Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2014 – 1

Na versão 1 da prova de redação de 2014 da PM-SP, os candidatos foram desafiados a discutir a relação Parcerias Público-Privadas (PPPs) e seu papel como problema ou solução para o sistema penitenciário brasileiro, mas quais seriam as possíveis abordagens sobre esse tema? Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O tema da redação da PM-SP VUNESP 2014 1 trouxe à tona uma importante discussão para avaliar a capacidade de escrita e argumentação dos candidatos, a qual se vincula à leitura de mundo de modo crítico e reflexivo.

Vale destacar que o gênero textual cobrado na prova é o dissertativo-argumentativo. O candidato, portanto, deve defender um ponto de vista sobre o tema, fundamentando suas ideias com argumentos sólidos e coerentes.

Neste cenário, é muito relevante que os candidatos que estão se preparando para as próximas provas da banca, estudem outras propostas, incluindo a redação da PM-SP VUNESP 2014 1. Para ajudá-lo nesse processo, produzimos um artigo com tudo que você precisa saber sobre essa edição. Confira a seguir: 

Tema da redação da PM-SP VUNESP 2014 1

O tema proposto pela banca Vunesp na prova 1 da redação de 2014 foi “Parceria público-privada: problema ou solução para o sistema penitenciário no Brasil?”. Trata-se de uma questão delicada e de grande relevância social, posto que envolve segurança, eficiência e direitos humanos. 

Neste caso, caberia ao candidato levar em consideração o contexto do sistema penitenciário no país. Isso porque o Brasil enfrenta uma crise carcerária, marcada por superlotação, condições precárias e altos índices de violência.

A parceria político-privada, por sua vez, tem sido proposta como uma solução para os problemas estruturais e de gestão enfrentados pelas prisões brasileiras. Por um lado, os defensores dessa abordagem apontam sua capacidade de introduzir eficiência na administração, melhorar infraestruturas e serviços, além de reduzir o peso financeiro sobre o Estado. Por outro lado, era necessário considerar que que existe a possibilidade de interesses privados se sobreporem ao objetivo social de ressocialização dos detentos.

Desse modo, o candidato deveria definir um viés – como problema ou solução – e usar uma boa argumentação em torno do tema de forma crítica e fundamentada. 

Confira a prova da redação da PM SP – VUNESP – 2014 – 1 na íntegra.

Confira o gabarito da redação PM-SP VUNESP 2014 1. 

Entenda o tema da redação PM-SP Vunesp 2014 1

Textos de apoio da redação da PM-SP VUNESP 2014 1

A banca da VUNESP disponibilizou três textos de apoio para facilitar a compreensão da proposta da redação e a interpretação desse assunto pelos candidatos, confira: 

Texto de apoio 1 

O primeiro texto de apoio é de autoria da Priscila Almeida Carvalho. Ele abordava a contextualização do cenário do sistema carcerário no Brasil, apresentando os desafios existentes, como a superpopulação. O texto, portanto, já apresenta a PPP como uma possível solução para essa problemática. 

Texto de apoio 2

No segundo texto de apoio, a banca examinadora inseriu, na proposta do tema da redação da PM-SP VUNESP 2014 1, excerto do Conselho Nacional de Justiça, com uma fala do juiz Luciano Losekann. Ele traz, potanto, uma abordagem positiva ao modelo de parceria público-privada quando utilizado com a qualificação e a ressocialização dos presos – em que o candidato poderia, inclusive, utilizar como embasamento para argumentar a favor desse processo. 

Texto de apoio 3 

Em contrapartida, no último texto de apoio, a banca disponibilizou uma referência do site Rede Brasil Atual, escrito pelo Eduardo Maretti, cuja abordagem era contrária em relação ao anterior. Neste texto, há, portanto, a questão da parceria público-privada como um problema para o sistema penitenciário. 

textos de apoio da redação da Vunesp PM-SP 2014

Dicas para se sair bem na redação da PM-SP VUNESP

Além de demonstrar um bom repertório e domínio sobre o assunto ao longo da argumentação, é muito importante que o candidato esteja atento aos outros critérios de avaliação. Isso inclui, por exemplo, as regras de estrutura do texto dissertativo-argumentativo e demais questões de coerência e coesão textual. Veja a seguir: 

  • Mantenha a clareza e coerência: É fundamental apresentar ideias de forma clara, fazendo uso dos mecanismos linguísticos. Desse modo, é possível garantir a organização das ideias por meio de uma sequência lógica. Por consequência, haverá maior facilidade na compreensão pelo leitor.
  • Respeito à norma padrão da língua portuguesa: A redação deve obedecer às regras da norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, pode-se demonstrar  domínio da língua portuguesa e evitar erros de gramática, concordância e pontuação. 
  • Siga a estrutura adequada: lembre-se de seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve apresentar o tema e a tese, o desenvolvimento deve explorar argumentos (esse é o momento de apresentar seu repertório e defender seu ponto de vista), e a conclusão que deve levar em conta o que já foi dito e sintetizar os pontos estratégicos.

Em todos os casos, o candidato que deseja obter um bom resultado na redação da PM-SP VUNESP deve se preparar com antecedência, a partir de estudo sobre um boa variedade de assuntos, sobretudo os atuais, e com a prática da escrita.

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Por fim, a ideia deste artigo é trazer uma análise e comentários sobre o tema da redação da PM-SP VUNESP 2014 1. Lembre-se de que a análise de edições anteriores e de exemplares que tiveram nota máxima é uma excelente ferramenta de estudos.

Sendo assim, para ajudá-lo neste processo seletivo, a Corrija-me – Corrreção de redação conta com profissionais altamente qualificados e uma plataforma de redação repleta de cursos, aulas e dicas para você aprimorar seu conhecimento. 

Além disso, estamos sempre lançando novos temas para redação, os quais são atuais e que possuem grande possibilidade de ser a proposta oficial da redação. Tudo isso para que você possa praticar e se aperfeiçoar cada vez mais na escrita, de forma personalizada e de acordo com seu nível de aprendizado.

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