O que são eixos temáticos e como eles podem ajudar na sua redação

Os eixos temáticos podem ser definidos como um conjunto de temas, que podem ser recortados em abordagens específicas. Compreender o que são e os principais tipos de eixos é essencial para um bom preparo para a sua redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Já se perguntou o que são eixos temáticos e como eles podem ajudar na sua redação? Se você está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros vestibulares, compreender esses aspectos é um passo fundamental para alcançar a nota almejada. 

Vale ressaltar que a redação é uma etapa importante da prova e com isso, não só é necessário treinar bem a estrutura, como também os possíveis temas e todas as competências que a envolvem. 

Acompanhar bem as notícias e estar por dentro dos principais assuntos que envolvem a atualidade são formas de se preparar bem para a produção de redação. Mas, afinal, o que são eixos temáticos e como eles podem ajudar nesse processo? Acompanhe o artigo e saiba mais! 

O QUE SÃO EIXOS TEMÁTICOS

O que são eixos temáticos?

Os chamados eixos temáticos são uma série de temas desenvolvidos em torno de um mesmo assunto. Trata-se de uma ideia central que definirá outros subtemas relacionados ao principal. Compreende, portanto, um conjunto expandido de temas, que podem ser recortados em conceitos mais específicos. 

Em outras palavras, é como se existisse um bolo – que representaria a ideia principal – e as diversas fatias que o compõem, que seriam abordagens diferentes, mas que englobam um mesmo tema. Por exemplo, no ano de 2017, o tema da redação do Enem foi sobre os desafios para a formação e educação de surdos.

Podemos dizer que os eixos temáticos seriam educação e acessibilidade. Sendo assim, a compreensão prévia sobre os eixos seria um aspecto fundamental para dissertar sobre o recorte. 

Na prova do Enem, existe uma série de esferas argumentativas que podem ser cobradas. Desse modo, entender bem os eixos temáticos é uma forma estratégica de obter conhecimento sobre o maior número de assuntos.

A ideia, portanto, não é “adivinhar” qual seria o tema da redação, até mesmo porque, essa seria uma tarefa difícil, já que é pouco provável que, diante de uma infinidade de acontecimentos, possamos acertar exatamente o que vai cair. 

O melhor a fazer é estudar os eixos temáticos em sua amplitude, a fim de que, na hora do exame, você esteja preparado para argumentar sobre qualquer assunto. 

Os principais tipos de eixos temáticos

Após entender sobre o que são eixos temáticos e como eles podem ajudar na sua redação, chegou a hora de planejar os seus estudos. Afinal, para escrever bem é necessário ler e estudar bastante para obter o conhecimento necessário sobre o tema. 

Para isso, você pode delimitá-los e separar um tempo para estudar cada assunto. Uma boa dica é fazer um rodízio semanal. Isso o ajudará a focar em cada assunto por etapa. No mais, para ajudá-lo nesse processo, selecionamos os principais tipos de eixos temáticos e algumas abordagens que podem ser usadas na sua redação: 

Saúde

Um dos principais eixos temáticos possíveis de serem abordados na sua redação é a saúde. No ano de 2020, por exemplo, foi realizada uma abordagem sobre as doenças mentais. 

Trata-se de um assunto de alta relevância social, posto que engloba uma série de recortes que incluem saúde pública, mental, obesidade, entre outras problemáticas. Veja alguns exemplos de abordagens com esse eixo: 

  • Os desafios da saúde pública no Brasil 
  • Os meios de combate à pobreza menstrual no país
  • Estratégias para conter o aumento dos índices de depressão no Brasil 

Educação

Outro eixo muito relevante é a educação. Alguns exemplos de temas que podem ser cobrados nessa esfera são: 

  • A problemática da prática de bullying no ambiente escolar
  • Inclusão do empreendedorismo na grade curricular 
  • Os desafios da educação pública no Brasil

Arte, cultura e lazer

Embora ainda seja um eixo pouco reforçado entre os candidatos, mais do que nunca, temas que envolvem arte, cultura e lazer são colocados em pauta. Em 2019, por exemplo, o tema da redação do Enem foi a democratização do acesso aos cinemas. Por isso, devemos lembrar desses eixos temáticos e como eles podem ajudar na sua redação. Confira algumas possibilidades:

  • O turismo como instrumento de desenvolvimento da economia do país
  • A democratização de atividades relacionadas ao lazer

Segurança

A segurança também é um eixo temático importante e muito retratado nos jornais. Além disso, é uma temática muito presente em projetos audiovisuais, como documentários, filmes e séries e engloba uma série de abordagens, como:

  • O combate ao tráfico de drogas
  • Os desafios do sistema carcerário no Brasil

Aulas ao vivo de redação

Meio ambiente

Por fim, um dos principais eixos temáticos que podem ser abordados na sua redação é o meio ambiente. Existe uma variedade de assuntos de relevância ambiental que podem ser tema da redação. Isso porque, o desenvolvimento de práticas sustentáveis é uma pauta muito discutida, principalmente pela necessidade ecológica do planeta e melhoria da qualidade de vida do ser humano. Sendo assim, alguns temas solicitados podem ser:

  • O desafio das mudanças climáticas
  • Os impactos ambientais do descarte de lixo 
  • As novas alternativas de práticas sustentáveis nas empresas

Brinde para você – 20 temas para praticar redação:

Se você já compreendeu o que são eixos temáticos e como eles podem ajudar na sua redação e fazer a delimitação dos principais assuntos, já está a um passo à frente para conquistar a nota almejada na redação. De agora em diante, vamos à prática! Chegou a hora de estudar esses temas e desenvolver um bom repertório sociocultural

Pensando nisso, separamos algumas dicas imprescindíveis para você estudar redação através dos eixos temáticos:

  • Treine a escrita da sua redação com frequência;
  • Elabore um planejamento de temas para fazer os testes;
  • Utilize um cronômetro para treinar o tempo de redação;
  • Esteja bem informado sobre os assuntos mais atuais, notícias e confira jornais sempre que puder;
  • Separe um tempo para ver filmes e séries para obter repertório cultural;
  • Anote suas experiências e faça ligações com os eixos temáticos;
  • Faça uma lista de possíveis argumentos. 

Prepare-se para alcançar uma excelente nota na sua redação! 

ENTENDER EIXOS TEMÁTICOS

Todas essas dicas sobre o que são eixos temáticos e como eles podem ajudar na sua redação são essenciais para colher o resultado esperado: uma excelente nota e a aprovação desejada!

Lembre-se, contudo, de que, durante essa jornada, todo apoio é fundamental. Pensando nisso, a plataforma de correção de redação da Corrija-me oferece uma série de planos de cursos, dicas, correções e revisões para quem deseja entrar para o time dos aprovados. 

Acesse nosso site e confira os nossos planos de acordo com a sua necessidade! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.