Organizar os estudos de redação usando o Trello

Organizar os estudos de redação pode não ser uma tarefa fácil para muitos estudantes. A boa notícia é que o Trello, uma ferramenta de gerenciamento de tarefas, pode contribuir com recursos que facilitam os estudos e a produção de redação.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Quer organizar seus estudos de redação de maneira simples, eficaz e prática? Então você precisa conhecer o Trello! Trata-se de uma plataforma para gerenciamento de projetos, que permite uma organização e visualização completa do planejamento. 

É um aplicativo muito versátil, muito utilizado para fins pessoais e profissionais, como na estruturação de atividades em empresas. Pode, contudo, também ser facilmente usado para outros fins, inclusive com o objetivo de facilitar o dia a dia do estudante que está se preparando para a redação de um vestibular ou concurso.

A boa notícia é que o Trello pode ser a ferramenta que você estava precisando para parar de procrastinar e seguir rumo a uma maior produtividade para a conquista da aprovação desejada. Pensando nisso, selecionamos um guia completo de como organizar os estudos de redação usando essa plataforma. Veja a seguir: 

Como a plataforma funciona?

Em primeiro lugar, é muito importante entender como a plataforma funciona. Pode-se dizer que a melhor vantagem de organizar os estudos de redação usando Trello (ou usá-lo para outros fins), é o fato de que sua estrutura é completamente moldável, ou seja, você pode configurar os quadros do modo que desejar e adaptá-los posteriormente.

Alguns conceitos importantes para entender como funciona essa estrutura são:

Citações para redação

Quadros virtuais

Esses quadros possibilitam a inserção de novos itens que estariam contidos dentro deles, que seriam as listas. Basicamente, é a parte mais “Externa” do conteúdo. Por exemplo, pense em uma lousa de escola. Nela, você pode escrever qualquer coisa sobre um assunto específico, não é mesmo? Os quadros virtuais possuem o mesmo objetivo. Nesse caso, é possível criar um específico para a redação. 

Listas

As listas estão “dentro” dos quadros.  Você pode inserir cada um dos tópicos que deseja estudar para a redação. Por exemplo: você pode organizar entre quadros com citações, outro com alusões históricas importantes e assim por diante. Da mesma forma é possível optar por listas com redações a fazer, em andamento ou enviadas para correção.

Cartões

Após criar cada lista, é possível elaborar os cartões que estão dentro delas. Esses cartões são, basicamente, o local que deve conter as informações para uma determinada lista e/ou tarefa. Existe a possibilidade de inserir desde prazos até descrições e objetivos para realizar uma atividade. Sendo assim, você pode escolher da forma como desejar.

Etiquetas 

Dentro dos cartões, é possível inserir as etiquetas coloridas. Esse elemento pode ajudar na organização dos estudos de redação atribuindo um status ou detalhes importantes sobre os cartões. São 10 opções de cores que você pode usar da forma como preferir. 

Saiba como organizar os estudos de redação usando o Trello

Organizar os estudos de redação

Agora que você já recebeu as principais orientações sobre como usar o Trello, chegou a hora de organizar os estudos de redação. Existem várias alternativas de como inseri-los. Uma dica é separar listas sobre cada um dos tópicos que você precisa estudar. Você pode atribuir status para as atividades com etiquetas indicando “prioridade”, “em andamento” ou “concluído”. 

Além disso, existe a opção de checklists, em que é possível inserir em um único cartão mais de uma atividade que envolva o mesmo tema. Um recurso muito interessante da plataforma é a possibilidade de adicionar links e imagens. Sendo assim, você pode inserir de acordo com uma temática proposta, ou até adicionar flashcards para visualizar bem o assunto.

Ademais, a opção dos prazos também não está lá por acaso! Você pode estipular datas para concluir determinados temas de redação e organizá-los dentro de cada semana. Por exemplo: essa semana vou falar sobre o meio ambiente, na próxima, o assunto será inclusão social e na outra a temática envolverá a violência doméstica. Incentivamos que o aluno evite, ao máximo, mesclar atividades diferentes, sendo essas pessoais e referentes aos estudos em um mesmo quadro. Tente separar bem para manter a organização. É possível, portanto, organizar os estudos de redação dentro de prazos para não se perder e acabar acumulando matérias. 

Aproveite para estudar em grupo!

Quando já achamos que são muitas as vantagens de organizar os estudos de redação pelo Trello de forma gratuita, ainda é possível se surpreender! A plataforma possui a opção de inserir convidados e participantes para o seu quadro e também pode-se colocar listas para cada um dos integrantes. Sendo assim, você pode combinar de estudar em grupo e realizar redações ao mesmo tempo e com temas iguais aos de seus colegas. É possível que vocês compartilhem referências de dados confiáveis e outras dicas importantes.

Além disso, há também a possibilidade de fazer o compartilhamento com o seu professor de redação. Sendo assim, ele pode conferir como está o andamento da redação, ver os prazos de entrega e, quando concluída, você pode notificá-lo por lá. Existe a possibilidade de enviar o arquivo pronto pelo Trello, ou de inserir o link redirecionando para uma plataforma de estudos, como a Corrija-me. 

Organize-se e chegue mais perto da sonhada aprovação!


Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante e ajudado a facilitar seus estudos! Agora que você já está a par dos diversos benefícios do Trello, chegou a hora de desfrutar das possibilidades que a plataforma oferece, não é mesmo? Lembre-se de que, no início, pode ser diferente, mas, como possui fácil manuseio, rapidamente você irá se acostumar e vai querer levá-lo para a vida! 

Nós da plataforma Corrija-me incentivamos esse uso para organizar os estudos de redação, pois sabemos que algumas das principais dificuldades dos alunos é a de administrar de forma correta o seu tempo e, como consequência, perder em aspectos como foco e concentração. 

Sendo assim, nossa proposta é associar o Trello à prática de redação, pois isso será importante para o preparo do aluno. Pensando nisso, disponibilizamos planos com mais de 500 aulas, cursos, correções, revisões e uma série de serviços que vão ajudá-lo a organizar os estudos de redação e chegar ainda mais perto da sonhada aprovação.

Não espere mais! Acesse nosso site e entre para o lado dos aprovados. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.