Como funciona a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8

Conquistar a nota máxima na redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8 é o sonho de muitos concurseiros. A banca examinadora solicita a escrita de um texto dissertativo-argumentativo que demonstre domínio da língua portuguesa, conhecimento sobre o tema proposto e capacidade de argumentação. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Quem está se preparando para a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8 precisa conhecer os principais requisitos da banca avaliadora para garantir uma boa pontuação no concurso e conquistar um diferencial entre os demais candidatos.

Da mesma forma que em outros concursos e processos seletivos, a nota da redação do Concurso Nacional Unificado, independentemente do cargo a que você se candidatou, possui um grande peso na nota final e, por isso, requer dedicação nos estudos. 

Nesse cenário, nós da equipe Corrija-me preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre como funciona a  redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8 para que possa se preparar e conquistar o resultado almejado. Confira a seguir: 

Critérios de avaliação para a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8 

Em primeiro lugar, um dos pilares para quem quer se preparar de forma adequada é conhecer quais são os principais critérios de avaliação para a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8. Veja a seguir quais são eles: 

  • Adequar-se ao tema proposto pela banca examinadora: o candidato precisará ler e interpretar o tema de forma adequada, sem que haja tangenciamento ou fuga ao que foi solicitado pela banca;
  • Seguir o tipo de texto solicitado: os textos pedidos pela Cesgranrio são em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Em outras palavras, o texto deve se dividir em introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Uso adequado dos mecanismos linguísticos de coesão: o participante deverá seguir uma sequência lógica e progressiva na escrita do texto, mantendo a referenciação e demarcação das partes e interligando-as, de modo que façam sentido na leitura. 
  • Seleção, organização e relação de argumentos de forma pertinente: o candidato deve usar os argumentos de modo a defender o seu ponto de vista.
  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa: deve-se seguir os aspectos referentes à gramática, morfologia, sintaxe, ortografia e vocabulário. 

CESGRANRIO

O que pode levar a redação à nota zero na Cesgranrio CNU – Bloco 8?

Da mesma forma que existem regras para avaliação da redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8, se elas não forem seguidas, pode ser atribuída nota zero ao candidato. Entre eles, podemos destacar: 

  • Fuga ao tipo de texto dissertativo-argumentativo;
  • Fuga ao tema proposto pela banca examinadora;
  • Escrita de textos não desenvolvidos verbalmente (quando o candidato insere desenhos, poemas ou números);
  • Assinatura do texto;
  • Escrita de parte do texto ou da sua totalidade em outro idioma;
  • Escrita de parte do texto ou da sua totalidade a lápis. 

 

Como se preparar para a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8? 

No mais, preparamos algumas dicas essenciais para você se preparar para a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8. Confira a seguir: 

Estude os temas anteriores

Uma boa estratégia é estudar os temas que têm sido recorrentes nos exemplares anteriores da redação Cesgranrio CNU – Bloco 8. Desse modo, é possível entender as tendências e os assuntos que a banca costuma abordar, incluindo questões sociais, ambientais, políticas e econômicas. 

Em todos os casos, é importante manter-se sempre atualizado, a fim de que você possa chegar no dia da prova preparado para dissertar sobre diversos temas. 

Citações para redação

Domine a estrutura da redação

Outro ponto importante para quem deseja se preparar para a redação Cesgranrio CNU – Bloco 8 é dominar a estrutura da redação. 

  • Introdução: apresente o tema, contextualize-o e exponha sua tese.
  • Desenvolvimento: explore os argumentos que sustentam sua tese, utilizando exemplos, dados e citações.
  • Conclusão: é importante você sintetizar os argumentos utilizados ao longo do texto e reforçar seu ponto de vista (para algumas propostas, é válido construir uma proposta de intervenção).

Pratique a escrita

Quem almeja alcançar uma boa nota na redação Cesgranrio CNU – Bloco 8 também precisa levar em consideração a prática da escrita. É importante que você defina seu cronograma e escreva redações frequentemente, pelo menos duas vezes por semana. Escolha temas de provas anteriores ou de atualidades – isso será essencial para o seu preparo. 

Além disso, também é importante que você cronometre o tempo. Muitos candidatos deixam de alcançar uma boa nota na redação não por falta de conhecimento sobre o tema, mas por não conseguirem finalizar no tempo delimitado. Por isso, busque treinar para escrever a redação dentro do tempo limite da prova..

Faça revisões e peça feedbacks de outras pessoas

REDAÇÃO NA PROVA CESGRANRIO

Não subestime o poder da revisão! Assim como em todos os textos, após a escrita, o ideal é revisá-los de forma cuidadosa. Isso será importante para encontrar possíveis  erros gramaticais, de concordância e de coesão que não foram identificados no momento da escrita. 

Além disso, é importante que você tenha um feedback externo. Uma boa alternativa é usar plataformas de redação para estudar, desse modo, você terá uma nova opinião sobre seu texto. Isso pode revelar pontos que você não havia percebido e ajudar a aprimorar ainda mais sua redação.

Quer obter uma boa nota na redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8? Conte com o apoio da Corrija-me!

Este artigo busca explicar as principais informações sobre a redação da Cesgranrio CNU – Bloco 8, a fim de que você se prepare da melhor forma para garantir a sonhada aprovação neste concurso público. 

Lembre-se de que, para se sair bem, é essencial seguir as dicas acima, sobretudo no que se refere à compreensão de estilo da banca, domínio dos temas recorrentes e prática regular de temas para a prova de redação. Com dedicação e foco, você estará ainda mais preparado para enfrentar esse desafio com sucesso.

Para ajudá-lo nesse processo, a plataforma Corrija-me – Correção de Redação conta com os recursos de que você precisa. Temos cursos, aulas, dicas exclusivas e muito material para você ampliar seu repertório e o conhecimento sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, temos uma equipe de profissionais especializados para ajudá-lo em toda sua jornada de estudos, a fim de oferecer a correção e revisão dos seus textos. 

Quer mais dicas de redação e preparação para concursos? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades e estratégias para se sair bem nas provas!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *