Estrutura perfeita para sua redação nota mil

Um dos principais requisitos a que o candidato a concursos e vestibulares deve se manter atento é a estrutura para redação nota mil. Existe, contudo, uma semelhança na configuração dos alunos que obtiveram desempenho máximo na redação, veja qual é.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A estrutura para redação nota mil é um dos aspectos mais questionados pelos estudantes. Embora muitos considerem difícil chegar ao nível ideal, o segredo é uma mescla de conhecimento somada à prática. Sendo assim, se você conhece as regras e organização ideal e treina com frequência, a aprovação é uma consequência.

Lembre-se, portanto, de que, para atingir o sonhado mil, é necessário estabelecer uma redação que apresenta um consistente projeto de texto, o qual se caracteriza pela definição de um planejamento estratégico. As redações nota máxima costumam ser trabalhadas com uma estratégia bem semelhante, cuja distribuição é feita, normalmente, em 4 parágrafos.

Além disso, é preciso considerar as competências e fatores como o domínio da língua portuguesa, coesão e coerência, o tema em questão e as características do gênero textual solicitado, que normalmente, é o dissertativo-argumentativo. Confira o artigo e saiba como configurar a estrutura para redação nota mil:

Introdução

Em primeiro lugar, a estrutura para redação nota mil se inicia com a introdução, que deve ser distribuída em 3 períodos, cada qual com uma função específica e estratégica. 

O primeiro, chamado de contextualização, é o momento em que se localiza o leitor quanto ao assunto que será trabalhado. Traz uma visão mais ampla do tema, podendo, estrategicamente, ser formado por um repertório. 

O segundo período é a problematização, em que deve ficar evidente o tema de redação. Aqui é possível, inclusive, reproduzir a comanda de redação ou parafraseá-la, justamente porque se pretende dar os devidos contornos ao que se busca abordar especificamente na dissertação. 

Por último, temos a tese, em que o aluno deve definir exatamente como irá se posicionar ou o que pretende fazer no desenvolvimento e conclusão. Normalmente, quando se trata da banca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este último período é voltado para aclarar especificamente o teor que será trabalhado nos dois parágrafos de desenvolvimento.

Desenvolvimento

No desenvolvimento, a estratégia que melhor funciona na estrutura para redação nota mil, ocorre por meio do recrutamento de dois parágrafos. Sendo assim, ambos devem ser estrategicamente dispostos em 4 ou 5 períodos. Para nos apoiar em uma distribuição que funciona de maneira qualificada, no entanto, recomendamos o uso de 4 períodos, cada qual com uma função muito específica. São eles:

Tópico frasal 

Trata-se de uma afirmação inicial, com um recorte do problema, ou seja, um aspecto do tema que pretende abordar. Ele também é o grande responsável por nortear, orientar e antecipar o conteúdo do parágrafo. 

estrutura para redação nota mil

Repertório

O segundo período deve ser dedicado à colocação de um repertório relacionado claramente ao teor do parágrafo e deve estar muito bem alinhado ao TF.

Argumentação 

É o momento em que se usa o repertório e o relaciona com o problema atual do Brasil. Nesse momento é que o aluno apresenta uma visão crítica sobre a dimensão trágica do problema que se perpetua na realidade brasileira.

Fechamento ou microintervenção

Neste tópico, o aluno pode optar por fazer um simples fechamento, o qual consiste na retomada das ideias apresentadas no Tf, ou estipular uma microintervenção, a qual antecipa a conclusão.

Aulas ao vivo de redação

Conclusão

A conclusão é o último parágrafo, o qual deve apresentar uma intervenção completa. Nesse sentido, a medida proposta para a redução do impacto do problema apresentado deve, obrigatoriamente, dispor dos 5 elementos: agente, detalhamento do agente, ação, meio/ modo e efeito. Recomenda-se que a conclusão possa ser feita por meio de 4 a 5 períodos, segundo a distribuição abaixo:

  1. Retomada da tese;
  2. Agente + detalhamento do agente + ação;
  3. Meio/modo;
  4. Efeito.

Lembre-se de que esse é o momento de apresentar possíveis soluções e saídas para o problema. Vale ressaltar também que tudo deve estar dentro dos direitos humanos e de acordo com o interesse social. Ao fazer essa distribuição, o aluno confirma que todos os elementos exigidos pela banca Enem sejam cumpridos. Isso garante uma disposição racional e irá permitir conquistar a tão sonhada estrutura para redação nota mil.

Dicas práticas para fazer uma redação nota máxima

Após entender toda a configuração estrutural que a sua redação deve conter, é muito importante associar esse conhecimento a algumas premissas, como por exemplo:

  • Fazer toda a projeção do texto antes de escrevê-lo: na hora de redigir seu texto, você pode projetar, em geral, o que será escrito;
  • Elabore um rascunho: por mais que alguns candidatos considerem perda de tempo fazer um rascunho, é muito importante usá-la para inserir as principais informações do texto e organizar em sua mente antes de escrever na folha oficial – isso será importante para fazer uma revisão geral antes e evitar rasuras, bem como errinhos na pontuação;
  • Procure ampliar a bagagem sociocultural: de nada adianta compreender a estrutura perfeita se você não tem um bom repertório para aplicar na prática, não é mesmo? Por isso, lembre-se de sempre se manter atualizado, ler livros, ouvir podcasts e assistir aos canais do Youtube que produzam conteúdo relevante. Mantenha-se antenado!

Aplique na prática estrutura para redação nota mil!

Por fim, a estrutura para redação nota mil é sempre muito bem planejada e exige treinamento para consolidar uma prova de excelência, já que não adianta apenas absorver aspectos teóricos e nunca os colocar em prática.

Em geral, a ideia é apresentar um ponto de vista ou tese e defendê-la de forma adequada, por meio de argumentos sólidos para dar embasamento ao que está sendo dito e, ao final, sugerir uma proposta de intervenção detalhada, isto é, uma resolução para a problemática apresentada ao longo do texto. 

Ademais, agora que você já conhece a teoria sobre a estrutura para redação nota mil, chegou a hora de treinar para fixá-la e saber como aplicar na hora do exame. Para isso, a equipe da Corrija-me possui uma série de soluções em nossos planos, o que inclui dicas, cursos, aulas ao vivo, temas cadastrados, correção e feedback. O nosso objetivo é auxiliar o aluno rumo à aprovação no vestibular e/ou concurso desejado. 

Quer fazer parte do time dos aprovados? Conheça nossa plataforma ou entre em contato conosco para sanar suas dúvidas. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *