Fuvest 2025 já tem datas confirmadas

A organização da Fuvest 2025 já divulgou as datas do processo seletivo! E os candidatos que sonham em conquistar uma vaga na Universidade de São Paulo já podem intensificar os estudos para as provas objetivas e de redação. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

O Fuvest 2025 já tem datas para acontecer. A banca responsável pelo processo seletivo para entrar na Universidade de São Paulo (USP) divulgou que serão mais de 8 mil vagas destinadas aos candidatos, entre os diversos cursos de graduação ofertados na instituição. 

Trata-se de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, envolvendo a prova objetiva, dissertativa e a redação. A boa notícia é que, com preparo e estratégia, você pode aumentar suas chances de garantir um bom desempenho e conquistar a vaga dos seus sonhos.

Nesse cenário, nós da equipe Corrija-me preparamos, em primeira mão, um artigo com as principais informações já divulgadas sobre o vestibular da Fuvest 2025. Por isso, se você está se preparando para a prova, continue lendo o conteúdo e saiba mais:

Quais são as mudanças no vestibular da Fuvest?

Em primeiro lugar, já foram apresentadas mudanças no vestibular da Fuvest 2025 para o curso de medicina. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, na próxima edição, será permitido aos participantes concorrerem, no mesmo processo seletivo, ao ingresso nas três unidades para estudar Medicina. 

Nesse sistema, a Fuvest possibilita que o candidato insira sua ordem de preferência, isto é, ele poderá enumerar as unidades conforme a melhor viabilidade  para si. Os campus estão localizados em três cidades diferentes, entre as quais estão: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Bauru (SP).

Embora anteriormente isso já fosse permitido em outros cursos, como é o caso de Odontologia, ainda não era uma escolha para os candidatos à graduação em medicina. 

Outra mudança na Fuvest 2025 para o curso de medicina é que as disciplinas cobradas na prova de conhecimentos específicos da segunda fase do vestibular agora serão as mesmas da carreira de medicina (incluindo Biologia, Química, Física e Geografia).

Quais são as datas confirmadas para a Fuvest 2025?

fuvest

Dishonest student cheating while carrying out test

A 1ª fase da Fuvest 2025 acontecerá no dia 17 de novembro de 2024, enquanto a segunda fase ocorrerá em dois dias: 15 e 16 de dezembro de 2024. Em breve o cronograma com todas as datas será divulgado no site oficial da Fuvest. 

Na segunda fase, o candidato realiza as questões abertas dissertativas e a redação – sendo esta indispensável para alcançar o diferencial desejado e se sair bem na prova.

Quais livros você precisa ler para o vestibular da Fuvest 2025?

Em 2021, a banca divulgou a lista de leituras obrigatórias para os anos de 2022 até 2026. Sendo assim, os candidatos que estão se preparando para o próximo vestibular deverão estar em dia com as seguintes leituras:

  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
  • A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós
  • Os ratos – Dyonélio Machado
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • Dois irmãos – Milton Hatoum
  • Água Funda – Ruth Guimarães

Como se sair bem na redação?

É preciso levar em consideração que a prova de redação da Fuvest 2025, assim como as edições anteriores, requer estudo e dedicação. Ela é composta por um texto dissertativo-argumentativo, que deve ter no máximo 30 linhas.

Considere também que a Fuvest costuma abordar temas da atualidade em sua prova de redação. Por isso, fique atento às notícias, leia jornais, revistas e portais de notícias confiáveis. Toda informação será importante para ampliar seu conhecimento e repertório sociocultural, de modo que você tenha uma bagagem ampla para usar na argumentação dos mais diversos temas. 

Além disso, se for possível, procure treinar através de temas que já caíram em provas anteriores, a fim de que você possa se familiarizar com a forma de cobrança da banca e compreender a interpretação geral do que é proposto. 

No mais, algumas dicas gerais são:

  • Leia atentamente o enunciado da questão e procure interpretar o tema de maneira específica, a fim de evitar a fuga ou tangenciamento.
  • Faça um brainstorming para organizar suas ideias .
  • Elabore um esqueleto do texto, levando em consideração o seu ponto de vista sobre a problemática apresentada. 
  • Utilize uma linguagem formal e culta, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. 
  • Revise o seu texto com atenção. Procure ler e reler antes de entregá-lo.

Prepare-se para a prova da Fuvest 2025 com o apoio da Corrija-me!

Por fim, trouxemos neste artigo as principais datas já confirmadas da Fuvest para que você já comece a organizar seus estudos. Lembre-se, porém, de incluir a redação nesse cronograma, afinal, trata-se de uma das partes mais importantes do processo seletivo, tendo em vista que você pode mostrar seu diferencial na escrita. 

A partir das dicas apresentadas acima, você estará mais preparado para enfrentar a prova e redação da Fuvest 2025. E se você quer aumentar as chances de um excelente desempenho na prova, junte-se a nós! A Corrija-me é uma das principais plataformas de redação online no país.

Contamos com uma equipe de profissionais qualificados para ajudá-lo na correção e revisão dos seus textos. Desse modo, você pode identificar suas principais falhas e corrigir o que está errando antes mesmo de fazer a prova oficial, aprimorando cada vez mais sua escrita.

Além disso, temos uma série de materiais completos e recursos entre aulas, podcasts, vídeos, cursos de redação e estratégias exclusivas para ajudá-lo. 

Não deixe para depois! Se você está em busca de mais dicas e orientações para aprimorar suas habilidades de redação, não deixe de conferir os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma online. Cadastre-se já na nossa plataforma de correção de redação e prepare-se para a Fuvest 2025 conosco. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *