10 dicas para evitar repetições de palavras na redação

Uma das principais preocupações de candidatos a vestibulares e a concursos, é como evitar repetições de palavras na redação. Afinal, o conteúdo deve ser apresentado de maneira fluida. Neste artigo, traremos algumas dicas sobre o assunto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Quem nunca precisou evitar repetições de palavras na redação? Embora essa pareça ser uma tarefa difícil, é possível usar estratégias muito eficazes para escrever diferentes termos em um mesmo sentido, evitando assim, afetar sua coesão textual. 

Atentar-se para esse fato é fundamental para enriquecer seu texto, garantir uma boa estética e deixar o conteúdo mais fluido para o leitor. Afinal, já se imaginou lendo um texto em que, a cada parágrafo, você encontra a mesma palavra repetida? Além de cansativo, ainda prejudica a compreensão do seu texto. 

Ademais, isso demonstra um mínimo repertório vocabular do candidato e ainda pode afetar na pontuação, posto que esse é um item de avaliação em grande parte dos concursos e vestibulares. Por isso, se você deseja evitar repetições de palavras na redação, continue acompanhando o artigo! Selecionamos 10 dicas preciosas para ajudá-lo nesse processo. Veja a seguir: 

1 – Use sinônimos ao escrever seu texto

A primeira dica para evitar repetições de palavras na redação, é usar sinônimos. Isso porque, usar termos com um significado igual ou semelhante pode ser uma estratégia eficiente para substituir as palavras. Sendo assim, mesmo que você precise repetir uma mesma ideia, pode trocar a palavra, e ainda assim, manter o sentido que deseja. 

Por exemplo: Um jornalista entrevistou um jovem, e, logo após, perguntou o sobrenome do garoto. 

2 – Substitua o termo por expressões mais genéricas

Outra dica para evitar repetições de palavras na redação é substituir uma palavra específica por expressões genéricas. Sendo assim, você pode associar diversas espécies de flores e usar o termo que define o grupo em geral. 

Por exemplo: Fui à floricultura e lá, havia tulipas, rosas e margaridas. Entretanto, não comprei as flores, pois estavam muito caras. 

Como tulipas, rosas e margaridas são tipos de flores, você pode facilmente substituir pelo termo que as generaliza. Da mesma forma, pode fazer com grupos de pessoas, espécies de animais, entre outros. 

evitar repetições de palavras na redação

3 – Use hipônimos e hiperônimos 

Os hipônimos e hiperônimos também podem ser aproveitados para evitar repetições de palavras na redação. No caso da hiperonímia, você usa uma palavra de significado mais amplo para substituir uma palavra mais específica. 

Por exemplo: “Lúcia estava com muita dor nas costas e tomou um analgésico. Entretanto, o medicamento não funcionou muito bem”. Nesse caso, o analgésico é um tipo de medicamento. 

Já no que se refere aos hipônimos, podemos dizer que possuem o significado mais restrito ou específico. Troca-se, portanto, o termo mais amplo pelo mais específico. 

Por exemplo: “Lúcia estava com muita dor nas costas e tomou um medicamento. Entretanto, o analgésico não funcionou muito bem”. Consegue ver a diferença? Então, aproveite esses recursos para evitar repetir palavras no seu texto! 

4 – Aposte na metonímia

A metonímia consiste em uma figura de linguagem que permite a substituição de uma palavra por um termo que faça referência a parte dela.

Por exemplo: “Já desfrutei de mais de mil livros. Entretanto, quando li Machado de Assis, me encontrei”. Nesse caso, ao falar que “leu Machado de Assis”, a referência é ao livro de Machado de Assis. Evita-se, portanto, a repetição do termo “livro”, contudo, ainda assim, é possível entender o sentido da frase. 

Aulas ao vivo de redação

5 – Elipse e Zeugma podem ser grandes aliados

A elipse e a zeugma, caracterizadas como figuras de linguagem (sintaxe), podem ser instrumentos importantes para evitar repetições de palavras na redação. Vale ressaltar, contudo, que o uso desses recursos não envolve a substituição de um termo, mas sua omissão. Na elipse, a ideia é que o contexto deixe essa palavra subentendida, mas sem prejudicar a compreensão do que está sendo dito.

Por exemplo: “Estamos na cidade desde ontem à noite”.  Nessa frase, não há o termo “nós”, contudo, é possível entender, sem nenhuma dúvida, a quem o sujeito se refere, certo? 

A Zeugma funciona como um tipo de elipse. O seu objetivo, no entanto, é omitir um termo que foi mencionado anteriormente. 

Por exemplo: “Maria trabalhava na área de comunicação. Ana, na administração.” Nesse caso, o termo “trabalhava” é omitido na segunda frase, contudo, subentende-se a ideia expressada.

6 – Troca de verbo por substantivo derivado

A troca de verbo por substantivo derivado também é uma alternativa para evitar repetições de palavras na redação. Consiste na nominalização, ou seja, no uso de uma frase nominal (em substantivo) para retomar o verbo que antes fora enunciado. 

Por exemplo: O governador decidiu construir novas estradas. De acordo com a assessoria, a construção se iniciará na próxima semana. 

7 – Substituição de expressões sobre uma pessoa através de suas características

Ademais, para evitar repetições de palavras na redação, também é possível utilizar a substituição de expressões sobre uma pessoa através de suas características. Por exemplo: Justin Bieber lançou um novo álbum. O cantor canadense é conhecido pelos seus diversos hits de sucesso mundial. Percebe-se, portanto, que “o cantor canadense”, é uma característica de Justin Bieber. 

Sendo assim, indica-se que, diante do contexto, o leitor entenda a referência, principalmente sendo uma característica conhecida da personalidade em questão.

8 – Uso de pronomes pessoais

O uso de pronomes pessoais também é um recurso importante. Nesse caso, você pode trocar por termos associados a uma pessoa gramatical em específico. Por exemplo: Os funcionários estavam agitados, por isso, o gestor pediu-lhes calma. Evite, portanto, repetir o termo “funcionários”. 

9 – Substituição dos termos por pronomes demonstrativos

Para evitar repetições de palavras na redação, você também pode trocar os termos por pronomes demonstrativos. Desse modo, devem fazer referência ao que já foi e/ou ao que será dito.

Por exemplo: Ela disse que o odiava. Depois de falar isso, eles brigaram. 

Nesse caso, “isso”, refere-se ao que foi dito, ou seja, que “o odiava”. 

10 – Troca pelos pronomes indefinidos

Outro possível recurso, é a troca pelos pronomes indefinidos, ou seja, aqueles que se referem à 3ª pessoa de maneira “vaga”. Por exemplo: Os funcionários compareceram à premiação e todos foram homenageados. 

O pronome indefinido, nesse caso, seria “todos”. 

Conclusão

Por fim, após entender as principais dicas para evitar repetições de palavras na redação, vamos colocar a mão na massa! Chegou a hora de praticar. Afinal, quanto mais você exercitar o uso desses recursos na redação, mais preparado estará.

A boa notícia é que, durante esta jornada, você não precisa treinar sozinho! A plataforma de ensino de redação da Corrija-me possui aulas, dicas e uma equipe altamente preparada para corrigir e revisar seus textos! Sendo assim, você possui um feedback qualificado para melhorar a sua escrita e, inclusive, evitar repetições de palavras na redação. 

Visite nosso site e saiba mais sobre os planos e assinaturas!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.