O que são alusões históricas para redação e como utilizá-las

As alusões históricas são fundamentais para enriquecer o texto, propor argumentos relevantes e demonstrar um bom repertório sociocultural na redação do Enem. É preciso lembrar, contudo, de usá-las dentro do contexto e de maneira adequada.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O uso das alusões históricas para redação é uma ótima dica para quem almeja uma excelente nota no Enem. Dentre as áreas de avaliação correspondentes ao Exame Nacional do Ensino Médio, está a redação – uma das áreas cobradas e importante critério de classificação na prova. 

A atribuição das notas pode variar de acordo com 5 critérios pré-existentes usados para avaliação da redação, sendo eles: 

  • Excelente domínio da escrita;
  • Compreensão e aplicação do tema em diversas áreas;
  • Interpretação e organização dos argumentos;
  • Domínio dos meios de argumentação;
  • Conclusão com propostas que mantenham o respeito aos direitos humanos.

De maneira geral, as alusões históricas são bem valorizadas pelos corretores. Essas alusões, contudo, devem ser usadas dentro do contexto e de maneira adequada, a fim de contribuir para o alcance da nota máxima. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre alusões históricas para redação:

Veja também: 10 dicas para estudar interpretação de texto na sua redação.

O que são alusões históricas para redação?

As alusões históricas para redação são referências utilizadas para contextualizar um determinado tema, apontando assim, a sua origem. Trata-se de uma técnica que remete a fatos históricos para explicar uma situação atual. 

Em suma, as alusões históricas são importantes para enriquecer um texto com o repertório sociocultural e utilizar o tempo como uma ferramenta de comparação. Geralmente, essa relação envolve uma causa do passado que contribuiu para uma consequência do presente, seja de forma positiva, seja de forma negativa. 

As alusões históricas podem variar entre trechos de um livro ou filme, citações de um filósofo antigo ou a conexão a algum fato histórico importante. Usá-las de forma estratégica, pode tornar o texto mais rebuscado e ainda atribuir uma boa argumentação ao seu texto dissertativo-argumentativo.

alusões

Quais competências podem ser reforçadas com as alusões históricas?

Como foi mencionado acima, existem 5 competências gerais que são avaliadas pelos corretores responsáveis pela redação do Enem. Mas, afinal, em qual dessas competências é possível “ganhar pontos” ao aplicar uma alusão histórica de forma adequada?

Em primeiro lugar, a segunda competência do Enem se refere aos conhecimentos atribuídos ao aluno. O uso da alusão histórica reforça a ideia de que o indivíduo está por dentro dos acontecimentos históricos e, ainda mais, dos atuais, por saber como conectá-los de maneira correta.

Além disso, o terceiro critério, equivalente às competências, avalia também a forma como os argumentos são organizados e a interpretação de ideias. Se houver coerência no que está escrito como alusão, pode ter certeza: é mais um tópico ao seu favor! Uma boa defesa de ponto de vista – respeitando os direitos humanos – é uma excelente estratégia para levar sua nota às alturas. 

o que são alusões

Como utilizar as alusões históricas para redação?

Embora seja o recomendado, é preciso ter cuidado ao utilizar as alusões históricas para redação. É importante, por exemplo, que o fato utilizado converse com o tema geral da redação. 

Um erro que muitos alunos cometem é apenas “jogar” uma citação que não colabora para a argumentação do texto. É preciso ponderar e avaliar se realmente a referência está de acordo com o tema em questão. 

Além disso, esse não é o seu momento de definir uma opinião ou conclusão a respeito do acontecimento. A ideia é inseri-lo na íntegra, como uma versão real do fato ocorrido. 

Vale ressaltar também, a necessidade de não apenas colocar uma informação do passado, mas de relacioná-la  com a atualidade. Para isso, você pode se perguntar: Esse fato foi uma causa para a realidade atual? Como esse acontecimento culminou nos dias de hoje? Quais são as semelhanças e diferenças? Entender esses tópicos será um ponto de partida para comparar os momentos e trazê-lo para o presente. 

Evite achismos

Optar por contestações ideológicas não é o ideal. Utilizar a informação oficial sobre um determinado tema é a melhor solução. Por exemplo, se você deseja fazer referência ao início da Revolução Industrial, traga acontecimentos reais e dados reais. 

Isso porque, atribuir novas características a uma versão oficial pode ser um critério negativo para avaliação da sua redação.

Aulas ao vivo de redação

Prefira usá-las na introdução ou desenvolvimento

Geralmente, as alusões históricas são utilizadas na introdução ou desenvolvimento. Se você optar por usá-las na introdução, por exemplo, procure apresentar o problema para associá-lo à atualidade. No desenvolvimento, você já pode iniciar com a referência ao tempo presente. 

Exemplos de alusões históricas para redação

As alusões históricas para a redação precisam ser assertivas e seu uso deve ser moderado. Vale ressaltar também que, para cada tema, é preciso aprofundar os principais itens. Sendo assim, o repertório pode ser utilizado ao seu favor e de acordo com o tema da redação. Veja alguns exemplos:

Revolução Industrial

A Revolução Industrial é um dos principais períodos utilizados como referencial histórico dentro dos textos dissertativos-argumentativos. Por ser um fato amplo, se encaixa dentro de temas relacionados ao consumo, tecnologia, trabalho, economia, e até mesmo ao meio ambiente. Vale a pena estudar bem o assunto, pois o seu uso pode incrementar a redação e fornecer a base histórica necessária!

Nazismo 

O nazismo foi um período marcado pelo autoritarismo, etnocentrismo e pela perseguição a diversos grupos. A referência a esse movimento pode ser utilizada em assuntos como preconceito, ideologia política extrema, e até mesmo, intolerância. 

Colonização

Outro tema que pode ser utilizado em alusões históricas para a redação é a colonização. O período marcou diversos desafios na trajetória do Brasil, e pode ser utilizado para abordar temas como etnocentrismo, racismo, violência e intolerância. 

Estude e utilize de forma estratégica as alusões históricas para a redação!

alusões históricas na redação

Por fim, após compreender o que são alusões históricas para redação e entender os seus benefícios para o alcance de uma boa nota na redação do Enem, chegou a hora de aplicar essas dicas na prática!

O preparo é essencial para que você possa colher bons frutos na hora da redação e ainda otimizar o tempo pensando qual seria a melhor alusão. Afinal, quanto mais você treina a escrita da redação, maiores são as chances de aperfeiçoamento e conhecimento sobre os mais diversos fatos históricos. O repertório aumenta e a técnica também!

A boa notícia é que, na plataforma Corrija-me, você tem a oportunidade de treinar o quanto você quiser! Ajudamos você no processo de correção, revisão e estratégias eficientes para garantir nota máxima na sua redação

Conheça nossos planos e comece agora mesmo!  

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.