Aprenda as regras de uma redação

Uma boa redação para o Enem, concursos e demais vestibulares exige não apenas habilidade de escrita, mas também um planejamento estratégico que envolve o conhecimento sobre as principais regras de uma redação. Essa compreensão fará a diferença na nota final e evitará a desclassificação do candidato.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Está se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros vestibulares? Fique atento à redação! Embora a habilidade na escrita seja um ponto importante, as regras de uma redação também devem ser consideradas na produção do texto. 

O planejamento estratégico, por exemplo, será uma boa ferramenta para que você não saia do padrão exigido pela banca examinadora. Afinal, não adianta se dedicar tanto para realizar uma boa produção textual e na hora da prova, ser desclassificado por não cumprir alguma das regras. 

Pensando nisso, selecionamos alguns detalhes importantes e que merecem toda a sua atenção. Isso porque, se você quer alcançar a nota almejada, é fundamental que aprenda as regras de uma redação. Acompanhe o artigo e saiba mais! 

Lembre-se de estruturar o seu texto da forma adequada

Em primeiro lugar, é preciso estar atento à estrutura do texto antes mesmo de escrevê-lo. Para isso, é importante colocar a redação dentro do tipo e gênero textual cobrados pela banca. No Enem e na maioria dos vestibulares, por exemplo, o texto dissertativo-argumentativo deve ser elaborado. A ideia, portanto, é apresentar uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão, com o objetivo de argumentar em defesa de um ponto de vista. 

Já no caso de outros vestibulares, pode ocorrer a seleção de outros gêneros, como carta, resenha, crônica, entre outros. É necessário, portanto, que o candidato estude bem acerca dessas estruturas, a fim de construir um bom texto no momento do exame, e, por consequência, alcançar a nota dos sonhos. 

Atente-se ao tema

redação

Outro ponto importante dentro das regras de uma redação, é seguir o tema solicitado no enunciado. No Enem, por exemplo, fugir do tema é motivo para zerar a redação. Desse modo, o candidato deve:

  • Ler e reler a proposta de redação;
  • Usar os textos de apoio ao seu favor – lembre-se: eles não estão lá de enfeite! São essenciais para a compreensão do tema e poderão ser usados como base da sua argumentação.
  • Interprete o tema com cautela, e, em seguida, inicie sua redação! 

 

Atenção! O erro de muitos alunos é começar o texto perfeitamente dentro dos padrões e, ao longo do desenvolvimento, perder o foco. Isso pode ser uma consequência do uso de argumentos em excesso. 

A verdade é que, nessa tentativa de fazer os olhos do corretor brilharem, você pode se desviar da verdadeira intenção. Por isso, concentre-se no melhor que você pode fazer, de forma clara, concisa e objetiva! Essa também deve ser uma regra para sua redação. 

Não copie os textos de apoio

Pode parecer óbvio para alguns, no entanto, isso é mais comum do que se imagina: não copie os textos motivadores! Usá-los como base é importante, mas plagiá-los é motivo de desclassificação. Isso porque o objetivo da redação é observar a capacidade de argumentação do candidato, através de um bom repertório sociocultural e dentro da norma culta da língua portuguesa. 

Citações para redação

Priorize o bom uso da norma culta da língua portuguesa

Como foi dito anteriormente, um dos critérios de avaliação é o bom uso da norma culta da língua portuguesa. Isso significa demonstrar um bom vocabulário e usar as regras gramaticais de forma adequada, bem como a concordância, pontuação, dentre outros aspectos do texto. Essa, inclusive, é a solicitação da competência 1 na redação do Enem.  

Vale ressaltar também que isso engloba a necessidade de uso da língua portuguesa. Muitos alunos desejam incrementar a redação e inserir parte do texto em línguas estrangeiras – o que é permitido em algumas expressões, contudo, a predominância de outra língua pode ser motivo para obter um zero na sua redação. Por isso, fique atento e busque não exagerar nesse item! 

Respeite o número de linhas na sua redação

Dentre as várias regras de uma redação, está o respeito ao número de linhas. Trata-se de um aspecto essencial, tendo em vista que não atingir a quantidade mínima pode fazê-lo zerar a redação e ultrapassar a quantidade máxima, pode ser motivo de perda na sua pontuação. 

A redação do Enem, por exemplo, exige, no mínimo, 8 linhas. Se o candidato realizar menos que isso, terá a sua nota zerada. Fora isso, é muito difícil introduzir, desenvolver e concluir uma redação apenas com essa quantidade, não é mesmo? Por isso, recomenda-se que a produção textual esteja dentro de 25 a 30 linhas (máximo permitido). 

Treine a caligrafia

A banca não exige uma letra perfeita para o candidato, mas é importante que a escrita seja, no mínimo, legível. Essa compreensão será importante para que os corretores leiam o texto e realizem a correção de forma adequada. Caso a redação esteja ilegível, o candidato pode obter nota zero na redação

Faça uma revisão final

Embora não seja uma regra em específico, realizar uma revisão é fundamental para concluir sua redação com sucesso. Afinal, é natural que alguns erros de pontuação e ortografia sejam cometidos ao desenvolver o texto. Revise também se não houve fuga ao tema ou se está dentro do padrão solicitado e de todas as regras de uma redação.

Esse é o momento de encontrar os erros e realizar os retoques finais!

Aprenda as regras de uma redação e entre para o time dos aprovados!

Seguindo as dicas acima, você estará, de fato, cumprindo as regras de uma redação. Claro, existem outros pontos que também merecem a sua atenção, contudo, o planejamento estratégico da sua redação deve conter todos esses pontos! 

Pensando nisso, a equipe da plataforma Corrija-me – Correção e Ensino de Redação disponibiliza um material completo para ajudá-lo nesta jornada! São diversas aulas, dicas, temas, correções e revisões para quem deseja treinar a redação e garantir a aprovação no Enem, concurso ou vestibular desejado. 

Confira nossas propostas e assine o plano ideal para você!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.