Conheça a prova de redação da PM de SP – Vunesp

A prova de redação da PM de SP é uma das etapas que mais preocupam o candidato, mas com bastante estudo e treino é possível fazer uma excelente produção textual.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Você vai fazer a prova de redação da PM de SP? O edital da prova saiu em outubro e indica a disponibilidade de 2.700 vagas para estudantes do nível médio (ensino médio completo). Além disso, as oportunidades são para pessoas do sexo masculino e feminino!

De acordo com o edital, as vagas são para soldado PM 2º classe, com salários de R$3,3 mil. As inscrições foram até o dia 8 de dezembro de 2021 no site da banca organizadora. Mas a Fundação Vunesp e as provas estão agendadas para o dia 6 de fevereiro de 2022.

prova de redação

Sendo assim, até lá você tem um bom  tempo para estudar. Pode parecer curto, mas com disciplina e dedicação você vai conseguir se preparar para a prova de redação da PM de SP. Vamos lhe mostrar como essa etapa funciona. Continue acompanhando e boa leitura!

Saiba como é a prova de redação da PM de SP

PM SP

Muitas pessoas sonham em ser um policial da PM. No entanto, antes de pensar em ser um agente da lei e zelar pela ordem, é necessário se preocupar com a prova de redação da PM de SP. Afinal, para ser um bom soldado, é importante saber escrever.

A prova de redação da PM de SP é cobrada pela Vunesp, sendo sempre do tipo dissertativo. Na maioria das vezes, os temas abordados são relacionados à área de atuação da polícia. O tema de 2018, por exemplo, foi “A proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e o direito de liberdade individual.”

No entanto, é possível que, às vezes, o assunto seja de ordem social ou algo corriqueiro. Em 2018, na segunda avaliação aplicada, o tema foi “A influência dos pais sobre os adolescentes na escolha da profissão.”

O que temos certeza é que todos os assuntos abordados são relevantes para a sociedade e convergem sempre a uma problemática que exige uma percepção crítica e reflexiva. 

prova PM SP

Dicas para fazer a prova de redação da PM de SP

Abaixo listamos algumas dicas para você fazer a prova de redação da PM de SP. Confira:

prova de redação da PM

O texto dissertativo e o que fazer diante do tema

Como dissemos, o tipo de redação da prova da PM de SP é dissertativo. Para esse texto, o objetivo principal é avaliar a capacidade do candidato em expor e defender o seu ponto de vista diante do tema de forma coerente e coesa.

Sendo assim, diante do tema proposto, o futuro policial deverá expor a sua posição e depois provar a sua visão sobre o assunto. Você deve defender a sua tese com argumentos sólidos e reais. De forma simplificada, você vai ter que escrever o que acha de tal tema e por que acha isso.

A organização é fundamental para o sucesso do texto

É extremamente importante respeitar a estrutura do texto dissertativo. Para isso, as 25 linhas devem ser estrategicamente divididas em:

  • Introdução: em 5 ou 6 linhas você expõe o assunto e mostra os motivos dele ser relevante, além de demarcar bem a tese;
  • Desenvolvimento: em 10 ou 12 linhas você coloca, em média, dois argumentos (divididos em 2 parágrafos) que comprovem o ponto de vista exposto na introdução. Lembrando que ambas as partes devem se interligar;
  • Conclusão: em 5 ou 6 linhas você trabalha um resumo sobre o que articulou no texto. Pode ainda acrescentar uma solução ou intervenção (caso a proposta exija). 

prova de redação

Os pontos avaliados na prova de redação da PM de SP

Em uma redação, cada banca tem os seus critérios de avaliação. No entanto, no caso da prova de redação da PM de SP, a Vunesp avalia:

produção de texto

  • O tema: se o candidato entendeu corretamente o assunto proposto e qual o tipo de ideia ele irá defender;
  • A estrutura: se a tipologia está sendo respeitada e com coerência nas informações;
  • A expressão: aqui é avaliado tudo o que envolve gramática, ortografia, pontuação e concordância e coesão.

Os textos de apoio

Juntamente com o tema da redação, há alguns textos de apoio. Eles trazem opiniões distintas sobre o assunto abordado. Portanto, ajuda o candidato a ter uma ideia sobre qual rumo a banca quer que ele tome para desenvolver o seu texto.

Sendo assim, preste muito atenção neles! Fugir do tema é uma falta grave. Por isso, se apoie nos textos para você ter a certeza sobre o que a banca quer. Além disso, nunca copie nenhuma parte dos textos de apoio. 

Os itens que os corretores mais avaliam

Há coisas que são essenciais em toda redação. Portanto, para você construir um bom texto, não se esqueça de incluir:

  • Dados estatísticos;
  • Citações;
  • Referências do passado.


Todos esses três itens são analisados pelos corretores. Além disso, ao incluí-los em sua redação, você mostra a sua capacidade de conhecimento sobre o tema proposto e sobre a sua percepção a respeito da conjuntura atual.

Itens que não são bem-vistos pelos avaliadores

Assim como há coisas que devem ser inseridas em uma redação, há também aquelas que não precisam ser citadas. Por exemplo, fuja de expressões como “antigamente”, “hoje em dia”, “é bom”, etc. Isso mostra que você não tem um bom domínio sobre a vertente culta da língua portuguesa, já que se tratam de expressões coloquiais ou vagas.

Além disso, evite expressões de senso comum, gírias, chavões, provérbios ou redundâncias. Expressões em outro idioma também não podem ser recrutadas.

Prepare-se para a prova de redação da PM com a Corrija-me

produção de texto

Agora que você já anotou todas as nossas dicas, é hora de praticar! Afinal, escrever bem está ligado à prática! O ideal é que você produza uma redação por semana, já que o prazo de estudo até o dia da prova é reduzido.

Conte com a Corrija-me para ajudá-lo a estudar para a prova de redação da PM de SP. Em nossa plataforma você encontra materiais de apoio, aulas ao vivo e, ainda, suporte on-line com os melhores corretores de redação. Vamos ajudá-lo a fazer um texto bem estruturado para você passar e realizar o seu sonho de ser um soldado da PM!

Clique aqui e conheça a nossa plataforma de correção de redação!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.