que almejam se preparar de maneira efetiva para os exames da VUNESP. 

No contexto desafiador da avaliação de redação, essa plataforma se destaca como uma valiosa aliada, oferecendo suporte especializado e direcionamento personalizado. 

Ao utilizar a Corrija-me, os candidatos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita. A equipe de profissionais experientes, além de realizar correções nos textos, fornece orientações valiosas para o aprimoramento de uma redação excelente. 

A plataforma adota uma abordagem abrangente, permitindo que os candidatos compreendam os critérios de avaliação específicos da VUNESP. Além disso, oferece orientações para fortalecer a argumentação, estrutura e coesão textual.

A interação com profissionais capacitados representa um diferencial significativo. Os candidatos recebem todo o suporte necessário para identificar áreas que precisam de aprimoramento, contribuindo para um melhor aprendizado.

Mais do que uma ferramenta de correção, a Corrija-me é uma plataforma de esnino de redação que promove o desenvolvimento contínuo. Com ela, os candidatos não apenas se preparam para o exame, mas também cultivam talentos essenciais que se refletem em seu desempenho acadêmico e profissional.

Ela se apresenta, portanto, como uma parceira fundamental na jornada de preparação para os exames da VUNESP. Assim, oferece suporte, orientação personalizada e a oportunidade de alcançar a excelência na redação.

Não perca a oportunidade de contar com todo o respaldo de que você necessita. Clique aqui e explore de perto tudo o que a plataforma de correção de redação da Corrija-me tem a oferecer de melhor.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *